Papo de Caserna - 1º Tenente Apollo Miguel Rezk #41

preview_player
Показать описание
Integrou a  Força Expedicionária Brasileira , a FEB, contingente militar brasileiro que participou da Segunda Guerra Mundial, na Itália.
Por sua bravura e destacada atuação nos campos de batalha da Itália recebeu diversas condecorações do Brasil, e também dos Estados Unidos.
O Papo de Caserna de hoje vai retratar o Ten Apollo Miguel Rezk, nascido em 09 Fev de 1918, na cidade do Rio de Janeiro.
Com a entrada do Brasil na II Guerra Mundial, em 1942, o Ten Apollo foi convocado para o serviço ativo embarcando para a Itália, incorporado ao Regimento Sampaio, no 2º Escalão da FEB, agora como 1º Tenente, em 1944.
Em 12 Dez 1944, em Monte Castelo, comandando seu pelotão, o Ten Apollo conquistou importante posição alemã, após violenta batalha.
Pela bravura demonstrada nessa ação, o Ten Apollo foi agraciado com a Medalha “Silver Star”, pelo alto comando americano.
Entretanto, o Ten Apollo viria a demonstrar, novamente, sua coragem, determinação e desprendimento, quando em 24 Fev 1945, conquistou La Serra, à frente de seu pelotão, atravessando extenso campo minado e sob pesada resistência inimiga.
Ferido em combate, só pôde ser evacuado na manhã seguinte, às 10 horas, devido ao intenso bombardeio da artilharia e morteiros a que estava sujeita a posição.
Mesmo ferido, contra-atacado e cercado, em momento algum pensou em retrair.
Revelou bravura, firmeza e acerto de decisão, excepcional calma em presença do inimigo, exata noção dos seus deveres em combate, a par de elevado sentimento de honra militar e superior capacidade de sacrifício”.
Por essa magnífica atuação, o Ten Apollo, já no hospital de campanha, ouviu pela rádio BBC de Londres a seguinte notícia:
“O Comando Aliado na Itália resolveu louvar um Oficial da Força Expedicionária Brasileira pelos seguintes motivos: cada ação em combate é um pretexto para evidenciar suas belas qualidades de soldado e sua excelência no comando do pelotão, conduzindo a sua tropa ao objetivo com o exemplo da sua própria coragem.
Foi condecorado com a Medalha de Campanha, a Cruz de Combate de 1ª. classe, a Medalha de Sangue do Brasil e a Medalha de Guerra, do Governo Brasileiro.
Em virtude de sua destacada ação na batalha de La Serra, o Ten Apollo recebeu do Governo dos Estados Unidos a Medalha “Cruz de Serviços Notáveis”, considerada uma das mais importantes condecorações americanas. Foi o maior herói da FEB, na condição de Oficial da Reserva, sendo um dos poucos combatentes, em todo o mundo, distinguido com tão importante condecoração. 
Para conhecer mais curiosidades sobre o Exército e a História, nos sigam nas redes sociais!!!
@ CULTURA _ EXÉRCITO
Até o nosso próximo Papo de Caserna!
Рекомендации по теме