O que NUNCA TE CONTARAM sobre DIETA LOW CARB

preview_player
Показать описание
Dieta Low Carb funciona? Como fazer dieta low carb do jeito certo para emagrecer? Por que Dieta Low Carb emagrece rápido? Qual é o segredo da dieta Low Carb? No vídeo de hoje você vai entender tudo sobre a dieta low carb, incluindo o que nunca te contaram sobre ela.

Direção, Revisão e Apresentação: Lucas Zanandrez
Roteiro: Marina Seady
Edição: Thayllon Orzechowsky

Responsável Comercial: Guilherme Ximenes

Momentos importantes:
00:01 Dieta Low Carb
00:30 O que são carboidratos
01:50 Como carboidratos são absorvidos
02:57 Carboidrato pode virar gordura
04:16 Como a dieta low carb emagrece?
06:15 Vale a pena fazer low carb?

Títulos alternativos:
DIETA LOW CARB FUNCIONA?
O SEGREDO DA DIETA LOW CARB
O QUE NUNCA TE CONTARAM SOBRE DIETA LOW CARB
DIETA LOW CARB PARA EMAGRECER RÁPIDO?
DIETA LOW CARB PARA INICIANTES? VALE A PENA?

#olaciencia #ciencia #nutrição
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Você já fez alguma dieta low carb? Qual foi o resultado? 🍎

REFERÊNCIAS UTILIZADAS:

Classificação de carboidratos, digestão, absorção e utilização de glicose pelos tecidos: Livro Princípios de Bioquímica de Lehninger.
Comparação de dietas com quantidades variadas de macronutrientes para perda de peso e redução do dano cardiovascular:

olaciencia
Автор

Há dez anos atrás, quando eu conheci a low carb, os nutricionistas e correlatos diziam que não funcionava e que só emagrecia rápido porque eliminava glicogênio e água, mas que depois era um desastre, que iria engordar tudo de novo, iria ferrar o perfil lipídico, que carboidratos eram fundamentais para dar energia para o corpo e, pior, causaria diabetes. Como aumentou muito a procura pela low carb, os nutricionistas foram obrigados a estudar o tema. Precisamos reconhecer que até então, não haviam estudado e baseavam sua rejeição à proposta em mera crença.

Depois de se debruçarem sobre os estudos que se dedicaram a experimentar a eficácia e efetividade da dieta, o discurso mudou completamente. Hoje, dizem que funciona sim, que não é nocivo para a saúde, mas não é necessário. Que você pode manter carboidratos na dieta e mesmo assim emagrecer. Mudou bastante, né? Mas vamos a alguns equívocos que ainda permanecem.

1- "Low carb" não é "no carb". Não existe a menor necessidade de zerar carboidratos. O consumo extremamente baixo em carboidratos é típico da dieta cetogênica, que recomenda o consumo de menos de 30g de carboidrato por dia. Esse tipo de dieta é uma terapia recomendada em casos específicos de epilepsia, por exemplo. A maioria das prescrições de low carb, mantém carboidratos em até 150g por dia. Isso é uma quantidade relativamente satisfatória de carboidratos se você comer legumes, verduras e algumas frutas, em vez de comer pão e biscoito.

2- Não existem carboidratos essenciais. Apesar de existirem aminoácidos essenciais e ácidos graxos essenciais, nenhum sacarídeo na natureza é indispensável para o ser humano. De fato, precisamos de glicose para algumas funções, inclusive cerebrais, mas não precisamos ingerir o carboidrato para isso. somos capazes de produzi-los.

3- De fato, o que emagrece é a restrição calórica. O chamado déficit calórico promovido por diminuição do consumo de calorias e prática de atividades físicas. Entretanto, o que não te disseram (e nem o nosso amigo Lucrécio) é que é muito mais fácil restringir calorias em um contexto de baixo carboidrato. Isso, porque proteínas são mais sacietogênicas que carboidratos. É muito difícil exagerar nas proteínas. Dificilmente alguém comerá ovos, carnes, legumes e verduras de forma compulsiva. Com pouca carne a pessoa se sente saciada por muito mais tempo do que com a mesma quantidade em calorias de banana ou arroz. Ou seja, a carne não irá engordar menos, mas promoverá mais saciedade, consequentemente, menor ingesta calórica.

