NÃO MUDE DE PAÍS ANTES DE OUVIR ISSO

preview_player
Показать описание
Leon e Nilce falam sobre imigração.

Esse é um canal de cortes de lives e vídeos dos demais canais de Leon e Nilce. Aqui, você vê com destaque um tema relevante. Para assistir todo conteúdo, conheça os demais canais.

⚠️ As lives estão acontecendo sexta-feira (ou sábado, ou domingo), por volta das 20h, no canal República Coisa de Nerd!

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Dica: a primeira coisa a fazer é um test-drive no Brasil. Saia da casa dos seus pais e alugue um kitnet. Veja se vc consegue suportar viver longe deles. E se vc consegue cozinhar, faxinar, trabalhar e estudar. Se sim, então vc pode considerar sair do seu país. Caso contrário, desista da ideia.

AlanPalheta
Автор

Rapaz, eu vivo na Espanha em situação irregular, eu só queria sair do Brasil se fosse de forma toda legalizada, mas meu cunhado que vive aqui a mais de 10 anos, convidou minha esposa que é sua irmã, para viver aqui, dizendo que tudo seria lindo e fácil de conseguir os papéis depois de 2 anos.
Resultado, passei os 3 piores meses da minha vida na casa dele, aluguel é caro, você não consegue emprego de forma fácil estando irregular, quando consegue, paga pouco, e trabalha muito, não existe emprego leve para imigrante irregular, o que tem é trabalho pesado, não consegue abrir conta em banco, não consegue comprar carro, muitas vezes não consegue aluguel, por que agora estão pedindo contrato de trabalho para alugar uma casa ou AP.
Por sorte conhecemos uma moça que vivia em um prédio que só tem imigrantes colombianos, ela estava comprando um apartamento e nos colocou nesse para viver, falou com o dono e deu tudo certo.
Sigo irregular por 2 anos. E meu conselho é; não se iluda com essa ideia de morar fora de forma irregular, se vem morar fora, venha com papéis.

paulojefferson
Автор

Mudei pra a Holanda tem 3 meses, nada que ninguém me deu de conselho explica o soco cultural que eu levei. Você começa TUDO DE NOVO. É como virar criança só que adulto. O tanto de detalhe que vc tem que aprender e prestar atenção pra não ter prejuízo/perder tempo/passar por problema não tá escrito. Eu tive crises de ansiedade horrorosas, pq pra se adaptar começando do 0 é difícil.

Agora tá estável, mas o começo é pancada. Eu tenho acompanhamento psicológico e ainda assim passei por isso. Tem que tá mentalmente bem pq a parada é metal. Eu tô amando agora, muito bom viver la, mas se adaptar não é brincadeira. Vão sabendo disso.

Tem que se virar. Tem que ir atrás e estar com a mente aberta pq brother, adaptação e flexibilidade são palavras chave.

ak_akemi
Автор

O Leon olhando pra Nilce e pensando, - oh meu bem, c quer voltar?! - 😂

VanessaSmaniotto-ifss
Автор

Moro nos EUA à quase 10 anos e a dica é essa. Tem que estar confortável em estar desconfortável e aquela coisa “quem tem boca vai a Roma.”

vitoria.no.c
Автор

pra quem não tem condições de sair do Brasil porque é pobre, Crie suas chances!
Eu também não tinha condições, morava num lugar fodido sem janela, sem emprego por quase 5 anos, depressivo, anorexo e por aí vai.
Isso com 26 anos de idade, sem ensino médio concluido.
fiz a prova do supletivo, conclui o ensino médio, peguei 50 reais emprestado para me matricular na facul, fui fazendo uns bicos para pagar passagem, renegociando parcela atrasada... arrumei emprego na area de T.I e me formei em 2020... já morando em um AP num bairro de classe média... perdi meu pai um pouco antes da pandemia começar, continuei trabalhando, comprei um carro a vista, eletronicos, compudador tudo do jeito que eu queria.

até que consegui um trabalho em uma empresa americana bem foda trabalhando home office e ganhando em volta de 6 mil reais no mês.
(lembra daqueles 5 anos sem trabalhar? acabou que eu assitia muito conteudo em inglês.. séries, filmes, youtube e etc então meio que aprendi inglês sozinho)
Quando fui fazer a entrevista para essa mpresa americana, eu consegui desenrolar nas 7 etapas da entrevista e passei.

depois de 1 ano e meio joguei tudo pro alto, pedi demissão e fui para a Irlanda fazer intercambio, acabou que a empresa me contratou como freelancer então fiquei na irlanda trabalhando para eles remoto... não precisei trabalhar com limpeza ou outra coisa... depois de 8 meses lá, consegui um visto de trabalho em outra empresa ganhando quase 4 mil euros por mês.. fiquei na irlanda ao todo por 1 ano e 9 meses, viajei para 13 paises, conheci muita gente legal, dirigi carros que nem em sonho no Brasil eu chegaria perto, melhorei meu inglês, conheci uma Finlandesa e 2 semanas atras larguei tudo de novo e me mudei aqui para Helsinki na Finlandia... morando num ap novinho na área mais nobre e cobiçada da cidade.

