Como escolher uma WHEY PROTEIN? (Amino Spiking)

preview_player
Показать описание
Aprende como escolher um suplemento de whey protein. Conhece os truques das marcas de suplementos e nunca mais caias neles. Neste vídeo explico também o conceito de "Amino Spiking".

▶️ Uma das leis elementares do mercado é que a procura por um produto influencia o seu preço final. Se determinado produto tiver muita procura, o seu preço aumentará. Nos últimos anos, a procura por suplementos de whey protein disparou, tornando a matéria-prima necessária para o seu fabrico mais cara.

▶️ Por essa razão, várias marcas de suplementos têm adotado estratégias e truques ardilosos para tornarem o seu produto mais barato e, por conseguinte, aumentarem as margens de lucro.

▶️ 1) Atenção à quantidade de proteína no produto

Se pagas por whey protein, deves exigir whey protein. Se não tens o hábito de olhar com atenção para a informação nutricional do produto, deves passar a fazê-lo.

Como deves saber, um suplemento de proteína não traz apenas proteína. Também traz hidratos de carbono e gordura, entre outros ingredientes. Se estás a pagar por um suplemento de whey protein, deves exigir que o suplemento de whey protein tenha, no mínimo, 70% de proteína por 100g de produto (case se trate de um whey protein concentrado).

Existem alguns suplementos que são autênticos rip-offs, fazendo-se passar por algo que não são. O mercado está repleto de proteínas que apresentam concentrações proteicas inferiores a 60%. Ou seja, em 100g de produto, apenas 60g são proteínas, tudo o resto são hidratos de carbono, gorduras e outros fillers.

▶️ 2) Atenção ao perfil de aminoácidos

Não basta olhar para a quantidade de proteína que o produto oferece. Temos de ir mais fundo na nossa análise. Neste caso, temos de olhar para o aminograma do produto. O aminograma é a tabela que indica todos os aminoácidos presentes no suplemento de proteína, bem como as suas quantidades.

O interessante numa whey protein é a quantidade de aminoácidos essenciais – especialmente BCAAs – que ela oferece. O nosso corpo consegue produzir os aminoácidos não-essenciais. Como tal, quando estamos a escolher um suplemento de proteína, devemos atentar para a quantidade de aminoácidos essenciais que esse suplemento oferece.

Os BCAAs – leucina, isoleucina e valina – merecem uma atenção especial pois são os aminoácidos que se encontram em maior quantidade no tecido muscular e um deles – a leucina – é o principal responsável por ativar a síntese proteica, o processo que nos vai permitir ganhar massa muscular.

Pelo conhecimento que tenho do mercado de suplementos, aconselho a escolherem uma whey protein que tenha pelo menos 30% de aminoácidos essenciais, 15% dos quais BCAAs.

▶️ 3) Atenção ao Amino Spiking

Este termo deve ser novo para a maior parte dos leitores, mas é um conceito muito conhecido dentro da indústria da suplementação. O “Amino Spiking” acontece sempre que uma marca acrescenta determinados aminoácidos à sua fórmula de proteína de forma a aumentar a quantidade total de proteína de forma barata.

Não são poucas as marcas que adotam esta prática. Os casos mais escandalosos são aqueles em que o produto tem o nome de “100% Whey Protein” quando, na realidade, não passa de uma espécie de 60 ou 70% whey protein à qual foram acrescentados aminoácidos livres.

Os aminoácidos mais comuns utilizados para subir o teor de proteína num suplemento de whey, por serem baratos, são a glicina, a taurina, o ácido glutâmico e a creatina. Os dois primeiros são os mais utilizados.

A glicina é um aminoácido não-essencial barato. A taurina, apesar de ter funções biológicas importantes, não contribui para a síntese proteica. Uma vez que 99% das pessoas compra whey protein a pensar em ganhar ou manter massa muscular, não é um aminoácido interessante para se ter numa whey. O ácido glutâmico, ao contrário do que a generalidade das pessoas pensa, não é glutamina.

Sempre que a lista de ingredientes do produto enumerar aminoácidos livres, isso significa que a marca os adicionou à fórmula. Ou seja, não estás a olhar para um suplemento de whey protein “puro”. Desconfiem sempre de certos termos que nada mais são tentativas de atirar areia para os olhos dos consumidores. Alguns exemplos: “amino blend“, “reinforced protein complex“, “amino complex“.

▶️ O preço é sempre um bom indicador para determinar se um suplemento de proteína pode estar a esconder algum “truque”. Se estiverem a olhar para um suplemento de whey protein muito mais barato do que você estão habituados, então desconfiem logo à partida e procurem indícios de amino spiking na lista de ingredientes.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Marcos Sabino e Felix Bonfim. "Os Caras" Obrigado pelas informações, vocês nos ajudam muito, gratidão sempre!

