Como grupo de jovens fez Taiwan passar de produtora de açúcar a potência dos microchips

preview_player
Показать описание
Um grupo de jovens e ambiciosos engenheiros transformou a ilha que exportava açúcar e camisetas em uma potência eletrônica.

Taiwan hoje é rica e moderna. Os trens de alta velocidade percorrem a costa oeste da ilha a 350 km/h. Taipei 101, um dos edifícios mais altos do mundo, ergue-se sobre a cidade, um emblema da prosperidade local.

Muito disso se deve a um aparelho tão pequeno quanto uma unha. O semicondutor de silício fino, hoje conhecido como chip, está no centro de todas as tecnologias que usamos, de iPhones a aviões.

A repórter Lais Alegretti explica o que levou Taiwan, até hoje considerada uma "província rebelde" pela China continental, a se tornar a produtora de um item vital para o mundo moderno.

#bbcnewsbrasil #taiwan #china #tecnologia #microchips
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Olá, esse vídeo apresenta uma correção em relação à versão anteriormente publicada, em outra URL. Era dito que os nacionalistas (conhecidos como Kuomitang), após a derrota para os comunistas na guerra civil chinesa, fundaram um governo democrático ao se estabelecerem em Taiwan. Mas foi formado um regime ditatorial que durou até a década de 1980. Infelizmente o YouTube não permitiu a substituição, na antiga URL, da edição com a informação corrigida. Pedimos desculpas pela inconveniência.

BBCNewsBrasil
Автор

Excelente vídeo da BCC explicando o sucesso desta ilha; importante observar como os investimentos do Estado nacional, quando direcionados para alta tecnologia mudam totalmente o contexto do país. Vamos a imaginar: se o Brasil investisse 1/3 do capital direcionado para o Agro em alta tecnologia será que haveria mudanças socioeconômicas significativas? eis a questão.

karaioscar
Автор

Resumindo eles eram como o Brasil, que até hoje vive de cana de açúcar, soja, minerio e boi
O Brasil não entrou na era tecnológica e tende a nunca ser uma superpotência regional como Índia e China

junior-kymz
Автор

Estou vendo o vídeo do meu Azus Zenfone, com 1 mes para completar 6 anos de uso, srm formatar. Fizeram o dever de casa.

SinalNatural
Автор

😍🌹🌸🌺 Laís Alegretti fala notícias muito bem...!!!

JoaoGomesGomes-ysjg
Автор

Antes disso, faltou falar da ocupação japonesa que desenvolveu o saneamento básico a rede de transportes e principalmente o sistema educacional de Taiwan. A própria Universidade de Taipei foi fundada pelos japoneses. Antes disso, tanto a Coréia quanto Taiwan eram subdesenvolvidos em todos os aspectos. Resumindo, antes de trazer uma nova indústria, sempre tem um trabalho de base que envolve investir no que não aparece. É por isso que eles são eficientes.

MiniLumpa
Автор

Taiwan foi muito esperta ao investir no mercado de semicondutores porem é necessário que ela faça novos investimentos em outras areas pra garantir que a China n invada a ilha ou seja tornar o mundo dependente de algo a + do q os chips

VitorSilva-lvid
Автор

O Brasil só quer saber do AGRO. Ao invés de investir em chips também.

julianos
Автор

❤❤ sucesso na vida desses historiadores

nilceiamusica
Автор

Eu estou vendo o pvo falar do atraso do Brasil.
Sim, é verdade estamos atrasados em muita coisa, ainda somo produtores rurais, cana de açúcar, álcool, soja, milho...

Entendo e concordo.

Porem entendo que o agro é importantissimo para o país.
Mas também gostaria de ver o país investindo em área da tecnologia.
Deixando os empresarios desenvolver tecnologia o paus cresce, fica mais auto sustentável.

Gostaria de um governo sem corrupção em que todos os políticos trabalhassem para o bem comum.

Somos grandes, somos fortes e capazes. Mas infelizmente tem muita pedra atrapalhando essa visão.

RomuloCrispim
Автор

O caso claro de “desenvolvimento a convite”, Taiwan está numa geopolítica muito sensível e teve forte investimento dos países desenvolvidos, principalmente EUA. Taiwan é estratégica, somado a um estado desenvolvimentista e não entreguista como na AL.

andersonalmeida
Автор

Parabéns pelo vídeo ❤ canal de qualidade

thiagobeltrao
Автор

e o Brasil em um passado recente fechou uma fábrica de semi condutores. mesmo não competindo com as gigantes mas produzia uma quantidade para o mercado local e com investimento correto aumentaria a produção e melhoraria os produtos feitos

edimilsonsouza
Автор

Esses países cresceram devido numa época em que automação era pouca, empresas americanas em busca de lucros maiores, e terceirizaram a produção de eletrônicos para países asiáticos para aproveitar a mão de obra barata e o trabalho semi-escravo, espertos que são os asiáticos "roubaram" certas tecnologias e desenvolveram sua indústria nacional muito especializada nessas novas tecnologias, agora os EUA viram que estavam na mão dos asiáticos e criaram várias leis protecionistas e subsídios para repatriar essa indústria especializada de volta para eles

fobosdeimos
Автор

Taiwam não importa os melhores engenheiros, taiwam forma seus melhores engenheiros e não paga muito a eles

rodrigodealencarsilvahuang
Автор

Não é sobre independência de Taiwan, é sobre a TSMC!

igorarusa
Автор

Não tem mais vídeo com a Camila veras motta?

Frutodaterra
Автор

E incrivel como varios paises do leste e sudeste asiatico antes pobres viraram regioes ricas em pouco tempo.

A China nos anos 40 era um pais falido e dominado por senhores da guerra e hoje e uma potencia economica, tecnologica e industrial e podemos citar Coreia do Sul, Taiwan, Hong Kong, Cingapura, malasia...

bruno-eqvw
Автор

Parabéns Taiwan pelo o brilhante sucesso 😊

edilenemiranda
Автор

O que mais impressiona é os EUA não ter assassinado este engenheiro que levou o projeto de desenvolvimento para Taiwan, igual eles fazem frequentemente com físicos e engenheiros do Irã.

CarlosSantos-xemh