Por que Deus NÃO mata Satanás e os anjos caídos

preview_player
Показать описание
A luta contra o Diabo é diária estamos o tempo inteiro enfrentando nosso inimigo. Ele está sempre nos tentando, desde a hora em que acordamos até a hora em que vamos dormir. Por isso a Bíblia nos diz para sempre pedir a Deus: "Não nos deixeis cair em tentação". E bem sendo sincero, a melhor maneira de não cair em tentação é tirar o tentador, não é? Nós já temos pecados suficientes na vida para enfrentar; não precisamos de Satanás para tornar tudo ainda mais difícil.
-------------------------------------------------------------------
Quer aprender a interpretar com facilidade qualquer texto da Palavra de Deus?
📚 Curso Interpretação Bíblica: Gênesis a Apocalipse
----------------------------------------------------------------------------------------
📜📌Curso de Pregação Bíblica. Arte da Pregação Bíblica
----------------------------------------------------------------------------------------
Contato comercial:
-----------------------------------------------------------------------------------------
🎧 Música por:
License code: YAJCUW26MM4JWCBC
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Quer aprender a interpretar com facilidade qualquer texto da Palavra de Deus?
Curso Interpretação Bíblica: Gênesis a Apocalipse

TeologiaIlustrada
Автор

resposta mais humilde e sincera: não sabemos, só Deus sabe..

estudiodannyanimation
Автор

E se Eva tivesse simplesmente dito à serpente:

— Vai-te!

k.araujo
Автор

Sempre pensei que era porque o diabo acusava Deus de ser tirano, e para mostrar o seu verdadeiro caráter Deus deixou que ele continuasse para mostrar aos anjos o contrário, pois se o destruísse Ele apenas confirmaria o que o inimigo dizia sobre Ele, fazendo que seus anjos não o servissem por amor, mais por medo. Tambem tomo essa explicação pro fato de Deus usar os anjos como seus agentes espirituais e não seus poderes diretamente.

MuriloSilvaCardoso-kbkf
Автор

Meio que o diabo virou uma ferramenta de Deus, quem não for corrompido pelo adversário, mas ser santificado através do sangue do Cristo será salvo.

johwmaverick
Автор

Simples: Deus mostrou a criação que todos devem e podem amar não por imposição, mas pelo que Ele é e a importância que teve em criar tudo sob os mininos detalhes por amor.

instintusprimatus
Автор

Deus vence o mal com seu caráter e a sua humildade, e isso é incrível!

Davihenrique_
Автор

O CRIADOR já vai destruir o satanás e o mal em apocalipse

Patriarcademanassés
Автор

No relato da tentação de Jesus no deserto (Mateus 4:1-11; Lucas 4:1-13), um ser espiritual a qual Cristo chama de Satan (que significa opositor) alegou que este mundo foi entregue a ele, afirmou ter autoridade sobre os reinos dessa terra e prometeu entregar tudo a Jesus em troca de um simples ato de adoração. Jesus não negou que Satan tivesse tal autoridade, isso só faria sentido se esse ser, realmente fosse o senhor desse mundo. Jesus então rejeita esse reino, para então anunciar um reino muito superior, o reino do seu Pai, um reino governado pelo Criador, não por Criaturas, afinal se esse reino fosse bom, qual o sentido de Cristo anunciar outro? Seguindo a narrativa bíblica, Jesus deixa claro, evidente em diversas outras passagens que o reino dele não era desse mundo (João 18:36), afirmou que este mundo jaz no maligno, e revelou que Satan seria de fato, o príncipe desse mundo. (João 14:29-31). O apóstolo Paulo por sua vez, disse ainda que esse mundo é trevoso e que o reino de Deus não é aqui. (Efésios 6:12), alegou que o "deus" deste mundo havia cegado o entendimento das pessoas (2 Coríntios 4:4). Por fim o apóstolo afirmou que a luta deles deveria ser contra as potestades celestiais e dominadores deste mundo tenebroso (Efésios 6:12).

