A era da curadoria: O que importa é saber o que importa, com o filósofo Mario Sergio Cortella

preview_player
Показать описание
Gravado em 2016

No Café Filosófico CPFL especial sobre “A era da curadoria: o que importa é saber o que importa!”, o filósofo e educador Mario Sergio Cortella afirmou que passamos o tempo todo por um “tsunami informacional” nos dias atuais. Esse tsunami, no entanto, não é sinônimo de “conhecimento”. Conhecimento é o que sai com a gente ao fim da aula. A informação é cumulativa, o conhecimento é seletivo. Tem gente que não navega, naufraga”, disse. “Falamos da democratização da informação, mas há também a banalização da edição da informação.” A tarefa da curadoria, definiu, é dificultar que fiquemos iludidos com o que é mera abstração. “A ideia de curador é a daquele que cuida. Com a internet, perdemos a exclusividade da edição. A novidade é que a curadoria pode ser feita de outros modos. A maioria lê outras fontes além de jornais.” Segundo ele, conhecimento é algo que não se esquece. “Não importa que alguém decore o que está no livro, importa que ele saiba usar o que está no livro.” Para transmitir este conhecimento, é preciso levar o mundo para dentro das escolas. “O que importa é o que está em nosso cotidiano. É o ponto de partida”, disse. “A matemática foi ensinada como um suplício porque não foi explicado como funcionava em nossa vida.” Embora defensa o uso da tecnologia como ferramenta para o conhecimento, Cortella alertou: recursos como os emoticons, usados para expressar sentimentos em redes como o WhatsApp, “são a falência da palavra escrita”. Ele disse ainda que as ferramentas analógicas não perderão a importância em meio à era digital. “A mais antiga plataforma de ensino a distância é o livro. As tecnologias trouxeram outras plataformas. Mas o livro não desapareceu.”

Inscreva-se no canal e clique no sininho para ser notificado das novidades!

Siga as redes da TV Cultura!

Siga o Instituto CPFL
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Amo esse mestre... Cada dia aprendo tanto... Muita sabedoria!!!

amargarida
Автор

Adoro ouvir cpfl por 2h as 4 da matina

toriniti
Автор

Quê maravilha!
Quê figura fantástica!
Muito agradecida.
Aplaudo de pé!

luisabeatrizzirulnik
Автор

A seletividade em nossa vida faz parte de como enxergamos.

DouglasDeFrancesco
Автор

Nunca vi uma palestra ruim dessa grande figura

edmilsonramos
Автор

Boa noite, mestre. Gratidão pela excelente exposição.

andrefernandes
Автор

Adorei nem notei o tempo passar...

From Angola 🇦🇴 seu grande fã.

nielmabilama
Автор

Passe por isso também, sempre perguntei pra que servia isso ou aquilo.

jussarameyer
Автор

Cola kkkk lembro que escrevia em uma viga no teto da sala, chegava cedo, as vezes na mesa do professor na parte que fica de frente, durou até o fim do ensino médio .

robsondejesus
Автор

Acho que ja ouvi essa palestra, creio que seja uma repostagem

AlisonTheRusso
Автор

Quando ouço essas palestras e vejo os professores da escola municipal em São Paulo /SP bairro Capão Redondo onde meus filhos estudam, me dá até tristeza, ensino fundamental está péssimo.
EMEIS com salas superlotadas.

fabianaalvesrodrigues
Автор

Vejo professores na educação públicas que desanimam os alunos, sei porque tenho filhos no fundamental e no médio.

fabianaalvesrodrigues