O QUE PODEMOS APRENDER COM ODETE ROITMAN, A VILÃ DA NOVELA VALE TUDO?

preview_player
Показать описание
A morte da atriz #BeatrizSegall, na última quarta-feira, é o ponto de partida para o Fala Muka desta semana. Por meio das frases e das ideias defendidas por sua personagem mais famosa, a megera #OdeteRoitman, da histórica novela #ValeTudo, eu te convido a fazer um paralelo com os pensamentos defendidos por muitos brasileiros atualmente. Será que mudamos tanto a ponto de concordar com propostas que só uma vilã era capaz de fazer há 30 anos?

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Mesmo a atriz não querendo ser rotulada com a Odete. Isso foi algo marcante que não se apagou ao longo do tempo. Uma vilã que não era assasina, apenas realista, descrevendo uma sociedade que 30 anos depois não mudou nada.

jhonygalvao
Автор

Do tempo em que as telenovelas tinham também um valor pedagógico sem cairem na chatisse didática. Gilberto Braga escreveu um folhetim brilhante sem o constrangimento de ser obrigado a lidar com agendas identitárias. No entanto, o pobre, o trabalhador, a feminista e o homossexual (no caso as duas lésbicas interpretadas pela Prochaska e pela Lala D.) são apresentadas dentro de dramas humanos comuns a qualquer pessoa, o que criava uma empatia instantânea. Odete Roitman era o contraponto a tudo aquilo, com seu discurso de desprezo e egoísmo. Não à toa Vale tudo é lembrada até hoje como uma das grandes telenovelas brasileiras.

deboragomes
Автор

A melhor personagem da teledramaturgia brasileira...eterna Odete Roitman 👏👏👏👏

raphalider
Автор

Estou revendo Vale Tudo novamente e aos 31 anos já entendo muito melhor do que quando vi em 2011 na reprise do Viva. Hoje 34 anos depois eu digo, e eu que pensei que alguma coisa tinha mudado nesse país!
Desde que eu me conheço por gente só se fala em crise nesse país!
Odete Roithman e vale tudo são únicas e atemporais

ianclaudio
Автор

Odete só dizia aquilo que muita gente pensava mas tinha vergonha de dizer, E com o tempo as coisas foram ficando bagunçadas e as pessoas querendo mostrar que são polêmicas começaram a adotar reproduzir esse tipo de discurso.
Esse texto Nunca foi uma criação foi só reprodução de uma verdade que muitos pensam.

leomadeiro
Автор

1:26 aonde eu encontro essa cena "gente horrível no caminho uma gente feia para esperando os ônibus caqueticos" morri

mechamadecorruptoporra
Автор

Sempre concordei com o que Odete dizia, resumindo,a impunidade é berço da violência e da corrupção.

eduardocerqueiraalvescerqu
Автор

só o fato da Odete ter nascido no Brasil e odiar o Brasil, já mostra que uam pessoa assim nào pode pensar nada de positivo, construtivo e de bom pra ninguém

nederlandsuperfan
Автор

Beatriz Segall arazou na pele da maior vilan da tv brasileira, talentosa, versátil, só que odeth roitham sucumbiu a careirra dessa brilhante atriz, pois a própria Beatriz Segall chegou adeclara que os diretores e produtores de novelas durante anos não a chamava pra atuar em novelas pois mesmo depois de décadas da exibição de vale tudo a imagem de odeth roitham era ainda muito forte e que o público não esquecia de odeth roitham quando via beatriz Segall naxtv

paollosandrack
Автор

Odete Rottman já falava à verdade há 31 imagina se ela visse o Brasil hoje!!!! 😂😂😂😂😂😂

marciasoltani
Автор

A Odete Roitman era cheia de nuances. Ela amava e se preocupava com os filhos, mas de uma maneira torta. Armou para a Heleninha ser feliz com o Ivan e fez conchavo com a Maria de Fátima para ela se casar com o Afonso e levá-lo para Paris, onde ela acreditava que ele seria bem sucedido. Ela acreditava que tinha a fórmula da felicidade, quando ela desconhecia o que era ser feliz. Odete se apaixonou pelo gigolô César e passou por uma vergonha ao descobrir que ele era amante da Maria de Fátima. Enfim, Odete tinha uma moral distorcida e não sabia lidar e expressar seus sentimentos. É vilã, sem dúvidas, mas tinha suas nuances.

