A VERDADE SOBRE A DIFERENÇA ENTRE UM PSICÓLOGO CLÍNICO E UM PSICOTERAPEUTA

preview_player
Показать описание
Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
-
Neste vídeo eu trago a minha opinião sobre as principais diferenças entre um psicólogo clínico e um profissional que fornece psicoterapia sem a formação em uma graduação de Psicologia. Será que vale a pena se consultar com um psicoterapeuta não formado em psicologia? Vale a pena apenas fazer um curso de formação em uma determinada abordagem terapêutica para se tornar um psicoterapeuta? Essas e outras dúvidas eu tento sanar no vídeo.
-
Quer ser meu paciente? Então responda o formulário disponível através deste link:
-

Siga-me também no TikTok: @psipedrolucas
-
#psicologia #psicologiaclínica #saúdemental #psicoterapia #façaterapia #terapiacognitivocomportamental
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Uma coisa eu sei, tem muito terapeuta melhor que muitos psicólogo. Tem muito psicólogo que tem conhecimento, mas não sabe aplicar a técnicas de maneira resolutivas.

IzabelaBarros-xz
Автор

Sou terapeuta junguiana e nao cursei Psicologia na graduação nem pretendo. Tenho graduação e mestrado em Filosofia. Fiz o meu doutorado em Humanidades com pesquisa em Psicologia analítica, abordagem que não aparece na grade curricular de graduação em Psicologia no Brasil. Atendo há anos e sou muito dedicada aos estudos. Não desmereceço nenhum psicólogo, nenhum terapeuta, nenhum psicanalista. Cada um tem sua formação e cada um segue a sua abordagem. 😉

mandalamistica
Автор

Bom, sou terapeuta e fiz muitos cursos. Fiz serviço social no superior, sou YouTuber e também dou aula no meu canal. Gostaria de contribuir com uma reflexão bem pragmática sobre a formação em psicologia. Das tais média de 7 mil horas de carga horária na prática falando em relação a aproveitamento real, vai ter uma média de 3 mil horas de conteúdo realmente proveitoso teórico prático. Metade da formação (da qual eu conheço) conta com conteúdos que não servem para a construção de fato do prof e da profissão. Muito conteúdo que é de suma importância tem carga horária e aplicação pedagógica ruim, onde horas são perdidas sem entender e aprender de fato o conteúdo. Pelo fato de ter um canal onde ensino humanas, e entre elas psicologia, tenho contato diária com alunos e professores da área, também sou terapeuta e educador social e sendo assim no meu dia, tenho contato direto com psicólogos terapeutas e seus atendidos. Assim ficando entendido vou colocar um dos MUITOSS acontecimentos que deixam claro que a quantidade de horas significa absolutamente nada em relação a qualidade do trabalho. Bom, vamos ao acontecido. Fui com um educando no atendimento ao psicologo na santa casa. O pai não conseguia evoluir mesmo com tantos atendimentos já feitos. Um belo dia saiu da sala e me perguntou " bom acho que não vou continuar atendendo ele, pq não consigo progredir, ele não fala nada e não participa, vc teria alguma informação ou alguma dica??", eu na minha posição tinha sim e falei - psi, seria interessante mudar se profissional, ele está em um momento em que a referência masculina jovem se conecta com facilidade com ele, pelo histórico que ele tem e pela necessidade que ele apresenta. Seria bacana um cara mais novo, com uma história de vida simples de classe baixa. Um psicólogo meio vida Loka. Bom, ela disse obrigado e voltou pra sala com cara de ódio kkkk logicamente que naquele momento ela achou que eu era no mínimo machista kk. Bom, um mês depois ela encerrou o atendimento dele alegando falta de evolução. Uns dois meses depois se não me engano, a equipe arrumou outro psicólogo. Adivinha como era o pai?? Kk sim, ele era do cabelo Black, negro, eskeitista, roupa larga e novo. Bom, a conexão foi estantanea, logo começou a marcar saída para andar de skate e ali rolava a terapia. Resultados: o menino mudou várias coisas, resolveu algumas questões pessoais em relação a seu histórico, acatou as dinâmicas propostas para sua melhora. Vejamos então, a tal Psicóloga com tanta experiência não conseguiu fazer essa avaliação simples, e nem deu crédito para a dica que foi dada. Uma profissional que apesar da formação e anos de experiência, não deu conta do manejo com o adolescente. Tem muito mais e detalhes. Mas quero enfatizar que quando o rapaz do vídeo fala que ele está generalizando falando que no geral um psicólogo é melhor que um terapeuta, é meio verdade, mas nunca se deve descartar a questão de que MT terapeuta é melhor que muito psicólogo

