TABELA REGRESSIVA OU PROGRESSIVA? QUAL A MELHOR PARA A MINHA PREVIDÊNCIA?

preview_player
Показать описание

------

Tabela progressiva e regressiva: qual a diferença? Qual a melhor para o meu plano de previdência privada?

Neste vídeo, o Victor Oliveira, Head de Alocação da Grão, explicou sobre a diferença das duas tabelas de tributação aplicadas no momento do resgate da previdência privada.

Assim, você poderá saber qual você deve escolher de acordo com o seu perfil para pagar menos impostos com o seu investimento.

Assista com atenção para tomar a decisão correta!

- Tabela progressiva:

A tabela progressiva da previdência privada é aquela em que a alíquota vai aumentando conforme o valor que você vai resgatar de sua previdência.

Portanto, quanto maior for o valor do seu resgate, maior será a incidência de impostos. Assim, esse modelo de tributação não é influenciado pelo tempo.

Esse regime de tributação é o mesmo que incide no IR e impacta aluguéis, salários e diferentes tipos de rendas tributáveis (indo de isento até 27,5%).

Dessa forma, a alíquota aumenta na proporção do crescimento da remuneração total obtida pelo beneficiário. Isso vale tanto para o resgate da previdência privada quanto para os recebimentos realizados como renda.

- Tabela regressiva:

O regime de regressivo é uma opção no momento da contração do plano de previdência privada. Nela, quem aplica por mais tempo paga menos imposto:

até 2 anos — 35%;
de 2 a 4 anos — 30%;
de 4 a 6 anos 25%;
de 6 a 8 anos — 20%;
de 8 a 10 anos — 15%
acima de 10 anos — 10%

O sistema de cobrança favorece o investidor com foco no longo prazo. A alíquota, após 10 anos, chega a ser menor que a terceira faixa do regime progressivo, que é de 15%, e também menor que muitos outros tipos de investimentos, como alguns títulos de renda fixa e ativos de renda variável, que caem até no máximo 15% no momento do resgate.

A contagem do tempo de investimento é diferente para cada aporte. Portanto, cada aplicação deverá completar os seus 10 anos de investimento para chegar à alíquota mínima de imposto de renda. Portanto, caso você faça o resgate total do valor feito em aportes diferentes, será feita uma média do prazo das aplicações para definir o IR.

Uma vantagem, por outro lado, é que caso você faça resgates parciais, sempre será considerada o aporte mais antigo e com menor alíquota para definir o imposto de renda.

-------

00:01 - Introdução da tributação nos investimentos
01:13 - Tabela regressiva: como funciona?
01:53 - Tabela progressiva: como funciona?
03:15 - Como funciona a isenção de I.R. na tabela progressiva?
04:20 - Quando a tabela progressiva vale a pena?
05:50 - Posso mudar a tabela da minha previdência?
07:20 - Resumo final: tabelas progressiva e regressiva

-------------

Acompanhe nossas redes sociais:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Ótima explicaçao. Vi vídeos em outros canais, mas nenhum explicou tão claramente em que casos a tributação progressiva pode valer mais a pena. Muito bom!

cayocezar
Автор

A minha previdência diz que posso escolher a tributação na hora do saque.

migueljunior
Автор

Eu tenho pgbl regressiva a 7 meses 55 reais de rentabilidade 😊😊😊

leomircardoso
Автор

A alíquota progressiva, por exemplo, pode servir como um "seguro desemprego". Se a pessoa, no ano seguinte que for demitida, ainda não tiver previsibilidade de renda nem conseguir um emprego, o que ela obteve de benefício fiscal vem isento se ela utilizar essa tabela nos resgates, correto.

viniciusalmeidanf
Автор

Um dos melhores de explicação que já vi. Muito obrigado.

charlessoares
Автор

Boa noite! Você comentou que é possível mudar de Progressiva para Regressiva somente ao na alteração de portabilidade. Vou fazer o resgate de minha Previdência que já tenho a mais dez anos, vou dividir o saldo para receber em 10 anos. Recebi a informação de que posso alterar de progressiva para regressiva a partir de agora(inicio do resgaste), isto procede?

ClaudecirEstevam
Автор

Tenho uma dúvida, caso eu fique desempregado, posso passar alguns meses sem investir?

dougfanny
Автор

Boa tarde, fui simular o resgate da minha previdência e fui comunicado q a minha não se enquadra na nova regra por ser as mais antigas denominada tradicional ou individual, teria alguma informação, desde já agradeço!

mauriciomaitelli
Автор

Eu tenho PGBL, progressiva. Mas a minha declaração é feita pelo meu esposo como dependente. Seria possível eu resgatar o valor mínimo e não pagar o imposto, desta maneira ?

veraluciadamando
Автор

Olá Me chamo Stefano, gostaria de fazer uma previdência privada, a empresa onde trabalho tem uma parceria com o banco X, eles ajudam com 60 % do valor que será debitado, por minha escolha de 3 % ou 5 %, do meu salário seria interessante eu fazer PGBL Regressiva, estou pensando em investir no mínimo 10 anos.

IEVILYSTEFANODOSSANTOSNASCIMEN
Автор

Ola, se tenho um valor na alíquota progresiva e estiver trabalhando fora do brasil (com registro de saída definitiva), como fica se fizer o resgate de 100.000, por exemplo.?

rodrigoalejandroalarcon
Автор

é verdade que um PGBL Progressiva não permite dedução de até 12% no IR? apenas na tabela regressiva?

replay
Автор

Victor eu entrei na grão já tem um tempo mas ainda não consegui uma confiança para investir nela, vejo muitos vídeos no canal e não entendi essas sopas de letrinhas.
Eu só quero poder investir 100 reais mensais a longo prazo e ver resultado nisso.
Qual método que eu devo proceder ?

luizcarvalho
Автор

olá! uma dúvida sobre o modelo de tabela regressiva.
A partir de 10 anos fica com a alíquota de 10%. Vamos supor que ao longo desses 10 anos eu sempre realizei 1 aporte por ano de 10 mil reais, totalizando 100 mil reais. Passados os 10 anos, eu poderia realizar o saque de ao menos uma parte desse investimento com a alíquota de 10%? ou a contagem se inicia do zero a cada novo aporte? agradeço desde já.

Rodrigo
Автор

Bom dia, tenho uma previdência privada para meu filho vgbl progressiva, para ser resgatado quando fizer 18 anos, vale a pena mudar para a regressiva?
Atualmente ele tem 6 anos, todo mês é investido em torno de 600 reais, desde 2018, atualmente tem em torno de 79.000.

thiagolacerda
Автор

Victor, ficou uma dúvida, tendo um PGBL se eu sacar um valor acima do isento, ele será tributado na hora do saque. Receberei portanto, o valor nominal menos o imposto pago. Se esse valor recebido for somado ao rendimento anual, ele será então tributado novamente? O imposto pago na hora do saque poderá ser abatido, de alguma maneira na declaração anual?

FFREITAS-pbhk
Автор

olá, é verdade que se eu resgatar o valor aplicado em um plano de tributação progressiva tenho de pagar imposto sobre o valor total investido e não apenas do rendimento no período?

bastos
Автор

Tenho um VGBL regressiva a mais de 10 anos, posso pedir resgate integral pagando "apenas " os 10%?

steniopaiva
Автор

Conselho:facam vcs as suas próprias previdencia com investimentos mais próximo a sua realidade. Essas daí só é boa pro banco, arapuca.

claudiodasilva