Reconhecimento de filiação socioafetiva | Natália Fachini

preview_player
Показать описание
Reconhecimento de filiação socioafetiva | Natália Fachini

O reconhecimento da filiação socioafetiva sempre é um tema que gera muitas dúvidas.

Mas a primeira coisa devemos analisar é: o que é filiação socioafetiva?

A filiação socioafetiva é aquela derivada do amor e do afeto entre os envolvidos, sem vínculo biológico. O exemplo mais comum é do padrasto que cria o enteado como se seu filho fosse, na chamada posse de estado de filho, em que se tratam como pai e filho e mantém um vínculo muito forte de afeto, fazendo com que toda a sociedade e todos que os conhecem os tratem como pai e filho.

A partir disto nós temos duas maneiras para que essa filiação seja reconhecida, ela pode ser feita via judicial ou extrajudicial diretamente em cartório.

O reconhecimento da filiação socioafetiva em cartório somente pode ser feita se os filhos forem maiores de 12 anos de idade. Ou seja, a pessoa se dirige ao cartório, informa que deseja reconhecer a filiação e é lavrada nova certidão de nascimento.

Inclusive é possível que se reconheça a filiação socioafetiva de dois pais ou duas mães, mantendo-se na certidão de nascimento o nome do pai ou da mãe biológica, acrescentando-se o nome do pai ou mãe socioafetivo.

O reconhecimento via judicial deve ser feito para os filhos menores de 12 e quando houver alguma divergência, muito comum quando pai ou a mãe socioafetivo falece, em que o filho busca na justiça o reconhecimento desta paternidade, com objetivo de ter reconhecido seu direito a herança.

A partir do reconhecimento da paternidade socioafetiva o filho passa a ter todos os direitos de um filho biológicio, como acontece na adoção, com a inclusão do sobrenome do pai socioafetivo, garantindo o direito à herança, aos alimentos e todos os efeitos decorrentes da filiação.

Quer saber mais sobre este tema? Assiste e o vídeo e me conta o que achou 😀
____________

Gostou do vídeo? Compartilha com quem você acha que deve saber disso 💛

Ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo que eu respondo 👇🏻

____________

Natália Fachini é advogada, especialista em Direito de Família e Sucessões, Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

____________

Meu instagram: @nataliafachinii
#NataliaFachini #DireitodeFamília #FiliaçãoSocioafetiva
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Meu pai (pai da minha irmã), me criou desde os 9 meses de nascida… Porém meu pai biológico me registrou na época e eu só vim conhecê-lo com meus 15 anos. Tenho um amor pelo pai que me criou e o maior sonho dele e o meu também é inserir o sobrenome dele em minha certidão de nascimento. Hoje tenho quase 27 anos e queria muito da esse presente pro homem que me criou e me amou como se fosse sangue do sangue dele ❤️🥰

AriadneAndrads
Автор

Sou filha socioafetiva... meu padrasto me cria desde os 5 anos. Quando fiz na minha certidão constou o nome dos dois pais, o biológico e o socioafetivo. Agora precisei de uma nova via e o cartório excluiu o nome do meu pai e avós biológicos. Mas eu não solicitei e gostaria que constasse o dos dois pais.

milenacastro
Автор

Olá, gostaria de tirar uma dúvida .
Ao realizar o reconhecimento em cartório e o MP indefira e arquive o procedimento, embora não venha falando no provimento, existe algum meio de recurso? ou somente realizando uma nova tentativa por meio judicial?

ÁtilaSombra
Автор

Meu marido cria meu filho des de quando ele tinha 11 meses e agora ele vai fazer 5 anos .. o pai biológico dele liga uns 2 vezes no ano e nunca conheceu ele pessoalmente... gostaria de incluir meu marido no registro do meu filho.

