A surpreendente explicação para a explosão do pistache no Brasil

preview_player
Показать описание
O Brasil nunca consumiu tanto pistache. Em 2024, as importações do produto dobraram em relação a 2023.

Só que tem uma coisa: o Brasil não produz nem uma única semente de pistache. Mas então como todo esse pistache veio parar aqui?

Neste vídeo, o repórter da BBC News Brasil Vitor Tavares conta que parte da explicação surpreendentemente tem a ver com a rivalidade histórica entre Irã e Estados Unidos.

#bbcnewsbrasil #pistache #eua
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

O q mais chama a atenção é a observação de q a principal preocupação dos produtores é de não aumentar tanto a produção p/ q os valores não baixem tanto qto os da amêndoa (que é cara para nosso país), a demanda tem q prevalecer sobre a oferta, ou seja, despejaram aqui pq perderam a mão mas, os produtores do alimento não têm a intenção de deixá-lo realmente acessível, por isso o mercado de alimentos é um dos mais repulsivos.

cinemundoafora
Автор

Entrei numa loja de produtos naturais e comprei no peso alguns pacotinhos de castanhas para comparar o sabor. Entre esses estavam a nossa castanha de cajú, castanha do Pará e tb de amêndoas e pistache. O fato é que, in natura, o pistache é insípido e quase q inodoro. NADA SUPERA O SABOR INCRÍVEL DA NOSSA CASTANHA DE CAJÚ.

TidySunday
Автор

Incrível como a gente cai muito facilmente nas pegadinhas marketeiras. O problema é q pagamos pelas nossas castanhas, nativas, o preço de exportação tb... aí fica difícil consumir regularmente

cristianeschmidt
Автор

Muito obrigado responder a essa pergunta! Finalmente alguém explicou a razão de tudo ser de pistache agora.

JonathanHolz
Автор

Conheço pistache faz tempo, a mais de 30 anos.O Brasil poderia, realmente promover mais suas castanhas, entre outras.Assim como fizeram com o Açaí, e porque não plantar o pistache, aqui mesmo no Brasil.Pois assim, o preço do Pistache baixaria, e haveria mais oferta no mercado.

elianevasconcelos
Автор

Eu sou neta de libaneses, o pistache sempre esteve presente em casa. Mas era o pistache importado do Líbano e Oriente Médio, vinha até o "made in Lebanon". Nao sabia que os EUA ja estavam se apoderando disso tb

mariamendes
Автор

Isso é um exemplo de como os produtores e indústria americana são organizados. O Brasil tem muito a aprender com essas lições.

maedaf
Автор

O lado negativo de popularizar nossas castanhas lá fora é que a demanda aumenta, os produtores preferem exportar a vender aqui, e o preço aqui aumenta. Me parece injusto com os brasileiros.

gorSouz
Автор

Esse caso exemplifica e ilustra muito bem como as pessoas podem serem facilmente manipuláveis através do comportamento de manada...

ruphwbv
Автор

Há mais de 50 anos aprecio o pistache ! Conheci através de uma pequena sorveteria na praia José Menino em Santos, que se não me engano se chamava Sorveteria Rocha, melhores sorvetes que já tomei na vida, muitos de sabores inusitados para a época, como de pistache, castanha de caju, simplesmente DIVINOS !!!
Não sei se ainda existe, mas seria capaz de sair daqui e andar algo de uns 250 km só para ter este prazer novamente !

Автор

Por isso os EUA não querem perder esse quintal, sempre pegamos o que sobra de lá e deixamos nossas particularidades nacionais de lado.

DoubleEldrich
Автор

Excelente reportagem! Linguagem simples, direta e muito informativa. Por favor, mais videos como esse, sobre hábitos alimentares e mercado.

aleniazzi
Автор

Não comprava Pistache, mas agora munido dessa nova informação, continuarei não comprando 👍

GabrielGABFonseca
Автор

Experimentei o primeiro sorvete de pistache há cerca de 40 anos em uma sorveteria em Cabo Frio e realmente encantadora pelo sabor. A macadâmia é outra maravilhosa, entretanto há uma no Brasil, a castanha do Pará, que não deixa nada a desejar.

osmarpires
Автор

Tantas castanhas brasileiras mas o povo só valoriza o que vem de fora...

brederodes
Автор

Amei o sotaque do repórter. Finalmente algum sotaque fora da curva sul e sudeste. Me senti representada.

esquizoterica
Автор

A agonia de ver o sorvete derretendo e ele mantendo a cara e lembrando o texto. Parabéns pela compostura de verdade.

felipec
Автор

Eu como residente da Serra da Ibiapaba, espero ansiosamente para ver esse projeto dar certo!

yarlafreitas
Автор

O Brasileiro tem brigadeiro, doce de leite, mas é louco por nutella. Tem bolo de cenoura, mas o cupcake foi uma obsessão durante anos e agora estamos obcecados por pistache, mas temos amendoim, castanhas, etc.. Me deus

Laneless
Автор

Colonialismo tem várias faces. Esse é um exemplo.

luclsaruja
visit shbcf.ru