Copilot + PC - Todos Notebooks com processador Arm no futuro - Adeus Intel e AMD X86!

preview_player
Показать описание
Notebooks serão todos com processador Arm no futuro, adeus processador Intel e AMD pra notebook.
Os Macs com M1 Provaram isso, com toda certeza e agora a Microsoft lançou 22 máquinas com processador Snapdragon X Elite, possuindo um NPU voltada para IA, prometendo 22 horas de autonomia de bateria para esses notebooks.

Desafiando o Status quo, mostrando o Linux como opção de sistema, em mundo de janelas fechadas e maçãs mordidas!

Rikercast

Aqui fica o meu muito obrigado 🙏🏻 também a todos os apoiadores do canal 🥇, que ajudam muito através do SEJA MEMBRO aqui do Youtube ou pelo PADRIM:
Alessandro M., Amanda C.,Ana Morais,André Corazim, Artur Gerhardt, Badrick, Clodoaldo B., Érico Araújo, Felipe Serpa, Flavio Franco, G. Dias, Gustavo Gianeli, Herson Schluter, Jorge Cury, Kelvin Silva, Marcus Noronha, Matheus Willian, Matías René, Maurício Víctor, Pablo Abreu, Ramon Diniz, Ricardo Goes, Thiago Amorim, Viviane Silva, Walescko, 1001 Codes Tech, Augusto Roberto Zanoni, Rwan Martins, Diogo Moreira

Lembrando que me apoiado além de ajudar o canal, você ganha acesso a um grupo só pra apoiadores e tem acesso a conteúdos exclusivos, então corra lá por um dos links abaixo e venha apoiar o canal também:
Ou envie um Picpay para: @rikerlinux

Siga o RikerLinux nas Redes Sociais:

Riker um ex-usuário Apple (iphone, iPad, iPod, Macbook e o macOS), começou a usar Linux em 2014. E em 2015 começou um blog para traduzir do inglês tutoriais sobre a distro Linux Fedora. Então em 2016 surgiu esse canal no Youtube e com o tempo outras distros Linux como Ubuntu, Debian, Arch Linux, Linux Mint e Zorin OS começaram a ser abordadas também, tornando o canal Rikerlinux um portal de tecnologia focado em sistemas baseados em linux e programas de código aberto (open source), mas não deixando de lado os demais sistemas UNIX como o BSD e macOS.

#processador #arm #copilot+pc
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Vi o comentário de um usuário do reddit que após adquirir um Thinkpad da Lenovo com chip ARM, não podia instalar Linux, porque o firmware com secure boot tinha uma lista negra de chaves, que impede de dar boot em Ubuntu, Debian, Fedora, Kali, e até mesmo o Hirens Boot. As pessoas até deram várias dicas para contornar o problema, mas ele disse que não conseguia nem mesmo desabilitar o secure boot. Então é bom esperar pra ver como serão essas máquinas em relação ao Linux.

GenilsondaSilva
Автор

Já que a Qualcomm prometeu fornecer os drivers para linux acredito sim que o sistema do pinguim vai explorar todo o potencial desse processador.

MasterTenik
Автор

Credo, esse recall não pode ver meu pc de noite não, vixe

PhilStein
Автор

Hoje pela manhã, fui pesquisar o preço de notebooks da Apple relativamente parecidos com meu desktop montado peça por peça. Deu vontade de chorar de tão caro.

stefanoalvesdeoliveira
Автор

Minha aposta do Arm para o desktop é a volta dos ALL in one .

kappa
Автор

Falar a verdade estou querendo ser early user desses brinquedos, a tentação é grande

thalestenebra
Автор

Não é adeus ADM e Intel pq essas empresas irão encontrar soluções compatíveis. Além disso, vindo da Microsoft a gente sabe que vários projetos acabam dando ruim. Porém ARM é o futuro, torço para dar certo, pois processadores x86 sempre foram uma "gambiarra" em notebooks, pq a eficiência energética deles é péssimo. Notebook com mais de 20 horas de bateria, finos e leves são o sonho de consumo de todo mundo que ainda não adquiriu um Macbook.

msc.
Автор

Esse futuro das NPU's realmente não está longe, levando em conta que os Intel ultra tem entre 15-20tops enquanto o Snapdragon X Elite tem 40tops que já é Bem mais más NVidia terá GPUs com maís de 170topsnesee futuro doido com IA's está MT MT próximo. Quero ver as distros Linux com compatilidade com ARM's em particular o ZorinOS.

andreitice
Автор

Eu estou admirado com os MacBooks com M1. Roda Windows 11 no Parallels e ainda roda Steam, meio travado, mas roda. Isso deve se resolver no M2 e M3. Fora que o sistema continua de boa, mesmo com o navegador Safari aberto. Top demais! Isso que o meu só tem 8 GB de memória RAM. Estão de parabéns! E eu hoje dei um cd / e um ls e apareceu os diretórios de Linux no Mac. Menos o root.

ArthurGerhardt
Автор

Então PCs Deckstop não vao ter essas novas funções de IA do copilot? Só poderei usar se comprar um desses novos notebooks?

