ESCRAVIDÃO PARA O ENEM - 02

preview_player
Показать описание
Entenda o cotidiano e os trabalhos realizados pelos escravos africanos na História do Brasil.

Me siga nas redes sociais:

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Prof .Eu sou tua fã vc dar um show de aula tenho 51 anos estude até a 4 série ....mas não passado eu fiz o enceja passei fiquei muito alegre mais eu estudo para o Enen de 2018 para tentar uma faculdade ..depois eu me.perdi no meio do.caminho mais.continuo vendo os teus.vidos adoro 😚

sandraamorim
Автор

Professor, o senhor falou das mulhres, a tortura delas além do trabalho arduo, tinham os estrupos, que para osenhor elas tinham obrigação de servi-lo. "O senhor tá triste, trás uma negra pra mim, o senhor está com raiva, trás uma negra mim". E isso se reflete nos dias de hoje. Muitos Homens vêem mulheres como posse sexual.

laurenirbatista
Автор

LINHA DE CONTEÚDO DO VÍDEO
1° aula: motivos e justificativas para a vinda deles para o Brasil.
GRANDE ERRO: escravos passivos
Comentário no vídeo: "Os escravos africanos não eram pacíficos com a escravidão. Para conter revoltar, os senhores optavam por escravizar africanos de etnias diferentes para evitar diálogos."
TRABALHO
Principalmente no Nordeste, depois no sudeste (advento do ouro), assim como em diversas áreas.
MUCAMA: escrava sexual do senhor, ama do leite (cuidavam enquanto não chegavam a adolescência), trabalho doméstico.
OBS: As crianças, contudo, tinham que entender que a ama era propiedade do senhor, apesar dos mesmos desenvolverem afeto por elas.
Expectativa de vida de um escravo: 34 a 40 anos.
ESCRAVO DE GANHO: tinha confiança do senhor, vendia doces na cidade e exercia trabalhos diversos, onde parte deles tinham que dar ao senhor e acumular certa quantidade de capital.
CAPITÃO DO MATO: homem pobre, e geralmente livre, de origem africana que prestava serviços para as fazendas (às vezes, várias) para evitar a fuga dos escravos. Alguns deles já foram escravos tbm.
ALFORRIA: liberdade comprada (mais comum no Brasil no século XIX)
2 TIPOS:
ALFORRIA COMPRADA: comprada com dinheiro de uma vida toda, geralmente ao final da vida do escravo.
ALFORRIA GRATUITA: ganha do senhor pela relação de confiança com o senhor que propõe que os ex-escravos ainda continuem trabalhando na propiedade do senhor.
LOCAÇÃO:
Senzala: morada dos escravos, localizada em um lugar em que o senhor pudesse observar. Escravos dormiam acorrentados para evitar a fuga durante a noite.
Objetivo da aula: mostrar as diferente formas de escravidão, suas características e o processo da alforria.

tsukiz
Автор

O livro o Cortiço aborda essa questão da alforria - a personagem Bertoleza foi escolhida pelo autor Luiz Azevedo para demostrar esse tema.

alexnogueira
Автор

Revisando para o Enem, contudo, assistindo as suas aulas eu sempre me sinto sem pressão, da muita sensação de lazer. Professor, muitíssimo obrigado pelas aulas, elas são excelentes.

keldiniz
Автор

Eu estou no 9 ano, Mais Mesmo assim Assisto suas aulas, Porque é sempre bom. Aprende mais .E Gostei muito das suas aulas❤

yasminnascimento
Автор

Professor divide história em geral e do brasil(playlist)

jonatascangussu
Автор

Moro em uma cidade interior de Recife, Sirinhaem, aqui tem vários engenhos e tem um engenho específico que se chama “São José das bananas” lá tem uma casa grande bem no início do engenho, fomos com a escola para conhecer, entramos nas senzalas, tinham marcas de sangue nas paredes e no chão, as paredes eram bem grossas, foi muito triste ver a condição que os escravos enfrentavam. E em cima da senzala tinha a casa do senhor, entramos nela tambem, e nas paredes da casa tinham vários quadros com imagens com escravos acorrentados, ama de leite. Ao mesmo tempo que é interessante ver de perto é muito triste😕

marialauraos
Автор

Na prova do Exército caí viu?!. Vida do escravo africano e sobre o indígena! Posta mais ;)

dayseolivieri
Автор

Realmente....
O senhor ensina muito bem..

geovannafernandes
Автор

Que aula! Uma foto com o professor que tanto me informa seria um grande troféu, te admiro professor. ❤

mariafabianadep.chaves
Автор

Nao sei como alguem tem coragem de dar ''deslike'' em uma aula maravilhosa dessa.

mariavitoria
Автор

Fui em uma fazenda em Magé-RJ, que afirmam que já foi uma fazendo com escravos e que ainda tinha resquícios dessa época construído. Me levaram em um lugar que era embaixo de uma casa tipo um "porão" e me disseram que ali que ficavam os escravos. O lugar era mto, mto pequeno e baixo, tinha um paralelepípedo feito (do que parecia) de cimento como forma de banco. Esse "banco" era dos dois lados do corredor (que era minúsculo). O "porão" tinha um formato de L, na entrada tinha esse corredor com esses "bancos" e mas para dentro tinha uma área que não tinha nada. O porão é totalmente fechado como se só escavaram e ponto e com um portão de ferro. Eu não sei se era realmente uma senzala ou algum lugar que foi feito para punir. Não aguentei ficar mto tempo, só ficava imaginando como essas pessoas sofreram!

A_ArteDaPsique
Автор

Professor, você é tão necessário e faço questão de comentar em todos os vídeos que vejo. Você é sensacional, obrigada por tudo! 💖

dalilaoliveiira
Автор

Oiiee professor !!
Por favor faz um vídeo falando sobre As independências da América latina

LarissaSouza-qloc
Автор

Você vai fazer algum vídeo sobre a independência do Haití e a revolta da chibata?

alexnogueira
Автор

Você é o anjo que ilumina minha mente desde o dia em que comecei assistir suas aulas, professor!!!!

izabelmoraes
Автор

5:51 Gente...que terrível a nossa história e o quão deturpada se torna a mente humana.

diogofonseca
Автор

Poxa professor, muito obrigada pela sua dedicação! 🙅💡📚

marianaalves
Автор

Galera do Sesi de Patos PB acompanhando

estudodiario