BORAMUNDO
Автор

Quem escolhe esta área independente de ser psicólogo ou terapeuta tem que ter consciência de que o estudo é eterno. E não se deve apegar a uma única forma de saber.

magsantos
Автор

Pro pessoal que é leigo. Sou psicólogo. Psicólogo é infinitamente melhor que terapeuta. Estudamos 5 anos, que são 10 períodos. Fazemos provas, trabalhos de sala de aula, apresentações pra turma de trabalhos. TCC. Tudo isso é com pesquisas científicas, através de leitura de artigos científicos onde temos que resumir e/ou explicar com nossas ideias.

Então, sempre que vamos atender um paciente nós temos a bagagem dos 5 anos de faculdade. Além da experiência com atendimentos de pessoas da maneira correta. Fazemos cursos. E estamos aptos a pesquisar sobre diversos assuntos, devido ao costume da faculdade.

O terapeuta só quer ser psicólogo, achando que não tem que estudar. E psicólogos são tratados de modo tão sério, que têm de pagar 550 reais ao ano em 2024 pra terem sua licença, o CRP.

Não gostou do psicólogo? Vai em outro. São cerca de mais ou menos 10 abordagens (técnicas) diferentes, onde em cada uma delas tem um psicólogo diferente, que vai usar a abordagem de acordo com a personalidade dele.

Eu gosto muito de Astrologia, mas, se eu disser pro paciente fazer o Mapa Astral dele pra poder ver a personalidade, eu sou punido, porque esse não é um método da Psicologia. Posso usar isso comigo, e com amigos, mas, como psicólogo nem tenho interesse em usar na terapia. Porque sei o quanto Astrologia tem muito conteúdo, e eu teria de analisar a pessoa através dela, e embora algumas coisas sejam exatas, outras têm apenas potencial. Eu acabaria saindo da Psicologia pra entrar no modo da Astrologia. De tanto ter que analisar diferentes coisas do Mapa Astral, já que a pessoa recebe influenciados 12 planetas, e mais várias outras coisas. Por ser psicólogo, eu sei disso, que não posso usar, e o quanto seria complicado eu tentar usar.

Já um terapeuta, ele pode usar se quiser. Ele nem vai entrar em conflito com o conhecimento dele, porque ele não tem conhecimento de 5 anos de faculdade. Ele pode usar o que quiser. Sem ter método científico algum, e sem ter base nenhuma, porque não estudou pra isso.

Mesmo o psicanalista que não é psicólogo, é ruim, porque ele fica preso só na psicanalise. Enquanto o psicólogo que é psicanalista, ele tem o conhecimento de outras abordagens e de tudo que estudou na faculdade. Então, ele já lê as coisas com outro olhar.

Eu sou psicólogo evolucionista. Uma abordagem que acredita na teoria da evolução com psicologia cognitiva. Traduzindo pros leigos, ela analisa o pensamento humano se baseando no união dos conhecimentos do cérebro com a biologia, sendo está última, focada em genética, para analisar comportamentos hereditários instintivos da espécie humana.
Como é uma abordagem focada em pesquisa científica, usamos conhecimentos de outras abordagens e de qualquer área relacionada ao estudo humano. Por eu ter feito a faculdade, posso pegar um pouco do que vi de outras abordagens, e usar isso com o paciente. Entender o comportamento humano dele sob o olhar de diferentes técnicas. Focando tanto no comportamento presente dele que é baseado no que lhe aconteceu no passado dele, como o que existe na biologia do corpo humano, e na mente humana atual de como ele tem potencial de se desenvolver. Só nesse última frase eu já falei de 4 abordagens diferente ou mais: psicanálise (passado), presente (ACP), biologia (psicologia evolucionista, psicoterapia corporal).