Então, foi como eu disse, crie suas chances!
Eu sou só mais um Silva, sem familia com condições, o primeiro da familia inteira a ter um diploma, sem cidadania europeia e negro.

brunofreitas
Автор

Moro fora tem 8 anos, outra dica importante: sistema de saude. Olho pra saber como funciona, se tem serviço público... ficar doente, sozinho no exterior é aterrorizante

silvamaiabarbara
Автор

Uma coisa importante também. Pesquise sobre o clima do lugar. Tem muito lugar q chove o dia inteiro por muitos meses e tem gente q fica meio depressiva com isso. Se vc gosta de dias de sol, não vale muito ir pra Inglaterra por exemplo (que é conhecida por chover o ano todo).

E boa sorte se vc tá indo morar fora. É uma experiência de aventura e pode ser bem legal.

cassimiroscheid
Автор

Viví 15 anos na Europa. A dica dela é perfeita. Se vc sabe sofrer, sabe se virar, sabe se adaptar, é simpátioc e extrovertido, e trabalha até de faxineiro. Vai na boa.
Se vc for negro infelizmente a Europa é fria. Não recomendo. A menos que vc seja jogador de futebol profissional ou professor de Jiu Jitsu. E olhe lá.

Com um pouco de sorte e sabendo se distanciar das más influências. Vc se estabiliza rápido.

VelhaGuardaTricolor
Автор

A mais pura verdade. Quando você é mimado e acha que consegue morar só, ainda mais em outro país, é loucura! Experiência própria! Mesmo morando com parentes eu adoeci por uma série de fatores. Hoje em dia sou casado e me viro, estou me organizando pra morar fora de novo, dessa vez terei sucesso depois de tanta bagagem e aprendizado.

melquichausse
Автор

Se n é vc quem faz a sua própria comida, quem lava a sua própria roupa, quem arruma a casa...ou seja, quem faz as coisas básicas. Eu sugiro a vc começar a pegar o hábito de fazer essas coisas antes de ir para outro país, porque cara, o tanto de gente q n sabe fazer essas coisas e vai encarar tudo pela primeira vez em outro país é muito difícil, é motivo de muitas das brigas em casas compartilhadas. Além de, se vc é imigrante provavelmente vc vai trabalhar em subempregos e vc necessita de ter esse básico

biancadiniz
Автор

Acho que o primeiro passo é morar sozinho no Brasil.
Eu sai da casa dos meus pais a pouco tempo, e a sensação de independência é maravilhosa.
Não tenho sonho de morar fora até porque me sinto bem aqui no Brasil.
Mas caso eu fosse tentar a vida fora, com certeza só iria depois de morar sozinho no Brasil.

Gustavo-ws
Автор

Argentina é referência de curso superior gratuito. Se vc tem uma renda no Brasil pra se manter lá, recomendo

henriquemendonca
Автор

Eu estou para fazer 5 anos morando em Melbourne sozinha, eu sou bem timida e situação nenhuma sou primeira a puxar assunto, porém eu sempre tive vontade de morar fora e sabia que teria que sair mt da minha zona de conforto pra fazer da certo. Eu conheci pessoas que sabia um terço do que eu em ingles ou ate menos e se dava mt melhor, conseguindo emprego rapido e tals. Eu estudei 8 anos de ingles, eu vim fluente, comunicação nunca foi barreira para mim e ainda assim foi dificil, eu demorei 2 meses pra achar emprego e 4 para realmente pegar emprego minimamente bom, todos meu empregos consegui sozinha por capacidade e nivel de ingles, pq nunca pedi uma indicação, não tenho essa cara de pau. Morei mt tempo dividindo apartamento pq era o que dava, foi dificil para tipo de pessoa que sou mas tem que pensar no futuro, hoje moro sozinha me banco mt bem porem sao 40hrs de trabalho na semana em pe o dia todo. Se não tiver objetivo é muito pesado continuar.

ketsousa
Автор

Eu moro em Gramado RS. Nasci aqui, a especulação imobiliária tá expulsando os moradores, aluguel de porão, com 1 quarto, mais de mil reais. Está difícil aqui.

