TESTE DO PEZINHO: PARA QUE SERVE E POR QUE É TÃO IMPORTANTE | MACETES DE MÃE

preview_player
Показать описание

O assunto do vídeo de hoje é o teste do pezinho. Um teste que ainda gera muitas dúvidas nos papais e mamães de primeira viagem e que, por isso, resolvi falar um pouco aqui no canal.

Para começar, acho importante dizer que o teste do pezinho é obrigatório e gratuito em todo o país (isso desde 1992). E não sei se vocês sabiam, mas existem praticamente três versões do exame e, infelizmente, claro, somente a mais simples é gratuita.

Mas agora vou explicar tudo isso direitinho para vocês.

AS VERSÕES DO TESTE DO PEZINHO:

A primeira versão do teste é aquela mais popular, que anunciam durante algumas campanhas. Essa versão detecta até seis doenças e é oferecida sem nenhum custo pela rede pública.

Já a segunda versão é um pouco mais sofisticada e dá para verificar até dez doenças (mais quatro além do teste básico) e, se a mãe quiser, ainda existe uma terceira opção, essa bem mais cara e que dá para reconhecer mais de 30 patologias, lembrando que essas duas últimas são pagas e feitas somente na rede particular, ok?

SOBRE O TESTE:
Para fazer o teste (qualquer um dos três) é preciso de uma picadinha no calcanhar do bebê (por isso comentei sobre o desespero de algumas mães). Apesar de a maioria das crianças chorarem, esse exame não causa nenhum problema mais grave, muito pelo contrário, ele vem para ajudar a prevenir várias doenças. Ah, só por curiosidade, o teste é feito no pé porque é uma região de bastante fluxo sanguíneo.

Depois disso, o sangue é colocado num papel que vai para o laboratório. Geralmente, em uma semana, a mãe já sabe o resultado, mas é normal demorar até 30 dias (fique tranquila).

Ah, o teste do pezinho precisa ser feito entre 48 horas do nascimento e até o 5º dia de vida. Então não se esqueça de procurar um hospital ou uma unidade de saúde entre esses dias, ok? O teste só não é realizado antes porque é importante que o organismo do bebê já esteja funcionando sozinho por algum tempo.

DOENÇAS QUE DETECTA:
Acho legal também falar um pouco sobre as doenças que o teste do pezinho pode detectar no exame tradicional (os nomes não são tão comuns para nós, mas vale a pena conhecer). Lembrando que, infelizmente, a maioria delas são bem graves, mas quanto antes diagnosticadas, melhor serão os cuidados que podemos dar aos nossos filhos.

– Fenilcetonúria: essa é uma doença que faz com que os alimentos que tenham uma substância chamada fenilalanina intoxique o cérebro, causando retardo mental irreversível. Se diagnosticada, o bebê deve seguir uma alimentação sem a fenilalanina que é encontrada em carnes, trigo e soja, por exemplo;

– Fibrose cística: essa patologia deixa as secreções grossas e pegajosas, então o bebê pode ter infecções respiratórias e gastrointestinais, comprometendo os pulmões e o pâncreas;

– Anemia falciforme e outros tipos de hemoglobinopatias: nesse caso há dificuldade na circulação sanguínea, levando a anemia, infecções e atraso no crescimento;

– Hiperplasia adrenal congênita: quando as glândulas que ficam em cima dos rins não funcionam o bebê recebe esse diagnóstico que infelizmente é genético. Com isso a produção de hormônios cortisol e aldosterona ficam prejudicadas;

– Deficiência de biotinidase: também é uma doença genética e impede que os alimentos sejam processados pelo organismo;

– Hipotireoidismo congênito: ela acontece quando a produção dos hormônios da tireoide é insuficiente e o bebê pode ter retardo mental e de desenvolvimento físico.

Então para reforçar, leve seu filho para fazer o teste do pezinho entre 48 horas após o nascimento até o quinto dia de vida!

Para receber aviso de vídeos novos, ative o alerta de notificações (clicando no sininho).
Confira outros vídeos que você irá curtir:

10 DICAS PARA AUMENTAR A IMUNIDADE

RECÉM NASCIDO - 10 DICAS INCRÍVEIS PARA MÃES QUE ACABARAM DE TER UM BEBÊ

ACNE NEONATAL, SAIBA TUDO SOBRE O ASSUNTO

OS 3 PRIMEIROS MESES DE VIDA

ENXOVAL DO BEBÊ - 10 ITENS MAIS UTILIZADOS

15 COISAS QUE NINGUÉM TE CONTA SOBRE O PÓS PARTO

Produção:
Maquiagem:
@nanyferreiramakeup
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Adoro pessoas que falam as coisas com objetividade, com detalhe e com CLAREZA!!! Parabéns!

