Aposentadoria especial dos Vigilantes, vigias e porteiros

preview_player
Показать описание
Como ficou a aposentadoria especial do vigilante, vigia, guarda e porteiro em 2023? Os vigilantes, vigias e guardas têm enquadramento por categoria profissional até a edição da Lei 9.032/95 em 28/04/1995. Isso significa que o vigilante, o vigia e o guarda não precisam do Perfil Profissiográfico Previdenciário - PPP para comprovarem a periculosidade do período anterior a 28/04/1995, bastando apenas a anotação da profissão em sua carteira de trabalho.

Já o porteiro, nunca teve o enquadramento por categoria profissional e sempre precisou comprovar que a sua atividade era insalubre ou periculosa, para conseguir a aposentadoria especial. Depois dessa data, contudo, passou-se a exigir, de todos os trabalhadores, sejam eles Vigilantes, vigias, guardas ou porteiros, a prova de que o ambiente era periculoso ou insalubre.

A prova é feita pelo Perfil Profissiográfico Previdenciário - PPP, que deve indicar o fator de risco e a descrição das atividades. A aposentadoria especial exige do Vigilante, Vigia ou Guarda a soma de 25 anos de atividade especial até 13/11/2019 (data da reforma). Após a EC nº 103/2019, muita coisa mudou! Agora são necessários os mesmos 25 anos de atividade especial, mais a idade mínima de 60 anos. A regra de transição dos pontos passou a ser uma boa opção aos vigilantes, vigias e guardas, pois se a soma da idade e todo o tempo de contribuição resultar em 86 pontos, você não precisa da idade mínima.

Até a afetação do tema 1031 no STJ, era permitida a aposentadoria especial do Vigilante, vigia ou guarda que comprovasse o porte de 4rma. Neste julgamento, os vigilantes, vigias e guardas des4rmados também conquistaram o direito a aposentadoria especial, desde que comprovassem a exposição a periculosidade.

Entretanto, novamente, o julgamento foi sobrestado, mas, dessa vez, pelo Supremo Tribunal Federal - Tema 1209, que aguarda julgamento desde o início do ano. Os vigilantes, guardas e vigias aguardam o desfecho do futuro de sua aposentadoria especial.

Em relação aos porteiros, muitos trabalham com desvio de função, pois fazem rondas e guardam patrimônio. Sendo assim, somente uma ação trabalhista é capaz de comprovar as verdadeiras condições de trabalho e eventual exposição à periculosidade, fato que permitirá, a depender do caso, a concessão da aposentadoria especial. #inss #vigilancia #vigilante #aposentadoriaespecial #advogado #aposentadoria

00:40 Enquadramento por categoria profissional
01:13 Conversão de tempo especial em comum
01:29 Perfil Profissiográfico Previdenciário - PPP
02:06 Tema 1031 - STJ
02:16 Tema 1209 - STF
02:31 Porteiro
02:37 Requisitos e regra de pontos

Consulta-se com um advogado especialista e de sua confiança.
Dr. Fernando Vitorino
OABSP 407225
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Bom dia Dr muito obrigado pela informação

natalinosilva
Автор

Eu trabalhe 17 anos de vigilante e 05 de porteiro 07 no pães Mendonça mas 01 de serventa pague mas 08 meus particula Ailton da bahia

ailtonbispo
Автор

Tenho 36anos de contribuição e13 de periculosidade. Sou de pirassununga sp

jorgeperreira
Автор

Bom dia .sou vigia aposentado.porem nunca deixei de contribuir..

sergiopessanha
Автор

Oi me chamo paulo sou do rio de janeiro tenho 32 anos de contribuicao 28 so na vigilancia dei entrada em 2018 o inss negou . Entrei co o adv e esta ate hj em análise comecei a trb em 86 .

paulomascarenhas
Автор

Isso é importante saber obg dou fui vigilante carcereiro hoje sou vigia da para contar junto obg

paulorezende
Автор

Tenho 25 anos de porteiro e mais 4 anos em outras atividades trabalho com cameras de segurança sera que tenho direito em 2019 eu tinha 21 anos de porteiro e mais 4 anos .

luizantonioaguiar
Автор

Claudinei, vigia da prefeitura de Louveira, concursado estatutário tem direito?

claudineisantos
Автор

Nossa mataram porteiro muitos são agredido e nem vê isso que é aposentadoria especial urgente até quando

RagLaboratory
Автор

Boa tarde , sou porteiro a trinta anos , tem 53 anos gostaria de saber com quantos anos consegue aposentar

raimundoalves
Автор

Boa noite Dr trabalhei 17 anos como porteiro trabalhei de porteiro em condomínio fazendo ronda fiscalizando a entrada é saída das pessoas trabalhei de porteiro em uma universidade federal fazendo ronda dentro da universidade num final do meu plantão passava o serviço pra os vigilantes trabalhei de porteiro na indústria fazendo ronda fiscalizando a entrada é saída dos veículos é das pessoas é tenho 11anos como vigilante Arnaldo é tenho 54 anos meu processo faz dois anos até agora nada meus PPP de porteiro o INSS não reconheço que porteiro não tem direito a periculosidade o INSS pensa que porteiro é só pra abrir porta tá muito enganado.

clenivaldoananias
Автор

Sou agente de portaria, a lei ja
Nos beneficia aposentar 25a

italianomotas.
Автор

Outro dia um companheiro porteiro apanhou do morador alem de si preocupar b.o. dar rua agora também com moradores bêbado drogado ta difícil pra todos companheiros

RagLaboratory