VITIMISMO - MENTES EM PAUTA | ANA BEATRIZ

preview_player
Показать описание
✔️ SE INSCREVA NO CANAL E ATIVE O SININHO PARA RECEBER AS NOTIFICAÇÕES DE NOVOS VÍDEOS.

-----

✔️ SIGA MINHAS REDES SOCIAIS

-----

📚 Conheça os Meus Livros:

-----

⚠️ AVISO LEGAL ⚠️
De acordo com o Código de Ética Médica, os vídeos têm somente caráter educativo, assim como, não são divulgados endereços e telefone de consultório, clínica ou serviço de saúde. Os vídeos do Canal Mentes em Pauta, são produzidos baseados na experiência da Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva, na observação prática de pacientes e em pesquisas científicas mais recentes até o momento. Em caso de dúvidas procure seu médico. Todos os materiais aqui divulgados são de propriedade da Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva e não podem ser replicados sem autorização prévia em outros canais do YouTube ou qualquer outra plataforma.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Tenho uma amiga assim, acabou que eu me afastei pq não aguentava mais tanto mimimi, eu mostrava o caminho e ela sempre procurando o lado negativo.

sandrasouza
Автор

Vitimista quer ser bajulado, pessoas compromissadas com ela, mas ela não tem compromisso algum com alguém...

juniorbikes
Автор

Minha mãe é assim e para piorar, ela é agressiva e surta, depois faz com que pareça que foi culpa de terceiros.
Ela também parece narcisista, eu tenho medo de ficar assim. Ela já machucou muito a mim e as minhas irmãs, criando situações e falando coisas pesadas.
Minhas irmãs e eu, passamos pelo trauma de ter um pai com a alma doente, ele foi embora e hoje está com outra mulher, mas ela agi como se a dor dela fosse enorme e que a nós deveríamos nos sentir culpadas por tudo o que ocorreu com ela.
Casei cedo e vivi um relacionamento abusivo, quando eu a procurava pedindo ajuda ou conselhos, ela falava tanta coisa ruim que ela passou, que me fazia sentir mal por ter ido "reclamar com ela".
Eu sofria bullying na escola e ela dizia que eu era fraca que na época dela era pior.
Eu perdi meu filho, meu pai tirou ele de mim a forca, ela pra defender ele disse que eu nem deveria ter engravidado e que a culpa era minha
Todos os traumas que passei, ela desdenhou e colocou a culpa em mim
Não sei porque, sempre quis ter minha mãe.
Depois que sai do meu antigo casamento, eu não tive pra onde ir, fiquei na casa de minha avó e ela veio depois, no começo foi tudo maravilhoso, cheguei a achar que ela tinha mudado. Depois, ela começou a desconta frustrações dela em mim, chegou a me bater várias vezes, passei a gravar as agressões físicas e verbais, todo o terror psicológico e o desdenho
Daí eu, descobri que ela estava inventando por aí, que eu ameaçava e batia nela. Minha mãe ligou para minha irmã mais velha e falou que eu a maltratei e minha irmã, me ligou tirando satisfações.
Sendo que, no dia anterior, minha mãe havia me batido, minha pele marca fácil. Eu mostrei as marcas que minha mãe fez para a minha irmã mais velha.
Contei tudo.
Não vou mais ficar aqui, não sei para onde vou. Mas, está me fazendo mal conviver com ela.
Estou me ajeitando e vendo vídeos no YouTube, tive que comentar esse vídeo, é muito parecido com o que vem acontecendo comigo.

rayssa_lmeida
Автор

As vezes a pessoa não quer a responsabilidade de ajudar a si próprio.

psivilmasantos
Автор

"Herdei" o vitimismo da minha mãe, aos poucos estou me livrando desse hábito. Não é fácil mas é LIBERTADOR!

jessicalacerda
Автор

Temos que aprender a discernir quem realmente precisa ser ajudado, de quem não quer ir a luta, e deixa tudo "terceirizado" .
Quem não se autorresponsabiliza não cresce e não amadurece

beatriznunes
Автор

A pessoa não sofre de vitimismo ! A pessoa faz os outros sofrerem, filhos, marido, mulher ... amigos, são pessoas imaturas e preguiçosas

learningandjustfun
Автор

Essas pessoas roubam toda a nossa energia. E não param mesmo nos vendo esgotados.

rosangeladecastilho
Автор

Uma maneira de não ser vitimista é ser grato pela chance de poder mudar as coisas em nossas vidas

isedejesus
Автор

Vitimismo é coisa de egoístas . São abusadores e oportunistas e sempre te tiram alguma coisa .

