A onda de violência contra imigrantes na África do Sul

preview_player
Показать описание
Ondas de violência contra migrantes estrangeiros têm crescido na África do Sul.

O número de estrangeiros mortos em 2021 foi quase o triplo do ano anterior, e as tensões ficam evidentes em periferias pobres como Alexandra, em Johannesburgo.

Um relatório da ONG Human Rights Watch explica que essas tensões têm raízes em problemas estruturais, como pobreza, desigualdade, criminalidade e desemprego crônico.

"Eles (grupos violentos sul-africanos) canalizam essa raiva a estrangeiros de países asiáticos ou africanos que acreditam estar tomando empregos e meios de vida de sul-africanos", diz a ONG.

"Podem me matar a qualquer momento", diz à BBC um moçambicano que trabalha como barbeiro em Alexandra.

Confira no vídeo.

#bbcnewsbrasil #africadosul #sociedade
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Isso me fez lembrar de brasileiros que acham um absurdo serem rejeitados nos EUA ou países da Europa e aqui no Brasil tem preconceito contra venezuelano, colombiano, etc

ElGatoDeTerno
Автор

Desde que minha familia esteja alimentada... isso é triste demais.

angelica
Автор

Que situação triste. A humanidade parece não ter um futuro pacífico.

AlessandroMRQuimico
Автор

A xenofobia existe em qualquer parte do mundo, entre ricos e pobres, esse preconceito não faz distinção de classe social ou país. Aqui mesmo no Brasil temos situações de xenofobia não só diante de estrangeiros mas entre regiões. Como nordestina, sei de muitos que já passaram por situação semelhante aqui dentro do nosso país. Lamentável!

patricialima
Автор

A África do sul está com desemprego acima dos TRINTA POR CENTO!!! Enquanto isso mais imigrantes de baixa qualificação do resto da África chegam todos os dias desesperados por uma vida melhor, aumentando o número de desempregados e marginais, o que vocês achavam que ia acontecer? Eu ficaria surpreso é se fosse algo diferente do que foi descrito no vídeo.

figueiredo
Автор

Quando visitei a África do Sul em 2019 estavam ocorrendo fortes protestos (com direito a ataques e mortes) à estrangeiros. Pelo jeito é um problema que vem já de alguns anos. Uma pena, pois é um lindo país com muito potencial, mas bem desorganizado (se bem que não podemos falar muito, pois estamos no Brasil)

lucaslopes
Автор

Infelizmente é assim que os políticos querem a sociedade
Pobre contra pobre / pobre contra o imigrante. Assim o pobre não reclama da corrupção do político, não reclama do cartão corporativo.
O pobre perde o foco.

makeupbymarcio
Автор

Sou angolano e o meu Director (da faculdade onde lecciono) fez toda a formação na South Africa. Logo que terminou o Doutorado, algumas pessoas perguntavam quando é que ele voltaria para Angola. Até certo ponto entendo: o país mais desenvolvido de África continental, todos (de todo mundo) têm ido pra lá por diversas razões, aí os nacionais perdem emprego e o país não é tão grande assim. É que não South Africa tem gente até dos EUA e Europa a estudar o Ensino Superior. Em território, a SA é diminuta. Entendo tal revolta, faltam políticas. Na Namíbia, por exemplo, por ser menor ainda, mas também a jóia da coroa da África Austral, os cidadãos nacionais têm muito mais protecção e é mais difícil um migrante pobre entrar e viver.

gramatificanteconsultoriae
Автор

Eu vi que a África do Sul é o país no mundo com a maior taxa de desemprego, acima dos 30%.... sendo assim posso entender a situação terrível que o país está a atravessar e que o governo central não está fazendo nada pelo país mais propriamente pelos pobres.

leafar
Автор

Já vivi em 4 países, em 3 continentes, inclusive na África do Sul. Vivia no sul, em Cape Town, mas estive em Joanesburgo, e fui a Soweto. A agressividade das pessoas me lembra muito algumas áreas do RJ. A diferença é que não vi armas de fogo, mas a violência é bem parecida. É pobre contra pobre e negro contra negro, não aprenderam nada com Mandela nem com o Apartheid.

Uberfood-estz
Автор

A falta de respeito ao próximo está chegando ao extremo, onde vamos parar com tanta violência????😔

rosanasabatini
Автор

Sinceramente, simplesmente receber imigrantes sem planejamentos e deixá-los competir com a população local é injusto. Injusto com o local, porque o irregular não se sujeita a regras trabalhistas e trabalha informalmente, injusto com o imigrante que acaba não tendo qualquer garantia e no final na vida vai acabar caindo no colo do Estado, o que gera ainda mais pobreza, porque o Estado não tem nada, dá o que é do povo. Então, mesmo com os métodos errados, tem verdades na fala dessa moça.

PastelComGini
Автор

Os """"intelectuais""" da unidade africana estão devendo um comentário .

marcosffontes
Автор

Creio q todos os seres q vivem entre o céu e a terra sejam todos irmãos. Todos temos um propósito! Sejamos instrumentos p fortalecer os laços entre as pessoas de todo o mundo. A minha dor ñ é menor ou maior q a dor do meu semelhante. Precisamos de paz, amor e união fraternal.

fabricionovellino
Автор

Aí coloca que o cara é barbeiro de Moçambique aí fica fácil de identificar o cara me ajuda né BBC.

tocha
Автор

" Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor"
Paulo Freire

Nos tempos de hoje, isso me vem a mente de forma cada vez mais frequente.

ronnypaiva
Автор

Xenofobia, preconceito... Lamentável, lamentável, lamentável... A história é esquecida, desprezada, a humanidade não aprende nada...

MarceloSilva-gxye
Автор

No Brasil estão recebendo muito bem os ucranianos, alguns ganharam apartamentos, estão sendo muito bem tratados, o que não aconteceu com os haitianos e venezuelanos, uma diferença gritante, isso mostra que existe uma distinção racial.

mario
Автор

Eu fui varias veces e ninguém se mistura, brancos loiros con brancos loiros, sul-africanos negros con Sul africanos negros, negros albinos con negros albinos, negros migrantes con negros migrantes, é assim e tudo, da até medo tanta segregação, eu fiquei surpreso pois tinha outras expectativas sobre o país de Mandela.

Hutton
Автор

Hal yang sama juga terjadi di Negara saya, Indonesia.
Kami warga lokal menolak keras kehadiran imigran dari luar negeri, alasan yang paling kuat adalah banyak orang lokal disini yang masih pengangguran dan belum mendapat pekerjaan, sedangkan negera memperbolehkan imigran dari luar masuk ke Indonesia. Itu sangat menjengkelkan bagi kami.
Mungkin itu yang juga dirasakan warga lokal di Afrika Selatan.
Dahulukan warga lokal untuk mendapat pekerjaan, jangan mendatangkan imigran yang kemudian mengambil alih pekerjaan kami!!!

adityasakkamahindra