leozwille
Автор

Eu tenho 19 e to morando em portugal "já" fazem 5 meses, eu estudo engenharia informática e trabalho meio periodo em um fastfood, me adaptei bem a vida de morar sozinho (nunca tinha feito isso antes) e consigo pagar boa parte das minhas despesas, exceto aluguel e faculdade que no total somam 1000 e poucos euros, pagos pelo meu pai que mora em paris, eu nunca tinha vivido longe da minha familia e muito menos com meu pai sendo meu unico apoio, já que sempre morei com a mãe dele, a vida é solitária, não é muito divertida e é cansativa, mas eu faço isso pelo meu futuro, eu não tinha capacidade de entrar em uma faculdade realmente boa no Brasil, mesmo fazendo uma faculdade publica antes de vir pra cá, agora eu estudo na UC, eu que sempre me orgulhei muito do meu pai por ser a primeira pessoa da familia com faculdade, levou a mão dele pra conhecer o exterior, mesmo saindo da roça em uma familia de classe média-baixa no interior do RJ ainda conseguiu se tornar um profissional que trabalhou em grandes projetos ao redor do mundo e eu finalmente posso dar um pouco de orgulho pra ele, ele sacrificou seu tempo com a familia pra dar uma condição melhor pra ela e eu sempre vi como um ato nobre desde criança, hoje eu me esforço pra poder ser um pai mais presente pros meus futuros filhos e eu só posso fazer isso por que meu pai me deu a oportunidade de estudar fora, obrigado pai.

whyluci
Автор

Eu amo o quanto vocês são inteligentes e conscientes, tudo que falaram aqui são fatos e com muita clareza de detalhes.

OlaNessa
Автор

Do jeito que eu fui criada num lugar super limpo, não sei se teria tolerância a lugares sujos se essa sujeira não dependesse de mim pra acabar. eu fico super bem sozinha, é até triste como eu fico sozinha. mas pra me comunicar é um parto. a parte da conversa em si com estranhos não sou ruim, mas até eu tomar a atitude pra fazer isso eu já imaginei um milhão de cenários de falha.
tem coisas que eu tiro de letra e outras peco horrores. quando eu era mais nova eu queria muito ir pro Canadá mas depois esse sonho foi sumindo conforme fui amadurecendo. preciso ter maturidade emocional pra sair de casa, quem dirá sair do país.

kessiamarques
Автор

Quer fazer um test-drive "barato" e no "modo fácil"? Se mude por mais de 1 ano para outro ESTADO do Brasil, e quando digo isso é se você é do Norte, vá pro Sul, se você é do Sul, vá para o Norte, se mude para ficar ao menos 2-3h de distância DE AVIÃO da sua cidade natal. Se você se virar bem nesse 1 ano, talvez.... TALVEZ, você aguente morar fora.

Sou Carioca, morei em Porto Alegre 2 anos antes de vir pra cá e foram cruciais para validar o meu plano de vir pro Canadá (plano esse que já tinha há 4 anos antes de sair do RJ).

Há 3 anos vim pro Canadá e posso confirmar tudo que eles falaram no vídeo. Em 3 anos eu vi "3 Canadás" acontecerem, morar fora é extremamente dinâmico, você precisa se adaptar ultra-rápido.

lescarneiro
Автор

Eu moro sozinha em Portugal faz 4 anos e não é brincadeira emigrar. Eu cheguei mesmo no meio da pandemia, tudo fechado, parado, sem ter como conseguir emprego. Fiz exatamente como o Leon disse. Vim com o visto de estudo e permissão para trabalhar enquanto estudava. Reconstruí meu negócio do zero aqui em Portugal, e foi o que ajudou a pagar as despesas. Meu pai me ajudou um bocado no início, mas agora dou conta de 90% de tudo sozinha e finalmente minha empresa está se estabilizando. Agora sou formada em arquitetura e urbanismo, com mestrado em desenho e em breve termino uma pós graduação em Ilustração e Narrativa visual. Mas juro que não foi fácil. Ainda não é, mas está muito melhor. Antes era muito sufoco e alguns momentos de chorar mesmo sem saber como resolver. Noites estressada que a única coisa que podia fazer era ir dormir pra no dia seguinte acordar e correr atrás procurando solução, por que a regra é mesmo se virar. O choque cultural e o estranhamento de nunca realmente pertencer ao lugar não é para todos. Tem mesmo de ter resiliência. Você tem de reaprender como fazer tudo... Impostos, conta bancária, plano de saúde, contratos, aluguel... Até como se locomover na cidade. Costumo dizer às pessoas que aconteceu tudo de bom e tudo de ruim desde que cheguei. Os 4 anos mais difíceis da minha vida, mas também os que eu mais cresci como pessoa. Aconteceram coisas muito difíceis, mas também algumas muito incríveis. Então de fato: preparação, resiliência e saber se virar. Disse tudo, Nice! ❤

julianasoares