Thaislima_oficial
Автор

Não entendo isso, se existe o reconhecimento socio afetivo, por que em muitos casos onde o homem não faz esse reconhecimento ele é obrigado a pagar a pensão mesmo assim?

loinelopes
Автор

Estou escrevendo sobre o Direito sucessório dos filhos na multiparentalidade. E estou falando também sobre a filiação socioafetiva.

dimasvilarinho
Автор

Quais os documentos são necessários para levar ao cartório ❓

robenildorocha
Автор

Que documentos precisa pra registrar o bebê no caso de socioafetiva junto com a mae biologica ?

andrezaatico
Автор

No caso de uma criança de 2 anos a mãe dele deixou ele comigo e com meu esposo que é o pai desde neném que cuido queremos adicionar meu nome a mãe biológica concordou como podemos fazer?

EduardoKlauser-jhel
Автор

Boa tarde crio meu sobrinho desde 9 meses posso juntamente com meu nhã esposa ir ao cartório fazer o reconhecimento de paternidadd

deleonaraujo
Автор

Dra, boa tarde, fomos ao cartório há cerca de um ano e o Cartorário disse que precisava da anuencia do Pai Biológico. Meu filho irá completar 16 anos crio ele desde os 3 anos de idade, o Pai biologico desapareceu pouco antes de iniciar o relacionamento com a mãe, Ou seja não temos contato com ele, ainda vale este ponto da anuencia do pai biologico, mesmo que tenha todas as provas do vinculo, fotos, IRPF, boletins e matriculas escolares, plano de saude entre outros;;;;

gilroots
Автор

Minha filha tem 9 anos e na escola ela pede pra não chamar com o sobrenome parte do pai biólogico . Ela conhece ele só lembra que tem filha quando está perto ou alguém pega no pé isso é 1 ou 2x por ano. Mais ela tem o amor de pai pois meu marido conheceu ela com 3 anos e ainda antes de eu me envolver com ele eles já tinha a ligação de pai filha não sei explicar só sei que até hj é muito lindo de ver .. e ela quase todos os dias fala que vai esperar crescer pra formalizar legalmente ela quer o sobrenome dele

kemillypinheiroaraujo
Автор

Me separei há quase dois meses e sou muito apegado a minha filha de criação, porém minha ex não quer deixar eu ver a criança... O que eu posso fazer? Tem como entrar com esse recurso?

mascarasbr
Автор

Olá!
Quero realizar adoção sócio afetiva do meu enteado que tem 14 anos.
O procedimento no cartório só pode ser realizado no cartório onde ele foi registrado quando nasceu ou pode ser em um cartório em outra cidade?

diegolopesvalerio
Автор

Minha afilhada tem 6anos o pai biológico só fez registrar e sumiu ela só conhece o padrasto como pai ele trata e chama ela de filha e ela chama ele de pai.minha dúvida é pra ele fazer a paternidade socioafetiva precisasiva ter autorização do pai biológico?

fernandasa
Автор

Sou casada a 14 anos, meu esposo teve um filho, com uma pessoa, e ela o abandonou, crio até hoje, ele tem 4 anos, minha vida, e ele é registrado no nome dele e dela, posso contratar um advogado?
Para fazer o reconhecimento?

marcelaegabrielmarcela
Автор

No meu caso eu fui até o cartório fiz tudo certinho..mais foi negado por falta da assinatura do pai biológico..porém não sabemos aonde eles está e nem temos contato

wesleyoliveira
Автор

É necessário ser padrasto? Ou se um padrinho afetivo já desenvolveu o vínculo parental mesmo sem ter vínculo com a mãe, pode efetivar o registro e auxiliar na criação junto a mãe, mesmo sem serem um casal?

janpierrearedessallesdossa
Автор

Precisa ter anuência do pai biológico ? Ele não registrou a criança … ( quero reconhecer a socioafetiva de outra mãe junto comigo )

larissaaguiar
Автор

Alguém sabe me responder se o pai socioafetivo pode dar a altorizar o menor a sair do país???

gabrielsenha