Música Proibida | EP#8 - 'Jorge Maravilha' (Chico Buarque)

preview_player
Показать описание
A história das composições censuradas pela ditadura militar.

Para driblar a censura canção de Chico Buarque foi encaminhada à Polícia Federal sob o pseudônimo de Julinho da Adelaide, e acabou sendo aprovada pelos censores. Como não tinha a obrigação de gravar todo o texto aprovado, as estrofes inicial e final foram completamente descartadas, restando apenas o trecho que interessava: "E o meu amor por ela / É uma cidadela / Construída com paz e compreensão".
____________________________________

Durante os anos 1970, a música popular brasileira teve seu período de maior crescimento. Este fato certamente não passou despercebido pelos sucessivos governos militares, que durante todo o período de vigência do regime, estiveram atentos ao que era produzido na esfera musical.

Cantar virou uma atividade de risco, já que a censura baixava seu carimbo sobre aqueles que se colocavam contra o regime. As justificativas para os vetos incluíam desde argumentos como “ofensas” até “falta de gosto”. Nesse período muitos artistas viram suas músicas na lista de censura da repressão. Mas nem por isso eles pararam de produzir suas canções.

____________________

Realização Rádio UEG Educativa
Projeto Crialab UEG.
Locução: Pedro Fazoli.
Criação: Samuel Peregrino
Pesquisa: Marjorie Seckler e Camila Alves
Roteiro e Direção: Marta Souza
Vinheta sonora: Lara Vitória
Edição e Som: Maycon Douglas
Câmera: Hudson Cândido
Produção Sonora: Rafael Curado e Carlos Antônio.
Coordenador de Radioteledifusão e Coordenador do Crialab: Professor Marcelo Costa. Diretora de Comunicação Institucional UEG: Núbia Rodrigues.

Рекомендации по теме