diegodias
Автор

Eu sou terapeuta, e como ainda é bem “desvalorizado” eu procuro estudar e principalmente ler muitos artigos científicos para de fato passar mais credibilidade. Eu atendo a 5 anos e já peguei casos em que o paciente passou por 19 profissionais psicólogos e conseguiu ter um avanço em algumas sessões comigo. Entre outros vários exemplos. Eu entendo demais a visão do amigo Lucas e inclusive gosto dos seus modelos de vídeos. No mais, eu diria: quem decidiu não fazer psicologia, mas, quer atender como terapeuta… Estude dobrado, tenha responsabilidade dobrada. É de extrema importância que seja bem preparado!❤

eubrunoacioli
Автор

É muito arriscado interpretar o psiquismo dos indivíduos sem ter formação e capacidade para tal.🙆‍♀

marlete
Автор

Não adianta explicar amigo, essa seara e igual a Médico ou Advogado que se auto denomina-se Doutor sem ter o título de Doutor de fato. Psicologia sofre da mesma situação. Nada me estranha neste Brasil, o pior que sou Doutor de fato e curso psicologia atualmente e vou entrar nesta situação novamente.

fernandolopesdasilva
Автор

O problema em enaltecer variedade de conhecimento das áreas e tempo de conhecimento didático, bem como certificado, é que para a maioria das pessoas que precisam de tratamento, orientações e acompanhamento são pessoas bichadas, elas querem tudo o que o acadêmico sabem, mas precisam de pessoas empáticas, mais humanização e menos formalidade, mais linguagem popular ao invés de técnica, se sentir mais acolhida do que segurança do profissional, é o quanto se dispõe à acolher, interagir, acompanhar e compreender a pessoa num todo ao invés somente de academicamente instruir... ENTENDA: A sociedade precisa de profissionais SIM, MAS a maioria deles só pensam mais no bolso do que em nosso desenvolvimento pessoal, humano e social, parabéns pelo vídeo porque esclarece as diferenças, mas tá nítido a falta de imparcialidade, não tem interesse em garantir as opções para o público escolher, o interesse em que pelo vídeo se faça a escolha do profissional ao invés da oportunidade que a pessoa cliente pode ter na hora da escolha!

evanilsonsantana
Автор

Eu fiz dois anos de terapia com psicólogos e foi tempo jogado fora. Fiz seis meses de psicanálise e tive um aproveitamento bem maior. Essa foi a minha experiência enquanto paciente.

rafaelfernandesvaladaresdo
Автор

Muito clara, objetiva e transparente a vossa análise. Ao contrário do que disseram em alguns comentários, você não desrespeitou de forma alguma aqueles que optaram por ser terapeutas sem graduação em Psicologia. Ora, é evidente e não requer qualquer raciocínio mirabolante, o fato de que a graduação em Psicologia traz ao profissional maior bagagem. Obviamente, existirão graduados incompetentes e psicoterapeutas, sem graduação, com extrema competência. Entretanto, esse não é o foco da discussão. Basta uma analogia um tanto esdrúxula: alguém aceitaria ser atendido por um médico clínico geral sem CRM ou Revalida? É simples assim!

mauricioborges
Автор

Eu acredito que não existe fórmula mágica, mas algumas coisas funcionam para uns e para outros não.
Eu por exemplo, passei com psicólogo formado e não tive o resultado que eu esperava. Fiz acompanhamento com terapeuta, e em poucos meses eu descobri e trabalhei os gatilhos que estavam me causando crises de ansiedade, compulsão alimentar e outros distúrbios... Às vezes o dom que a pessoa tem em atuar em determinada profissão, fala mais que a formação em si ❤.
A qualidade do trabalho não tem nada a ver com diploma. Nem todo mundo que tem formação tem habilidade para fazer o que é proposto.

borgesge
Автор

Sempre procurei os caminhos mais fáceis, e me dei mal, lembrei disso quando tomei a decisão de fazer psicologia e não arrependi.