4- Dietas low carb não precisam ser ricas em gorduras (high fat). Se a pessoa estiver comendo uma alta proporção em gordura, precisa mesmo ficar atenta. Apesar de a gordura contribuir para a saciedade, ela é muito mais saborosa que a proteína e muito mais calórica. A tendência será consumir exageradamente. Os proponentes da low carb têm cada vez mais proposto um consumo maior de proteínas em relação ao total de calorias da dieta. O consumo elevado de gorduras será apenas nos casos terapêuticos de cetogênica, citado acima.

5- A gente não precisa fazer low carb. Nisso eu concordo com o Lucas. Se ela prefere e se dá bem com banana, arroz, aveia e até pão, talvez controlar as calorias seja mesmo uma boa ideia. É muito arriscado, porque esses alimentos promovem mais fome quando digeridos, mas funciona também. O que não contam pra você é que as pessoas podem fazer uma dieta low carb e serem saudáveis e não passarem fome. E não precisa comer pasta de amendoim, bacon, picanha e outras gordices. Pode comer carnes comuns, ovos, verduras, legumes, frutas, etc. O objetivo é diminuir o carboidrato e não necessariamente aumentar a proteína.

6- Certamente a low carb não é a melhor dieta para quem quer aumentar a massa muscular. Não é impossível ter hipertrofia com pouco carboidrato, mas é mais fácil em um ambiente com superávit de calorias e com balanço nitrogenado positivo. Além disso, carboidratos ajudam a encher os músculos de glicogênio, o que fornece energia para os músculos.

Espero ter contribuído para a discussão. Uma abraço ao Lucas e a todos.

abnerdepaula
Автор

Na verdade a melhor coisa que ninguém comenta é que a low carb é a falta de fome porque você não tem pico de insulina sem carboidrato e é experiência própria perdi 70 kilos sozinho sem nutricionista

domborracho
Автор

Pra mim deu muito certo. O problema é tratar a low carb como uma DIETA em vez de tratá-la como um HÁBITO. Eu perdi 12 quilos em um mês e comendo bem, saudável e saboroso, mas sem abrir mão de comer coisas que eu gosto de vez em quando. É questão de mudança de hábito. Óbvio que se o povo voltar a comer de tudo e desregradamente depois vai engordar de novo.

EDDbsb
Автор

Vídeo enviesado! Primeiro, pq não conta "tudo" sobre a low carb. Segundo, pq low carb não se refere a "cortar" carboidratos e sim em reduzi-los. Terceiro, pq low carb não é dieta e sim estilo de vida. Por fim, sim... ela emagrece e melhora a saúde em muitos aspectos! Uma pesquisa simples mostrará isso com estudos validados!

elianeschmaltz
Автор

Bem didático o vídeo, mas faltaram algumas considerações importantes sobre a dieta Lowcarb:
1. Hormônios como insulina e leptina são responsáveis por regular nossa fome e saciedade
2. Em dieta Lowcarb esses hormônios são naturalmente regulados, o que faz com que nossa fome seja muito mais controlada, sem necessidade de beliscar de 3 em 3 horas
3. Com a fome regulada de forma hormonal, fica mais fácil resistir às tentações, comemos menos, fazemos melhores escolhas, assim o déficit calórico é alcançado de forma mais natural e sem tanto esforço
4. Além do emagrecimento, insulina alta está associada a diversas doenças do estilo de vida, como diabetes, hipertensão e até alzheimer. Portanto os benefícios de manter a insulina mais baixa através de uma dieta Lowcarb vão muito além do emagrecimento.
5. É a dieta que temos no nosso DNA. O ser humano não evoluiu comendo bolachas, pães e massas e nem comendo de 3 em 3hs. Portanto uma dieta Lowcarb baseada em comida de verdade previne danos no nosso DNA e doenças como câncer.

natalianobre
Автор

O melhor é ler os comentários de pessoas comuns que alcançaram boas informações e não caem na lorota da indústria alimentícia e farmacêutica. O canal Atletas LowCarb é uma excelente fonte de informações.

sergiocpereira
Автор

Sou adepta da low carb, porque foi a única dieta que me fez emagrecer nove quilos e não ganhar novamente. Acabou virando hábito pra mim e sem passar fome. Para mim, deu certo.

cibelecesariospigel
Автор

Perdi quase 40 kg em 1 ano, sem passar fome e sem fazer exercícios, nunca me senti tão bem e bem disposto em toda a vida

Gugu-tw
Автор

Lembrando que a dieta é LOW carb (baixo carboidrato), não NO carb. As pessoas acham que é pra cortar tudo e na verdade é pra reduzir o consumo, apenas. E escolhendo opções melhores para comer em quantidades menores.

