ADMIRÁVEL MUNDO NOVO: uma DISTOPIA que bate à nossa PORTA | Futurices

preview_player
Показать описание
Imagina só um mundo onde a ciência reina soberana, as pessoas têm consciência de classe e o governo é empenhado em proteger a sociedade.

Nessa realidade não existe guerra ou violência, você pode ser jovem por um bom tempo, o entretenimento é ultra valorizado e, o mais importante, todo mundo é sempre feliz.

Parece maravilhoso, mas agora imagina que nesse mundo a ciência tá acima dos valores humanos e cada indivíduo nasce com o seu lugar já pré definido nas engrenagens da sociedade. Que a gente é vigiado o tempo todo, afinal, qualquer ideia ou pensamento pode perturbar a harmonia do status quo. Nesse mundo, a diversão serve pra ocupar o nosso cérebro 24h e, caso isso não resolva, existe ainda uma pílula mágica pra entorpecer qualquer ansiedade, afinal, indivíduo feliz é indivíduo conformado.

Será que é tão admirável assim esse mundo novo e, pior, que será que ele realmente é novo mesmo ou a gente já vive nele faz um tempo?

Lançado a mais de 9 décadas, “Admirável Mundo Novo” de Aldous Huxley continua sendo umas das distopias disfarçadas de utopia mais inquietantes e perturbadoras da história. Mais assustador ainda é perceber que, assim como a realidade do livro, cada vez mais, a gente se vê em uma sociedade dominada pela tecnologia, hiperprodutividade, consumismo desenfreado, busca pelo prazer imediato, alienação midiática e a falta de reflexão sobre questões sociais.

Por isso, nesse vídeo eu te conto um pouco sobre essa obra atemporal da ficção científica e também sobre como de várias formas o futuro sombrio explorado pelo Huxley parece que já tá batendo na nossa porta.
______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Curioso que os humanos sempre viveram em bolhas, determinadas por suas crenças e associações, que se retroalimentavam, mas atualmente tudo isso foi POTENCIALIZADO ao máximo pelo advento das mídias, e recentemente das redes sociais e tecnologias deste tipo.

aplicarciencias
Автор

Eu li esse livro faz alguns anos e fiquei impressionada com a visão de futuro do autor. Me incomoda pensar em como essa distopia presente no livro parece estar se tornando realidade a cada dia.

Tati_Rodrigues
Автор

Tenho cinquenta e oito anos, estranho que de 1978 a 1995 os trabalho era mecânico, com máquinas boas, e tudo ia razoavelmente bem, mais quando apareceu o windows 95 e 98, tudo virou uma loucura, voltamos para as salas de aulas para adaptarmos ao mundo novo, conseguimos, mais foi muito desgastante.

ailtongomes
Автор

Baseado nessa distopia, outro filme muito legal é o "Equilibrium", que tem até esse remedinho pra suprimir emoções .

MicheldeCastro
Автор

Essa é a canção do povo marcado
Do povo feliz
É o admirável gado novo
É o nosso Brasil
Yeah
Vocês que fazem parte dessa massa
Que passa dos projetos do futuro.
Êh, oô, vida de gado
Povo marcado eh
Povo feliz. - Sábio Zé Ramalho -

henriqueagostinhosilverio
Автор

Dos livros "básicos" da distopia, junto com 1984 e o Laranja Mecânica, esse é o mais visceral socialmente. O condicionamento é só mais teatral, mas absurdamente presente 🥲

rezkguilherme
Автор

Huxley, Orwell e Bradbury que trio! Parabéns, por mais um vídeo completo e coeso.

Emerson.Petrim
Автор

Huxley foi visionário porque estava muito conectado com seu tempo e com a história de seu país e do mundo. Compreendeu bem a essência autoritária, manipuladora e perversa dos sistemas que exercem poder. Ótimo vídeo! Parabéns!

claras
Автор

"Nesse mundo a diversão serve para ocupar nosso cérebro 24h"...
A décadas já é assim... TV aberta, por exemplo, "acalmou, ocupou" a mente da classe pobre, como válvula de escape da vida miserável...

rodrigodasilva
Автор

Esse sempre foi um dos meus livros de cabeceira e nunca esteve tão atual como hoje em dia. Huxley e Orwell são como Van Gog ou Nietzsche neste ponto: Homens póstumos, que só tiveram suas mensagens compreendidas muito depois de sua época.... Admirável mundo novo é essencial para quem quer entender mais um pouco o que se passa em nossa sociedade, a nível mundial....

ffgoliveira
Автор

Brasil é uma mistura de 1984 com Admirável Mundo Novo.

alanvictorrufino
Автор

Li esse livro em 2005. Fiquei fascinado. O dono do livro era um amigo fã da cantora Pitty, que canta uma música inspirada nesse livro.

sreiscandido
Автор

O excelente filme Gátaca tem muito de Admirável Mundo Novo. Vale a pena assistir.

cleytonoliveira
Автор

Eu li esse livro em 2004... aí se foram 19 anos e o livro está hoje mais autual que nunca.

henriquemonte
Автор

Pouquíssimas análises conseguem ser tão inteligentes. Parabéns, Bela. Precisamos de mais conteúdos assim, para evitar que essa distopia nos engula. Agora, um lembrete: e o que dizer da onda de ansiedade e depressão tão presentes agora, que são tratadas com toneladas de ansiolíticos e antidepressivos? Não seria o "soma"?

MarcoAntonio-lqri
Автор

Poxa, ver a Bela colocar 3 dos meus livros favoritos lado a lado é tipo um afago no meu ego ❤

CesarSantos
Автор

Recomendo a leitura de Retorno ao "Admirável Mundo Novo". Também do Huxley não é uma continuação ou outra estória. É uma análise dele sobre política, mídia entre outros tópicos importantes. O cara era um gênio visionário.

AndersonFieszt
Автор

Huxley visionário!
Cada dia que se passa estamos mais imersos nessa realidade.

phnepomucky
Автор

Jogos Vorazes... Divergente.... são incontáveis narrativas que ao longo de décadas seguiram essa trilha semeada por Huxley. É impressionante quando uma obra atinge o patamar de influenciar todo um conjunto de autores a partir dela.

constantinovillas
Автор

Eu me senti dentro dessa realidade no tempo da faculdade. Meus colegas só falavam amenidades e surtavam quando eu falava em trabalho. E a situação era realmente estratificada.

danielgeometron