Avozinhavai
Автор

Todo mundo já conheceu aquela pessoa q sempre tem um problema pra cada solução 🫠

LAINYTAVARES
Автор

Isso mata a gente. Meu DEUS a pessoa não enxerga, não ouve, não muda, não aceita conselho e a vida dela é sempre a PIOR. Pessoa pesada, nossa, não suporto.

ivopaulosakamoto
Автор

Resumindo o vitimismo =
zona de conforto,
Egoísmo,
Falta de empatia,

nk-usjx
Автор

Terminei um namoro de 4 anos pq eu era mais a mãe dele do quê namorada. Ele vivia se fazendo de coitado choramingando por tudo e sempre culpando os outros. Não assumia seus erros, não tinha responsabilidade. Reclamava de falta de emprego mas acordava 10:00 todos os dias. Não estudava e nem procurava estudar e ter foco pra crescer. Vivia dentro de uma caixa enquanto eu trabalhava, estudava e fazia planos. Era um homem de 25 anos com mente de adolescente. Me libertei desse atraso de vida.

jessicavss
Автор

É asfixiante conviver com gente assim, a minha paciência já acabou faz tempo...quando percebo que a pessoa é assim, não permito que ela entre na minha vida.

priscila
Автор

Cresci acreditando que era vítima de algo que me ocorreu na infância, e achava que isso me definiria para o resto da vida .Porém, quando fiz terapia, porque já não dava mais para viver assim, descobri que poderia ser a dona da minha própria história, parece que me foi tirado o "cabresto" e consegui enxergar melhor as coisas e as pessoas ao meu redor, foi libertador.

luanalopes
Автор

Eu reconheço e confesso gente, agora eu entendi que realmente sou assim me faço de mais sofrida, quando no entanto eu sou desumana, nesse quesito .Dói ter que assumir isso, mas pq eu quero mudar e ter uma vida mais significativa e que valha a pena.

jeskagadely
Автор

Começou a dramatizar, eu começo a cair fora. Esse tipo de gente suga a energia de quem está perto.

blablabla-ukpe
Автор

Eu tinha um amigo que cresceu sofrendo bastante na família dele. Na infância, o pai batia nele, a mãe não fazia nada e a irmã um ano mais velha não se importava com ele. Ele cresceu sendo a ovelha negra e quando fizemos cursinho, eu senti pena dele e estendi a mão. Infelizmente, ele em vez de sair do buraco, acabou me puxando pra dentro dele. Ele não tentou mudar. Não tentou sair do ambiente tóxico que vive (tendo várias oportunidades), e sempre repetia a mesma história de que ainda tinha esperanças da família "amar" ele, quando na verdade os familiares apenas o querem morto para ter paz. Hoje, essa pessoa que foi meu amigo, namora uma menina gentil e a cada crise de ansiedade que ele tem, ele diz que vai se matar, forçando assim um abuso emocional em cima da namorada, que agora tem medo de terminar por esta causa. Ela já está desgastada há muito tempo. Eu tentei ajudar, lhe ouvi várias e várias vezes, orei a Deus e até consegui ajuda profissional, mas ele ainda assim não mudou. Ele estagnou. Não quis tomar seus remédios e deixou de ir a terapia. Motivos? Não sei. Ele dizia estar ocupado. Nos dias atuais, a família dele me odeia pelo que eu fiz, pois os incomodei diversas vezes desesperada, devido as crises que ele tinha e me dizia que ia se matar. E eu recorria as pessoas mais próximas, ligando, mandando mensagens, incomodando-as com um problema que (na concepção da família tóxica) não era deles...
Eu pensava que ele era a vítima, até ver que ele nada fez quando a família dele me atacou com palavras rudes e ofensivas. Eu enfrentei a família dele por ele. Mas quando eles me atacaram, ele nada fez.
Assim, eu terminei a amizade e ele em nenhum momento correu atrás até onde eu sei. Eu aprendi que ele não mudou porque não quis, pois se sente confortável nessa posição de vítima. Em breve, acredito eu, ele também vá perder a namorada. E quanto a mim, hoje tenho um grande trauma, pois tentei ajudar e recebi pedradas em troca. Ainda assim, eu o quero bem, que ele melhore e se torne uma pessoa melhor. Pois em todo momento nessa história, a partir do momento que ele ganhou liberdade e estabilidade financeira, quem continuou a apontar a arma para a cabeça dele foi ele mesmo. Todo o tempo.

Um conselho, se você tem alguém que está na mesma situação, e sua alegria está sendo drenada por causa disso, dê a ele/a um número de psicólogo e vá embora. Você fez sua parte. Não adianta se machucar por uma pessoa que rejeita ajuda. Cabe a um profissional ajudar da melhor forma. Porque nem sempre o amor é suficiente para curar uma ferida.

amandalizsantos
Автор

Percebo que hoje em dia esse comportamento está sendo defendido. Quando dizemos que você está no controle da sua vida, as pessoas dizem que não passa de uma frase motivacional, ou que não estamos sendo empáticos. Eu realmente acredito que há coisas na nossa vida que não podemos mudar, mas se sempre formos olhar para essas coisas, nunca vamos crescer ou evoluir! Devemos focar no que podemos mudar e aprender a lidar com o que não podemos!

raabesouza