Respondendo a contradições bíblicas I

preview_player
Показать описание
Algumas pessoas lêem o verso e acreditam que existe uma contradição:
Disse-lhe o Senhor: Quem deu boca ao homem? Quem o fez surdo ou mudo? Quem lhe concede vista ou o torna cego? Não sou eu, o Senhor?
Êxodo 4:11
Imaginemos que uma pessoa abuse do açúcar, e da alimentação, e adquire uma diabete. E em uma crise, o açúcar queima a retina e a pessoa fica cega. A cegueira foi Deus que fez ou o abuso da alimentação que gerou? Diversas pessoas querem procurar contradições na bíblia sem ao menos pensar.
Esse verso surgiu por que Moíses disse o seguinte:
Disse, porém, Moisés ao Senhor: “Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem!”
Êxodo 4:10
Moisés não desejava falar ao povo, e disse que não conseguia falar bem. Então, Deus disse "Quem deu boca ao homem?" dar, não se refere a um objeto, mas fazer, construir o homem com uma boca. A mesma coisa ocorre ao surdo ou mudo. Mas observe, a boca de cada um está descrito no código genético. Assim, aquele que desenvolveu o código genético sabe das possibilidades de uma pessoa ser mudo ou surdo, ou mesmo o acontecimento para se tornar cego. A explicação estava na capacidade de Deus fazer o que deseja. Veja que na tradução temos "Quem concede vista ou o torna cego?", observe o termo conceder. O termo conceder vem de uma palavra hebraica que pode definir também determinar.
Essa palavra aparece 580 vezes na bíblia, e define não apenas determinar, como diversos outros pontos em que alguém defina que algo seja assim. A questão do verso demonstra a Moisés que tudo que acontece Deus sabe, e se acontece, Deus sabe de tudo pois foi determinado. Isso era claro para Moisés, pois havia diversas guerras na época e muitos ficavam cegos em batalha, ora, quem cegava uns aos outros era os guerreiros, mas todas as guerras que existem Deus sabe quando e como surgem. De fato o homem não houvesse comido do fruto do conheciemento do bem e do mal, e nenhuma pessoa ficaria cega.
Assim sabemos que Moisés entendeu o que Deus havia dito, apenas os que buscam uma contradição ai, que forçam não entender.
No final Deus diz a Moisés.
Agora, pois, vá; eu estarei com você, ensinando-lhe o que dizer. Êxodo 4:12
Veja que o verso em 11, define determinar, e que o 12 diz que Deus irá ensinar o que iria dizer. E isso é o fato mais claro do texto. Se o homem tivesse obedecido a Deus não teria comido do fruto e não haveria desgraça. Se o homem amasse o próximo não haveria guerras, e muitos não morreriam, nem ficariam cegos. Mas decidindo o homem pelo caminho errado, diversas consequências ocorrem. Por exemplo, a lei da gravidade existe, aquele que fez a lei da gravidade, sabe que se alguém pular de muito alto irá morrer. Se a lei da gravidade fosse diferente, o homem poderia voar. Assim, quem define as leis define as regras. Essas regras que definem como uma pessoa fala ou como uma pessoa deixa de falar. De fato o conjunto dos versos determina apenas que Deus tem a capacidade de fazer o que ele definiu.
Рекомендации по теме