Vida Maria

preview_player
Показать описание
Bem vindo ao CANAL OFICIAL DO VIDA MARIA.

"VIDA MARIA" é um projeto premiado no "3o. PRÊMIO CEARÁ DE CINEMA E VÍDEO", realizado pelo Governo do Estado do Ceará.

Produzido em computação gráfica 3D e finalizado em 35mm, o curta-metragem mostra personagens e cenários modelados com texturas e cores pesquisadas e capturadas no Sertão Cearense, no Nordeste do Brasil, criando uma atmosfera realista e humanizada.

Vencedor de mais de 50 prêmios em festivais de cinema nacionais e internacionais, é dirigido por Márcio Ramos e conta a história de Maria José, uma menina de 5 anos de idade que é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos, envelhece.

Siga no instagram:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Fui uma Maria na capital nordestina. Minha mãe era analfabeta e meu pai de pouco estudo. Saíram do interior se arriscar na capital. Meu pai botou uma vendinha e eu já criança tinha q ajudá-lo, sendo obrigada a ouvir " conversas" de bêbados e me tornar fumante passiva ( sofro até hj). Ele sempre dizia q era só até aos 18 anos q os filhos tinham q estudar pois depois nós iríamos trabalhar p ele descansar. Resumindo, fiz vestibular escondida e entrei na faculdade, e com muito esforço saí da vendinha e concluí meu curso. Hj sou professora e amo ensinar, apesar da desvalorização.

margareteneves
Автор

A minha mãe é do sertão baiano, precisou estudar escondido do meu avô. Conseguiu se formar no ensino médio, que naquela época colocavam um técnico juntos, e foi embora para Salvador. Minha mãe guerreira ficou no seu ensino médio, mas criou a mim e minha irmã sempre incentivando a estudarmos. Hoje ela tem uma filha engenheira química (minha irmã) e uma médica, futura cardiologista (eu). Obrigada mãe por ter quebrado esse ciclo.

tatianadantas
Автор

Desde a minha infância, via as histórias se repetindo e ouvindo meu pai dizer: filhas minhas não trabalham. Eu pensava: eu vou trabalhar no banco. Mas eu morava na zona rural, sexto distrito de Itaperuna, em Boa Ventura. Mas eu consegui quebrar o ciclo, trabalhei no banco, cheguei até a gerência, fiquei no cargo por 08 anos. Vim, vi e venci. Somos mais que vencedores.

Laudicea
Автор

Minha vó se chama maria das dores, estudou até a quarta serie e trabalhou de empregada doméstica quando criança, quando estava desistindo dos meus estudos, ela me ajudou com o pouco q sabia e me incentivou! Ela me cria pq minha mãe faleceu, amo ela!

danny
Автор

Vídeo com uma mensagem tão forte e importante, daí leio os comentários vejo jovens desprezando e reclamando do professor ter passado esse vídeo, jovens esses que deveriam agradecer por estarem tendo a oportunidade de serem alfabetizados e assim poderem buscar o que desejam, seja lá qual for a formação que pretendem ter.
Até a geração de minha mãe este ciclo ocorria, porém minhas irmãs tiveram oportunidades e hoje são formadas (uma enfermeira, e as outras professores), em breve me formo em Engenharia, e nosso irmão mais novo ainda vai escolher o que pretende ser. Agradeço demais pela minha mãe nos incentivar desde pequenos sobre a importância do estudo.
Desejo mais pessoas possam compreender o real significado desse belo curta!!!!

augustoalmeida
Автор

Sou filho de uma Maria que quebrou o ciclo. Com 4 filhos saiu do sertão do Ceará para o interior de Sâo Paulo em busca de melhor qualidade de vida. Minha mãe sempre exigiu que estudássemos para um dia ter um futuro melhor do que o que ela passou (fome inclusive). Esse vídeo me emocionou porque mostra o que teria acontecido com a minha família se minha mãe e meu pai não tivessem quebrado o ciclo.

pedrogustavo
Автор

Krlh mano, de começo achei que iria só ser mais uma animação aleatória da Internet mas depois percebi que a animação tem um propósito, é profundo, representando muito as mulheres nordestinas.

kauanbarbosa
Автор

"Precisa não antoin" KAKAKA EU MORRI NESSA PARTE
Edit:GENTE QUE SONHOO TÔ "FAMOSA" AHHH😍😍

euusah
Автор

Uauu esse filme retrata minha vida!!!
A infancia na roça, o trabalho na lavoura, as mãos calejadas que me causavam tanta vergonha...
Foi assim, exceto pela ousadia de fazer diferente.
Apanhei muito da minha mãe por querer estudar. Por ter nascido mulher, aprender a escrever o nome ja era o suficiente. Chorava para poder ir à escola e apanhava porque era teimosa, rsrsrs
Eu tinha muitos sonhos, amava conversar com a lua, olhava o céu e sabia que tinha algo muito maior.
Hoje reconheço que este era o espaço do meu Ser Infinito e sinto Gratidão por mim, pelas escolhas que eu fiz e venho fazendo.