Finalmente, no último livro bíblico é revelado a identidade de Satan, de acordo com o apóstolo João, esse ser, seria a antiga serpente, conhecida como Dragão, Diabo, ou Satan, que foi lançado na Terra, com seus demónios e tem enganando o mundo inteiro. (Apocalipse 12:9)

Toda essa narrativa só faria sentido se realmente este mundo estivesse sob domínio e gestão das trevas. Mas, afinal, que gestão das trevas seria essa? E por que um Deus de bondade entregaria sua criação ao domínio das trevas?

Para enteder melhor, é preciso retornar ao tempo antes da existência desse mundo ao qual conhecemos, numa época em que só havia o domínio de luz. De acordo com a Bíblia, houve uma rebelião no domínio espiritual. O líder da rebelião Satan (que significa opositor) desafiou o Criador, questionando Seu modo de reinar (modelo do Éden) e propondo um sistema dual que misturasse bem e mau (representado pelo fruto) e não somente bem e bem (bens diferentes) como era no Éden.(Gênesis 2:16-17).

Baseado nas diversas falas de Satan ao longo da narrativa, é possível entender que ele convenceu os anjos da rebelião que a criação deveria ter o direito de conhecer as trevas para só então valorizar a luz, dando a entender que caso as criaturas tivessem acesso as trevas (representado pelo fruto) elas poderiam ter uma genuína liberdade de escolha, conseguiriam reinar a si próprias e se sairiam melhor sem a interferência de Deus. Satan tenta provar que Deus estava errado e que na verdade, a combinação de luz e trevas, amor e ódio, noite e dia, positivo e negativo, alegria e sofrimento, traria melhores possibilidades de escolha, progresso e evolução. No livro de Jó por exemplo (Jó 1:8-11; 2:4, 5), observa-se o desprezo de Satan em relação a ausência de sofrimento, quando o anjo das trevas, dá a entender que o sofrimento e as dificuldades deveriam existir. (Contrariando o modelo do Éden).

Essa rebelião levou a um debate entre os anjos sobre a justiça e a eficácia do governo divino. Contudo, livrar-se dos rebeldes no Éden não teria resolvido a questão levantada; apenas criaria mais dúvidas sobre a eficácia do reino de Deus e se o reino proposto por Satan seria realmente eficiente. Por isso, após a Criação escolher o lado das trevas (simbolizado pelo fruto), o Criador concede um tempo para que Satan mostrasse como seria a "maneira correta" de governar a criação (João 16:11; 1 João 5:19; 2 Coríntios 4:4-6).

A partir daí segue se um sistema de gestão ao qual estamos familiarizados aqui na terra, uma gestão baseada no livre arbítrio entre bem e mau, (e não entre bem e bem como o modelo do Éden) A existência de uma natureza implacável, onde opera, ação e reação, causa e efeito sem excessão (se cair da escada, vai esborrachar no chão, pode ser idoso ou criança, sem dó), um livre arbítrio onde se entende que o sofrimento e trauma são essenciais para o progresso moral, equilíbrio e evolução da criação. O que contraria o modelo proposto por Deus no Éden.

Infelizmente, muitas doutrinas espiritualistas estão mais alinhadas com os argumentos da rebelião do que com o modelo do Éden, chegando até a demonstrar repulsa ao modelo proposto pelo Criador no Éden.

Comparando o modelo do reino de Deus proposto no Éden, com o modelo da serpente que vivemos hoje aqui na terra, não resta a menor dúvida que o tema central da rebelião dos anjos caidos foi o livre arbítrio entre bem e mau, e não somente entre bem e bem como era no Éden.

Qual é o resultado disso? A decisão de Deus em permitir o reino de Satan na Terra trouxe benefícios? Por um lado, a humanidade teve a "liberdade" e a oportunidade de governar a si mesma, com diversos tipos de governo humano, sob a influência de Satan e seus anjos. Houve progresso na ciência e em outros campos. Por outro lado, um mundo de "liberdade", onde há relatividade do que é certo ou errado e bom ou mau, resultou em injustiça, impunidade, violência, pobreza, crime, guerra, dor, sofrimento e angústia. Dito isso, será que o reinado de Satan tem se mostrado eficaz e deveria ser estendido a todo o universo?

