Viva Língua Viva II - Mesa de Abertura

preview_player
Показать описание
O evento Viva Língua Viva II é uma promoção da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e será organizado pela Universidade Federal do Pará e pelo Museu Paraense Emílio Goeldi, sendo realizado presencialmente na cidade de Belém-PA.

O Viva Língua Viva II é um espaço para chamar a atenção sobre a situação de baixa vitalidade de grande parte das línguas originárias e para a necessidade de investimentos e de valorização dos processos de revitalização linguística. No atual contexto mundial e, particularmente, no Brasil, as línguas dos povos originários têm sido silenciadas, de modo exponencial. Trata-se, portanto, de uma discussão urgente e necessária.

O evento reunirá membros de comunidades indígenas, docentes, discentes e pesquisadores de universidades, museus e outras instituições acadêmicas e de pesquisa, para discutir, intercambiar e fomentar o desenvolvimento de ações de preservação, revitalização e retomada de línguas dos povos originários e de línguas minorizadas.

O Viva Língua Viva II tem como o tema: “REVITALIZAÇÃO DE LÍNGUAS: Por que e como fazer?” e visa dar visibilidade e compartilhar experiências no que diz respeito às diversas iniciativas em curso no país e no mundo para preservar e revitalizar essas línguas, destacando a importância de se garantir sua sobrevivência.

09h: Mesa de Abertura
Centro de Eventos Benedito Nunes
com participação de dirigentes das instituições organizadoras (UFPA e MPEG), presidente da ABRALIN, representante da Área de Linguística da CAPES. Representantes de discentes indígenas do PPGL/UFPA e PPGDS/MPEG: Doutoranda Marcia Kambeba e Mestranda Veraneize Souza dos Anjos.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Que lindo e importantíssimo evento para o e retomada das línguas originárias dos nossos povos indígenas. Parabéns e excelente evento!

elizabetesuzart