Quando recebi minha primeira sessão de Barras de Access em 2018, acessei essa coragem que estava bem adormecida no fundo da minha alma.
Honrando minha mãe, tentava fazer algo de bom com a vida que recebi através dela.
Rezava terços desde criança, a religião era o caminho para fazer o certo e evitar o errado.
Hoje sei que não podemos mudar nada em nossa vida se não ser pela consciência.
E eu me pergunto : quanta mudança eu posso ter?
E eu me pergunto: quão feliz eu posso ser?
Gratidão à minha alma velha, minha inteligência inata que sempre sabe o caminho.

E o que posso dizer a você?

Confie no seu saber, confie em você, a sabedoria está em você, Deus está em você.
O que mais é possível?
O que mais é possível?

mariajoseoliveira
Автор

Quantas Marias representadas...as Marias da nossa ancestralidade! Quantas Marias tiveram que deixar "o fazendo nada" pra q pudéssemos estar aqui agora digitando nossos comentários! Lindo, emocionante, profundo, reflexivo!!!! Parabéns á toda a equipe.

vaniafernandes
Автор

Incrível ver um curta brasileiro sendo valorizado, eu fico muito feliz

kazyns
Автор

Minha vó é uma Maria, e esse vídeo é a realidade dela. Não teve estudo, é analfabeta, teve 10 filhos e outros que morreu por algumas doenças e má formação. Antigamente as coisas eram mas difícil, principalmente para o ganha-pão. Minha mãe não quebrou esse ciclo, moro no interior de Pernambuco, e até hoje minha avó com 70 anos trabalha na roça e cuida da casa, meu avô tem 80 e continua plantando, e diz que só deixa de trabalhar quando morrer. Todos ficam admirados com toda plantação e disposição que meu avô tem. Estudei e já conclui o ensino médio em 2022, ainda estou desempregada e morando com minha mãe, moro numa cidade muito pequena e emprego aqui é difícil. Mas esse vídeo é a realidade de antigamente e também dos dias atuais pra quem mora sertão nordestino, pode crê. Aqui tem gente trabalhadora e que até hoje luta para viver. Minha vó se chama Maria Luiza, e ela colocou o nome da minha mãe Maria, tem 5 filhas todas com sobrenome Maria, minha mãe, eu, minha irmã e algumas primas. Me emocionei com esse vídeo.🥹

gabrielasantoss
Автор

Sou uma Maria na qual a mãe rompeu o ciclo. Criada até os sete anos de idade no interior do Ceará, filha de um pai analfabeto e uma mãe de pouco estudo, fomos para outro estado tentar uma vida melhor. Eles lutaram com as limitações deles, para nós garantir o direito a educação e conseguiram. O meu processo de alfabetização se iniciou em uma casa disponibilizada por uma vizinha chamada Rosa que era a professora. Hoje estou cursando o 6° período de pedagogia, e grata aos meu pais que romperam o ciclo.

tatianagoncalves
Автор

Minha Mãe quebrou o ciclo das Marias na família dela. Ela não podia estudar e teve que trabalhar na roça, sempre sonhou em "ser alguém " como ela diz. Como não conseguiu, sempre disse que nós estudariamos pra não sermos como ela. Teve quatro filhos: a mais velha professora, a segunda administradora e empresária, a terceira (eu) professora, enfermeira e esteticistas e o quarto e mais novo, professor e agora cursando direito. A vida Mariana se encerrou em nossa família. Obrigada, mamãe!!!

valmcjj
Автор

Quem está assistindo pelo link da atividade do colégio curte aqui
🤡😂👍🏼

mrsforbes
Автор

Chorei ao assitir porque lembrei da minha mãezinha que também se chama Maria José mesmo sendo estudiosa teve estudos interrompidos, veio do interior da paraíba para Rio De Janeiro, teve 3 filhos com meu pai eu e dois irmãos, ela chegou a voltar a estudar quando eu tinha 10 anos na época mesmo assim foi dificil e ela não conseguiu conciliar, sempre reconheci o esforço dela, gracas a Deus eu quebrei o ciclo hoje estou no último período da faculdade dos meus sonhos Odontogia mas sempre tive minha mãe como ispiração para me tornar uma mulher estudiosa.❤ 🙏

deboranascimento
Автор

cês viu q Maria colocou o cabelinho atrás da orelha qnd viu Antoin ne?

mariahildaaraujodossantos
Автор

Chorei 😢, me lembrei da minha avó que não teve esse oportunidade, o sonho dela era ser professora, isso me parte o coração, tantas Marias que não teve oportunidade, que não puderam realizar seus sonhos. Inclusive o nome dela é Maria José também, ela sempre me inspirava a estudar. Graças à ela estou aqui formada, em rumo a faculdade, vou honrar o que ela me ensinou.

tuCapitu
Автор

Meu Deus esse vídeo abre os olhos e a mente em todos os aspectos dos ensinamentos da vida passada de geração. É como se eu estivesse vendo a vida da minha vó, da mãe dela e das outras mulheres antepassadas da minha família. Mulheres que foram ensinadas a não mudarem o rumo de suas trajetórias até mesmo pelas condições mas também pela mente fechada para outras possibilidades e saídas. Chocada real que esse curta mexeu comigo. Deus agradeço pela ousadia da minha mãe!.

kalineoliveira
Автор

Quando chegou na parte do livro virando as páginas eu pensei que ia ter um treco do tanto que me arrepiei... Cara, isso é um paradoxo e retrata muito bem a realidade de várias pessoas. Filme importante

amandadesousacardoso