MarkTVchannel
Автор

Essa dieta salvou minha vida. Minha mente, meu corpo, perfeito.

Kali.BR.
Автор

Eu emagreci 40kg com a paleo/lowcarb há 6 anos, e não voltei a engordar, diferente do efeito sanfona que vivi com as outras dietas por 25 anos. Por que funciona? Porque é mais fácil controlar a fome e a vontade de comer doce em uma dieta com baixo carboidratos. Agora se achar que emagreceu e pode voltar a comer a vontade, vai engordar é lógico.

joelmatigre
Автор

Para mim valeu a pena sim!! Lowcarb não é dieta, é alimentação saudável. Mas é preciso pesquisar antes, entender a Lowcarb. Estou satisfeita com meus 30kg a menos e remissão da diabetes.

ginabebe
Автор

Faço lowcarb/cetogenica, e perdi 52kgs em 8 meses.
Perda rapida, fácil, satisfatória, tanto no paladar como no corpo, quase sem flacidez e pesando no início 124g e cheguei há 72 e na pand3mia depois que as academias fecharam, cheguei aos 68, mas depois recuperei e fixei hj nos 78 com boa composição corporal, pouca flacidez em relação ao tamanho enorme que eu era.
Hoje sou Nutricionista, entendo a individualidade de cada paciente e sei que lowcarb é uma dentre vários planos alimentares.
Abraço.

SrWilsonSerra
Автор

Sou homem, usei Paleo dieta e fiz academia, perdi peso e ganhei massa muscular, o melhor é que não passei fome. É só comer mais carne, frango, peixe, legumes e frutas e cortar pão, massas, doces e porcarias. É tranquilo.

capsbr
Автор

Eu fiz e retornei com a low carb para controlar a glicose pois tenho grandes chances de ter diabetes. No início foi difícil mas depois o bem estar vale muito.

luanaa
Автор

Sempre usei a low carb por uma semana e migrar pra dieta flexível. Infelizmente após uma fatalidade na minha família eu perdi a disciplina por conta da ansiedade e depressão que me atingiram após isso. Mas aos poucos esses mesmos 12kg que voltaram, também vão sumir.

EvertyrantBr
Автор

Excelente vídeo, como sempre! Porém, faltou falar de um fator essencial: insulina. A glicose gerada pelos carboidratos aumenta a insulina, e esse hormônio inibe a lipólise, ou seja, se a pessoa come carboidratos de 3 em 3 horas, o nível de insulina está sempre aumentado, e então ela não consegue queimar gordura, a não ser que controle muito bem as calorias. Sem contar que os picos de insulina são seguidos por quedas bruscas de insulina, levando a mais fome, o que compromete a dieta. Uma dieta low carb é útil para perda de peso porque mantém o nível de insulina mais estável, promovendo a saciedade por mais tempo (comer gordura, como abacate faz você enjoar rápido, mas ninguém enjoa de comer batatas) e permite que a pessoa faça jejum intermitente, que pode ser um ótimo aliado na perda de peso. A forma como a dieta afeta os hormônios faz toda a diferença. Low carb é interessante também porque você não precisa contar calorias, só precisa comer devagar até ficar saciado. Outro fator é que a redução de carboidratos reduz as bactérias comedoras de açúcar do nosso intestino (que é o nosso segundo cérebro). Assim, o intestino não fica implorando por doces ou comidas cheias de carboidrato. Mas cada pessoa é de um jeito, e cada pessoa tem que descobrir o que é melhor pra si.

mclricardo
Автор

Faço low carb há 5 anos, é uma das melhores dietas para saúde e longevidade. Mas eu consumo frutas e pão também. A low carb é sobre quantidade de carbos totais, não sobre excluir todos os carbos. Tem refeição minha com arroz, feijão que é low carb. Às vezes como até macarrão normal e não extrapolo a quantidade de carbos. O problema é o radicalismo. E uma vez ou outra que passe o limite de carbo no dia, não "estraga" a dieta ou a saúde. O que você faz sempre como rotina é o que define seus resultados, e não uma pizza em uma comemoração no mês que é o fim do mundo.

sylviahanhela
Автор

Eu fiz essa dieta e em cinco meses eu perdi 30 kilos sai do número 50 para o 38 e estou muito feliz

dalzileneferreira