hugoporto
Автор

Só me deram alta da maternidade quando minha bebe fez o teste do pezinho! Quando fui buscar o resultado no posto tava tudo certo, graças a Deus🙌🏾🙌🏾 Otimo tema para o vídeo, Parabéns 👏🏾😊😊

adryellerodrigues
Автор

Muito útil esse vídeo... Do meu filho colheram o sangue no braço e não no pé. Fiz em laboratório particular e lá informaram que o procedimento era feito assim... No pé, só em último caso.

cintiamarcalbarboza
Автор

Meu bebê está com quase 4 meses. Ele fez o teste pelo SUS e até a data de hoje nunca recebi o resultado. De que adianta a obrigatoriedade se os próprios órgãos públicos não levam a sério! Revoltante. Estou muito arrependida de não ter feito particular.

dianacosta
Автор

Nunca imaginei que esse teste era tão importante assim pro nenem, muito obrigada pelo vídeo tão esclarecedor!!

Автор

Nossa que vídeo bem explicadinho, muito obg não tinha nem noção de quais as doenças que eram detectadas! 👏👏👏😘

calyanegomes
Автор

pé de que e de quem!!!aleluia amém que haja luz!!!beijo

mariadelourdesdasilva
Автор

Está de parabéns o seu vídeo, bem explicado, não acredito que alguém vai dar deslike no vídeo desse. Com certeza irei fazer o teste do pezinho na minha filhinha que irá nascer, um bom dia fica com Deus

rafaelvariedades
Автор

Minha filha fez o teste do pezinho antes da gente receber alta, porém fizeram o teste duas e pouco da tarde, sendo que ela nasceu 16:42 . Quando minha filha estava pra completar um mês o hospital me ligou pedindo para levar ela lá pra fazer de novo, pois tinham feito antes de 48hrs, e sim foi pelo sus. Hoje é o dia pra mim ir retirar lá, vamos ver se esta pronto mesmo.

elisabethalmeida
Автор

Maravilhosa melhor explicação que ja vi.
Parabéns!👏👏👏👏👏🥰🥰🥰🥰

lucianaregina
Автор

Meu filho foi diagnosticado com deficiência na G6pd, através do teste do pezinho ampliado na rede particular, se tivesse feito pelo sus nunca saberíamos já que não tem esse exame na rede pública, se ele tive infecção viral ou bacteriana ou entrar em contato com substâncias restritas como medicamentos e corantes artificiais é um gatilho para induzir anemia hemolitica.

vivianesena
Автор

Descobri o hipotireoidismo congênito da minha filha no teste do pezinho! Teste importantíssimo ❤

vivianteixeira
Автор

Olha eu de novo aqui..mas uma vez aqui, minha filha fez o teste do pezinho Master e nao foi no pé ..foi na mão..pois eu digo foi um sofrimento..chorei muito mesmo sabendo que seria para o bem dela ..enfim ela ja fez e ja peguei o resultado..não deu nadinha..e ela fez o teste com 5 dias de nascida.

thaizamenezes
Автор

Nossa bom o vídeo! Sou mãe de primeira viagem e foi muito bom e esclarecedor. Já tinha me informado no laboratório do meu plano de saúde, e eles me informaram que só com 15 dias. Fiquei chocada com o prazo correto. Infelizmente meu plano é bem ruim, já desconfiava que o atendimento ao neonatal não seria diferente :( Vou ter que fazer mais isso particular e haja gasto. Mas pelos nossos filhos a gente quer fazer tudo ;) @hadassa #38 semanas# vem filha#

carolmoreira
Автор

Aplausos! Obrigada pelo esclarecimento, é um vídeo muito bem esclarecedor. Parabéns pelo bom e ardo trabalho.

isabelgria
Автор

Muito bom o video Parabéns. ! Aqui na minha cidade eles me mandaram ir com 8 dias. Minha filha tem 1 ano e 2 meses e ainda não recebi.

elbafernandes
Автор

Oi ..vc poderia fazer um vídeo sobre dicas de desmame?

djcida
Автор

Embora exista este teste. Ainda algumas doenças só é descoberta depois.

fatimasantos
Автор

Oi vc poderia fazer um vídeo sobre o teste do olhinho e das orelhinhas.para q serve esses outros dois testes.adorei sempre fiquei em dúvida sobre o teste do pezinho bj.

elenapos
Автор

Minha filha nasceu, e o teste do pezinho ficou para retirar depois de alguns dias, esqueci de buscar. Voltei a maternidade depois de muito tempo, mas me disseram que não estava mais lá. Fiquei sem saber o que deu no exame. O hospital teria no seu banco de dados, para que eu possa ter acesso?

marisaferrarioficial