WallMarkus
Автор

Não conheço nenhum whey no brasil que realmente se encaixe nesses padrões do Sabino!

felipeazelman
Автор

Incrivel como tu num video consegues tirar TODAS as dúvidas que tive. Conheço a tua pagina á pouco tempo mas tornei-me rapidamente teu fã.

Sou de Desporto, pratico desporto e tenho muitos cuidados na alimentação e estes teus videos caiem mesmo bem ve-los.

Um grande abraço e continuação de BOM TRABALHO!

kciddor
Автор

Boa noite!

Achei muito interessante o vídeo nº3 onde é informado que deve se atentar na qualidade de proteína para consumo e onde se explica o que realmente importa e a quantidade de aminoácidos essenciais para o objeto de ganho de massa muscular (síntese proteica) já que 90% das pessoas que procuram a utilização desse suplementos é para esse fim.

Concordo com a informação passada e infelizmente a prática do amino spiking acontece mas acredito também que a leitura do aminograma deve ser interpretada corretamente, pois por exemplo em 25gr na dose se tivermos 20% dos aminoácidos essenciais e 5% dos outros o produto é de boa qualidade também.

Voltando, gostaria de saber se não possui interesse também em acrescentar no vídeo, já que estamos falando de qualidade de proteína, a informação do valor biológico da mesma? 

A filtragem para extração da proteína não conta na qualidade do produto para consumo?

Qual tem o maior valor biológico o WPC de troca iônica ou ultra filtrada?

100gr de WPI de troca iônica é melhor que 100gr de WPC de ultra filtrada?

Por que a maioria dos laboratórios não colocam essa informação da filtragem na tabela nutricional?

Acredito que esse detalha faz toda diferença no produtos principalmente quando estamos falando de qualidade.

ruicoutinho
Автор

Sensacional seu vídeo, muito esclarecedor e informativo. Parabéns e obrigado!

BoyHighTech
Автор

muito obrigado pela força. continue com esse excelente trabalho!!!

petroninhocv
Автор

Marcos, Parabéns pelo canal muito obrigado pelas

luizventurini
Автор

Muito obrigado por tanta informação útil. Sou novo na compra desses suplementos e não sabia nada dessas minúcias. Video muito bem feito sem perda de tempo e indo direto ao que interessa. Obrigadao.

xdhthn
Автор

Parabéns pelos vídeos, estou vendo todos, muito obrigado por todas essas informações tão necessárias pra quem está começando e pra quem já está algum tempo.

eudeslima
Автор

Super válido, eu pelo menos não sabia dessas informações, a partir de agora vou prestar mais atenção ao comprar minha whey.
Valeu marcos (:

djalmaneto
Автор

excelente video Marcos! extremamente útil e mostra bem como andamos a ser enganados pela industria da suplementação! se pudesses fazer um video com as marcas que nos andam a enganar e as recomendadas seria ótimo. continua com o bom trabalho... abraço 

virgilioneves
Автор

Muito bom vídeo Marcos, muito esclarecedor.

gabrielsoares
Автор

Muito boa sua análise, melhor que muito parecer técnico feito por alguns profissionais da área.

CarlosEduardo-iubq
Автор

parabens pelo video Marcos, acompanho seu trabalho e admiro a forma como voce, auxilia e compartilha seu conhecimento.
muito obrigado

kaledonio
Автор

Excelente dica e excelente canal, tens aqui mais um subscritor ;) Abraço e obrigado mesmo. Andava à procura há muito tempo de informação acerca de como ler os rótulos, e só ligava para a proteina, e não ligava aos aminoácidos. Obrigado e continua ;)

pedrocunha
Автор

E pá, valeu mesmo por essas dicas. Nunca soube disso! Agora vou ficar ligado na hora de comprar

cajureba
Автор

Fala, Marcão, beleza? Cara, meus parabéns a vc pela instrução! Muitíssimo obrigado!

ericribeiro
Автор

Obrigado pelos videos
Se não te importares faz um sobre batido pós-treino que carbs devemos usar malto/dextrose/vitargo se pode ser substituido pelo mel ou banana, li que banana não deve ser usada no pós por ter alguma quantidade de fat e que o mel tem IG alto perto da malto/dext mas contem muita frutose
Abraço

AndreyHHFE
Автор

Marcos excelente informação, obrigada

alicsalgado
Автор

Parabéns, Sabino! Tu fizestes uma excelente explanação utilizando-se de argumentações científicas de como diferenciar uma boa whey protein das muitas propagandas enganosas. Seu estudo é altamente relevante para nós, consumistas de suplementos e praticantes de musculação.

eduardonagy