ph
Автор

Essa mesa de jantar da novela, hoje em dia não teria as caras de espanto de todos os personagens, pelo contrario, teriam aplaudido a Odete e defendido a volta da ditadura ou o armamento da população, por exemplo. Sds das pessoas, personagens ou não, que ficavam boquiaberta com declarações absurdas de vilões. Onde foi que nos apropriamos desse texto tão ignóbil ?? O Brasil de 30 anos atras, infelizmente parece ser mais avançado. :/

gustavogarcez
Автор

Eu não era nascida ainda na época dessa novela (1988)! Eu nasci no ano seguinte 1989 ano que caiu o Muro de Berlim.

tattianasalles
Автор

Beatriz Segall, disse que Odete Roitmann, não era ma, era egoísta, ela disse, junto com a Glória Menezes, no programa do Ronnie Von.
Odete, não era ma, mas era ambiciosa, mas ma não era, ela não dizia mentiras, só verdades.
E ela mesma disse que o castigo dela não foi morrer, foi se apaixonar pelo César, disse no programa do Amaury Jr em 2011.

brunoeduardocostapereira
Автор

Ela Esta Completamente CERTA, OBVIOUSLY.

michaelfernandes
Автор

Ela podia até ser uma megera, mas boa parte das coisas q ela falava faziam sentido. Saudades eternas da Beatriz Segall 👏👏👏👏

mateusborges
Автор

Ela não era 100% do mal, deu pra ver que vc nem assistiu a novela

sirleidesigner
Автор

Umas ressalvas.
Em meio a uma personagem de caráter pra lá de duvidoso o autor incluiu no texto dela, intercalado a uma chuva de preconceitos, algumas falas bem interessantes, realistas e atemporais. Algumas verdades inconvenientes, como a de que o Brasil não vai pra frente, que as pessoas só vivem falando em crise. Isso pq nem sabia que o problema das drogas ficou muito pior que naquela época. O trecho que ela tenta convencer o Afonso a não ficar no Brasil é épico.

hldoolivia
Автор

Muito bem colocado os questionamentos desse vídeo. Vejo muita gente, aparentemente esclarecida, com esse discurso. A coisa está tão crítica que minha mãe, com 80 anos, com Parkinson, usando andador, essa semana manifestou o desejo de voltar a votar, pra que essa onda (tsunami) retrógrada não aumente mais ainda. Ela está com medo. Estamos com medo.

claricevieira
Автор

Alguns equívocos no seus texto! O primeiro é que Vale Tudo não revolucionou a telenovela, embora tenha sido uma das melhores novelas já produzidas na tv brasileira, o que a novela tem, e é gritante depois de 30 anos passados de sua 1ª exibição, uma atualidade com os dias atuais, uma sintonia com a sociedade e seus problemas. A premissa dessa novela ainda é pertinente neste mesmo Brasil! Vale a pena ser honesto num país onde todos querem ser espertos? Maria de Fátima, essa sim a vilã moderna e facetada que encantou o Brasil e apaixonou o autor ao ponto de transformar suas próximas vilãs em protagonistas, questionava sua honesta mãe Raquel sobre uma pessoa honesta vence no Brasil? Além do elenco e da tão oportuna premissa Vale Tudo trouxe uma dupla de mocinha e vilã muito bem defendidas. Odete foi a folclórica vilã, quase uma caricata para diversão do público, ela era antipatica ao extremo o que encantava a plateia com pérolas de esnobismo, tanto que ao final a faxineira que fica rica no jogo do bicho se transforma numa caricatura de Odete, como uma chanchada! A perversidade, a maldade de fato vencem quando Maria de Fátima depois de tantas destruições a sua volta consegue terminar uma rica esposa de um nobre bissexual amante de seu amante, ao mesmo tempo em que A honesta Raquei tb prova que o bem pode triunfar e chegar ao sucesso com trabalho e verdade... mas fica para o público as 2 possibilidades... e a única pessoa que se ferra é a caricatura de bruxa má Odete, que chega a ser cômica, de tão over. Eu diria que o grave nos dias de hoje não é Odete, e sim as Marias de Fatimas disfarçadas por todos os cantos sociais e políticos desse país! Temos Marias de Fatimas jovens, velhas, ricas, pobres, de esquerda e de direita e isso sim acho a perversidade dos tempos atuais

antoniomarinho