ARTE NEGRA EM EVIDÊNCIA

preview_player
Показать описание
Inscreva-se, curta, comente e dê o like!

Valeu pra você? Contribua para a sustentabilidade do canal, adquirindo o ($) VALEU DEMAIS!

Nos sigam nas redes sociais:

06.06.2023, TERÇA-FEIRA, 19h30


COLUNA IPEAFRO: ARTE NEGRA EM EVIDÊNCIA

A arte negra está em evidência, destacando-se como uma poderosa expressão cultural que promove a visibilidade, a representatividade e a valorização das experiências, identidades e histórias da diáspora africana. Através de diversas formas de expressão artística, como pintura, escultura, música, dança, literatura e teatro, artistas têm se dedicado a retratar suas vivências, resgatar memórias ancestrais e desafiar estereótipos prejudiciais.
Essa visibilidade crescente tem contribuído para a construção de uma narrativa diversificada no cenário artístico e na história brasileira em geral, incentivando diálogos sobre a altivez das populações negras, suas lutas, conquistas e contribuições para a sociedade.

A arte negra em evidência é um convite para reflexões profundas, um meio de combater o racismo em suas dimensões diversas e uma celebração da riqueza cultural que permeia a experiência afrodescendente.


Para este diálogo, IPEAFRO convida:

DAYSE GOMIS: Ilustradora, pintora, formada em Artes Plásticas, empreendedora da marca Arte Griot. É Coordenadora da Vitrine Negra, expõe artes juntamente com outras pretas artesãs na loja do Muhcab. É feminista, ativista dos Direitos Humanos, faz parte do Fórum Estadual de Mulheres Negras/RJ, Aqualtune - Associação de Mulheres Negras e contribui na assessoria do Ipeafro.


MARCEL DIOGO: Graduado em Pintura e Licenciatura pela Escola de Belas Artes, UFMG. Desenvolve pesquisas em diversos meios, dentre os quais, destacam-se sua produção pictórica e projetos curatoriais independentes. Coordena o Atelier do Ressaca na fronteira entre as cidades de Belo Horizonte e Contagem e leciona em uma escola pública. Participou de importantes exposições como "Carolina Maria de Jesus - Um Brasil para os Brasileiros" no IMS - Instituto Moreira Salles em São Paulo, "I Circuito Latino-Americano de Arte Contemporânea" na Casa de Cultura Mario Quintana em Porto Alegre, residência artística Barda del Desierto na Patagônia e Crudo Arte Contemporáneo em Rosário, na Argentina; Arkane - Residência artística de Casablanca no Marrocos e Residência Artística do EXA, no Espaço Quilombola Teto Aberto, em Pinhões, Santa Luzia - MG. Atualmente representado pela Mitre Galeria e Diáspora Galeria.


MOISÉS PATRÍCIO: Sacerdote e artista visual, especializado em arte afro-brasileira. É conhecido por criar obras que exploram a rica herança cultural e as tradições da cultura afro-brasileira. Utiliza diferentes técnicas em suas obras, como pintura, desenho, escultura e instalação, e muitas vezes incorpora materiais naturais e elementos simbólicos em suas criações. Suas obras são influenciadas por sua própria experiência pessoal e cultural, bem como por sua pesquisa e estudo sobre a história e a cultura afro-brasileira. Entre os temas que aborda em suas obras, estão questões relacionadas à identidade, religiosidade, ancestralidade e resistência. Tem participado de exposições e eventos em todo o Brasil e no mundo.

JULIO MENEZES SILVA: Jornalista e mestrando em História da Arte (PPGHA/UERJ), atua no Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO). Coordena o projeto Museu de Arte Negra (MAN-IPEAFRO) no ambiente virtual.


PERFORMANCE ARTÍSTICA

MILSOUL SANTOS: Autor dos livros Pássaro preto e Amor sem miséria.
Milita politicamente através da arte.


SORTEIO

O IPEAFRO oferece para sorteio 02 exemplares do Catálogo da exposição no MAC: Abdias Nascimento: um espírito libertador.

Para participar do sorteio utilize uma conta no Instagram.

Vá ao perfil @IPEAFRO e faça o seguinte:


(2) Faça um comentário e marque dois amigos


Lembre-se: O prazo para participar é até as 21h do dia 06.06.2023.

Boa sorte!!!


Mediação: SILVANY EUCLÊNIO


#pensarafricanamente
#africanidades
#IPEAFRO
#artenegra
#combateaoracismo
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Eu amo esse canal que alimenta nossas almas ❤
Marcel é daqui de pertinho e Dayse do meu amado Rio de Janeiro ❤
Gratidão a todos vocês do Pensar Africanamente e IPEAFRO ❤

ericacanutovitriol
Автор

Boa noite! Aqui de Porto Velho-RO. Sempre é muito gratificante esses diálogos.

joeljuniorsilvabalduino
Автор

Amei esse programa e esses trabalhos dos artistas aqui presentes! Gratidao!

verateixeira
Автор

O tempo não faz graça, mas sempre nos traz vivas alegrias. Um grande reencontro ancestral, peço agô pela minha chegada!

theboybiel
Автор

Que legal, ontem eu visitei o museu do folclore no Catete/RJ. Nem sabia que existia, e a exposições trazem muito essa ideia que o Marcel trouxe sobre ser uma arte para a comunidade, até para contar a história da comunidade e não de um artista ensimesmado.

silvabianca