Assim, Deus não pode ser culpado pelo sofrimento da Criação e nem interferir no governo deste mundo, caso contrário, ele seria cúmplice de uma fraude. Ele precisa esperar o tempo de Satan acabar para que não reste dúvidas a nenhum dos anjos quanto a ineficácia desse sistema dual, só então O CRIADOR possa resgatar seu povo desse reino de trevas, para o reino de luz.

A entrega do mundo ao domínio das trevas pode ser vista como uma parte do plano de Deus para permitir a manifestação do livre arbítrio e a demonstração da ineficácia de diferentes sistemas de governos. Isso permite que, no final, todos reconheçam que apenas o modelo de luz proposto pelo Criador deveria existir, que sistemas duais são um erro e que a justiça e a soberania de Deus sejam plenamente reconhecidas.

Conclusão:
A comparação entre o modelo do reino de Deus proposto no Éden e o modelo de reino proposto pela rebelião dos anjos caídos (que é o modelo que vivemos aqui na Terra) revela que a questão central da rebelião envolveu a introdução do livre arbítrio para escolher entre bem e mal, ao contrário do estado original onde a escolha era apenas entre o bem e o bem (bens diferentes). Esta perspectiva oferece uma explicação para o sofrimento e a complexidade do mundo atual, explicando a natureza cruel e implacável com os animais, a necessidade do negativo, do sofrimento, dos traumas e das dificuldades para que haja aprendizado e equilíbrio, contrastando com a simplicidade e a bondade propostas no Éden. Também explica por que Deus não pode interferir até que o tempo se cumpra.

Diego-yvbx
Автор

Deus não derrota logo o mal porque é preciso saber o que é o mal para ter certeza que o bem é realmente bom.

cesarfilho
Автор

Deus nao matou satanás e anjos caidos, para que todo o universo veja as consequências de se opr a Deus... Essa mancha e dúvida não se levantará porque na cruz foi revelado quem e Deus e quem e o diabo e na segunda vinda de jesus sera feito a punição de satanás e anjos caidos e homens que rejeiam a graça de Cristo

Leo.
Автор

O maior tentador do homem é a próprio homem.

saramaia-zpkg
Автор

Rodrigo Silva fala que punição eterna não significa, que vai ficar pra sempre sendo punido. E sim que é uma punição com resultado eterno.

danielnakamura
Автор

Sem o mal existir o ser humano esnobaria Deus, porquê só amaria ele por conveniência e não com sinceridade e humildade.

Deus permiti o mal para nos mostrar que Sem Cristo Jesus nada somos e nada podemos fazer e o Espírito Santo nos ajuda a vencer as batalhas e a reconhecer isso pois ele que muda nossa vida e convence do PECADO, JUÍZO e JUSTIÇA.

Will-Silva
Автор

Nos temos apenas teorias, mas a relaidade não sabemos

levibernardes
Автор

Fora q ele ainda vai ser necessário pra formar outra rebelião, a depois dos mil anos do reino de Cristo na terra

brunoabreu
Автор

A verdade é que ELE não está nem um pouquinho preocupado com o que esse povo "sabido" acha certo ou pensa que deveria acontecer. O Eterno é Soberano e determina por Sua vontade o que vai ou não acontecer, independentemente do modo como "Fulano" ou "Beltrano" interpreta Sua Santa Palavra, a Bíblia.

abinadabegonzaga
Автор

Amo muito suas explicações, DEUS TE ABENÇOE SEMPRE.

sarafofa
Автор

Satanás colocou dúvida nos anjos, dizendo que Deus era autoritário.
E enganou vários.
Se Deus tivesse matado eles na hora, satanás estaria certo.
Deus então mostrou para o universo que satanás é mentiroso, e as consequências do pecado.

edmundoqueiroz
Автор

O fato é quem Deus nao quer um reino que seja baseado nas pessoas ou anjos terem medo do seu poder ilimitado mas sim no seu amor e bondade.

AthosDosApostolos