Sllinter
Автор

E bom apontar que não foi so a Microsoft, mas varios fabricantes, oque demonstra uma maturalidade do ecossistema para outras empressas estarem investindo nesses chips.

mr_droide
Автор

A Intel lançou o Core Ultra e vai lançar o Core Ultra séries 2. Pra competir com os Macs, Apple Silicon. Custam caro, os Galaxy Book4 Pro e Ultra. O Galaxy Book4 Edge não tem no Brasil.

ArthurGerhardt
Автор

Gostei das novas mudanças de processador, mas devo admitir que essa parada de Copilot e principalmente o Recall é basicamente spyware da Microsoft disfarçado de soluções IA. Mais uma vez a Microsft dando motivos para migrar para o Linux.

jyngreen
Автор

Acredito que nos desktops o problema seja muito mais de compatibilidade dos softwares e otimizações (tanto de hardware quanto de software) que já existem pra x86, do que poder computacional.

> The computational performance of AWS’s Arm EC2 instances is similar to that of the x86_64 instances.
>
> Considering that Arm instances are significantly cheaper, the cost effectiveness of Arm instances are better than x86_64 instances.
>
> -- InfoQ Performance Analysis for Arm vs x86 CPUs in the Cloud

Top supercomputers:

4: Fugaku Fujitsu A64FX (ARM)
6: Alps NVIDIA Grace Hopper (ARM)
9: Summit IBM POWER9 (RISC)

NelsonVista
Автор

Principal diferencial do ARM é mais técnico, é a previsibilidade dos bits no processador. Em termos leigos (perdõe-me os engenheiros colegas), a necessidade de memória cache no ARM é menor, podendo elevar o poder com latência menor de maneira mais barata. Além das instruções mais simples.

malaquiassocratesgomesalve
Автор

so espero q ao projetar os notebooks ARM no minimo mantenham slot NVME e slot de memoria separado, pois maior problema q vejo é a reparabilidade dos notebooks, pessoalmente se encontrasse um notebook q permitisse trocar até processador eu compraria na hora, hoje em dia tenho um dos ultimos modelos de processador q permitiam varios upgrades, um DM4 2095BR q quando comprado tinha 8gb de ram e hd de 500, hoje tem 1tb de HD, 500GB de SSD, 16GB de RAM e ta rodando bem cerca de 12 anos apos a compra, se fosse um laptop ARM que nem os q vi ate o momento já teria lascado o SSD, dai complicaria, vi videos sobre MACs M1 parados devido a problema no SSD, coisa q em notebooks antigos qualquer pessoa trocaria, ja na nova arquitetura o SSD soldado na placa, é preciso remover com cuidado e estação de solda os chips NAND, fazer um reballing pra instalar os novos e torcer pra funcionar, ai vc fica obrigado a comprar o "topo de linha" se quiser usar por mto tempo pq é impraticável fazer upgrades.

RyuzakiPragmatico
Автор

Os sistemas linux estao preparados pra ser usados em processadores arms? Quer dizer, os programas e tal, tudo roda em arm tbm ?

slark
Автор

Rapaz, tomara que essa parceria da Nvidia e Mediatek dê certo e ela entre no mercado trazendo um SoC completao com tecnologia advindas dos tensor cores, quem sabe um dia ela traga cpus x86 ou mesmo um arm para pc oferecendo suporte as ram ddr6, pci 5.0, usb 4, wfi 7, BT 5.4

diogoamarald
Автор

Eu espero que não. A arquitetura ARM é baseada em SoC, o que integra cada componente de hardware dentro de um chip. Isso inpossibilita upgrades de hardware mais simples, já estou decepcionado com fabricantes soldando a RAM na arquitetura tradicional, isso daí seria a gota d'agua. Além disso, essa forma de arquitetura somada com a necessidade de licença das fabricantes de chipset e da ARM a torna muito proprietária, o que dá mais poder para as fabricantes, isso vai tirar mais liberdade do usuário e dificultar a modificação e instalação de outros sistemas. O Snapdragon X Elite por exemplo só vai ter suporte a Linux porque a Qualcoom vai dar esse suporte, e mesmo assim isso vai depender das fabricantes de notebooks. Só que ARM não é só Qualcoom, existem outras fabricantes e no ARM é onde mais tem esse tipo de autoritarismo corporativo. PowerVR não tem siporte à Linux (isso só tá mudando hoje), Broadcom o suporte é horrível, e por aí vai.

VolpeJosesk
Автор

Eu acho que no Pc no lado do x86, deveriam adotar um novo padrão para as próximas memorias ram ddr6 ou ddr7, com pci 6.0, usb 4, com núcleos híbridos e chips monolíticos como ja esta passando a ser, além de adotar os novos padrões de fontes atx 3.0 12VO, pq ja troca tudo, pra ter realmente algo novo, um divisor de águas, mercado todo vai girar e sucatear logo tudo o que tem antigo no mercado usando principalmente ddr3 e ate la as plataformas ddr4, aproveitar pra redefinir os padrões de tdp que esta sendo insustentável em cpus com 250w e gpus de 450w

diogoamarald