gleisonlima
Автор

Muito bom o vídeo... Sempre é válido termos outras visões... Estamos todos num mesmo barco de aprendizagem... Vou fazer o curso de Terapeuta integrativo... Mas, vou fazer muitos outros cursos complementares e pós TB... Penso q terei uma abordagem diferente de um psicólogo no geral... Carga horária semelhante ... Somando se todos os cursos... E isso n significa ser + preparado ou -... Muitos n sabem o que é ciência verdadeira... O q dizem n ser comprovado cientificamente, muitas vezes é... Mas n é reconhecido pelo sistema.... Talvez por interessa d indústrias específicas? Se funciona, basicamente é comprovado cientificamente... Principalmente num animal q dispensa um efeito placebo por exemplo... Quantos filósofos n precisaram se formar no sistema e são tão bons pensadores com o outros q se formaram? Será q aquele q faz uma públika cheia de drogas e más influências, é melhor formado q outro caminhante autodidata q seleciona o q toca seu íntimo por exemplo? Bom... Concordo q é preciso além de ter uma boa base, formação... Se atualizar e continuar estudando e aplicando o conhecimento... Abc

alexduarte
Автор

E quanto aos psicólogos clínicos que não possem uma abordagem específica. Ou seja, um(a) psicólogo(a) escolhe não ter uma abordagem teórica específica e trabalha de acordo com a necessidade específica de cada paciente.

wagnerdacosta
Автор

Psicoteraoeuta tem que estudar bastante faz formações, cursos faculdade é 1% do que devemos estudar

alisonmusic
Автор

Parabens pela coragem em falar, existem cursos online formando terapeutas em 7 dias.

jacksonmoura
Автор

Arrasouuu! Chegou causando hein. Mas é isso! Alguém tem que falar sobre👏🏻👏🏻

leticiass
Автор

Infelizmente tem muito psicológico muito fraco, fiz terapia com umas psicologas q so me ouviam, nao me. Entregaram o q eu precisava naqueles momentos, então nesses casos um bom psicoterapeuta seria mais acertivo

erickarosana
Автор

Esse video foi otimo demais Pedro eu nao sabia que terapêuticos eram diferentes de psicoterapêuticos no caso pisicologos(as) pensei que eram a mesma coisa apesr de terem coisas relacionadas umas com a outras mas nao sabia que tinha diferenteças nas profissões muito esclacedor esse video acho que as duas podem ser otima apesar de ter sido atendida so por pisicologa mesmo e como vi no comentário de um terapêuticos aqui no video se preparando muito bem e se aprofundando nos estudo ele(ela) com certeza sera um(a) exercerlente profissional sem duvida de fato nao é uma regra como se tem pisicologos(as) que sao pessimos profissionais nao falo por exercer profissão de nada disso porque nao sou mas em termo de atendimento como ja fui paciente falo sim em termo das minhas experiências que tive como tbm fui atendida por profissionais maravilhosos mas como falei e sempre vou falar sempre tem essa questão dos crimes cyberneticos que venho passando e isso atrapalha em tudo vou ser cincera no decorrer de mais de 30 anos de crimes cyberneticos que venho enfrentando infelizmente nao teve um profissional se quer que eu passei por eles(as) que nao vinhece estar compartilhando coisas que nao devia se aproveitando dessa situacao mizeravel nao so os profissionais da medicina mas em todas as outras profissões tbm como todo mundo e nao e drama nem vitimismo como muita gente idiota compartilha e a realidade mesmo muito triste e mt ruim esse tipo de situacao mas o video foi otimo demais os profissionais tanto pelo o sus quanto particulares que ja fui no decorrer desse mais de 30 anos isso e pra ver que crimes cyberneticos nao tem dimenssao nem limite e algo grave demais que as pessoas ainda querem banalizar como se fosse algo normal como se nao fosse nada demais justificando idade justificando isso ou aquilo um absurdo parabens pelo video querido e os profissionais da medicina que falo nao so os as pisicologas(os) pisiquiatras mas os de todas as outras areas tbm

PatriciaBarbosa-vj