Beleza (Roger Scruton) 🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿 | Tatiana Feltrin

preview_player
Показать описание
TLT - Ligando livros às pessoas

Beleza, de Roger Scruton
OBS: Ao adquirir quaisquer itens a partir do link acima, você ajuda o canal! Muito obrigada! :)

Vídeos sugeridos:
- Por que a beleza importa? (Why beauty matters):
- Brahms - Sinfonia n.3 - Poco Allegretto (1:04:30)
- OBS: Não se esqueçam de ouvir o álbum ao vivo Alchemy, do Dire Straits!

***
Minha lista de desejados da Amazon (wishlist):

Instagram:

Nos Correios:
Caixa postal:
2015
São José dos Campos - SP
CEP: 12243-970
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Um dos motivos pelos quais eu considero a Tati a melhor booktuber é o fato de que ela não tem preconceito literário messssmo. Qual bookster do tamanho dela se propõe a resenhar livros de um conservador como o Scruton? Nenhum. Muitos estão bem fechadinhos em seus mundinhos ideológicos. Tati, não, aqui tem leitura de tudo quanto é gênero, de todos os espectros, por que o amor a literatura fala mais alto.

dsoul
Автор

Sou um homem simples: quando vejo "Roger Scruton" eu clico.

gianlucamiguel
Автор

Já dizia Scruton: " relativizar tudo é um recurso muito útil para os canalhas".

douglaswillian
Автор

Este é mais um dos maravilhosos autores que 99% dos booktubers fazem vista grossa (exceto a Tatiana, claro. Por isso ela é a melhor), e sabemos o porquê.

alansuedde
Автор

O documentário do Scruton me marcou quando eu o vi, anos atrás. Na minha redação do vestibular da UFRGS 2015, que me logrou aprovação em medicina, escrevi o seguinte parágrafo (o tema da redação era "amizade"):
Todavia, a amizade põe-se na contramão da tendência de desapego àquilo que nos circunda. Ter amigos não apresenta quaisquer benefícios materiais óbvios, e é justamente devido a isso que amizades triunfam enquanto aspecto humanizante. Elas transcendem meros propósitos práticos e imediatos. A vã utilidade é atributo demasiadamente descartável; o que importa é aquilo que nos constitui. É nesse sentido que Oscar Wilde asseverava: “Toda arte é absolutamente inútil”. Com efeito, pode-se afirmar que reconhecer em alguém um amigo é encará-lo como se encara a arte: acima do trivial.

TiagoBLucas
Автор

"É um livro excelente, mesmo quando ele fala mal das minhas bandas preferidas" o mundo precisa de pessoas com esse nível de empatia. Fiquei muito feliz ao ouvir isso... obrigado.

pauloferreira
Автор

Aqui, nesse canal, encontramos maturidade e honestidade. A Tati discorda do autor e sabe ler críticas às coisas que ela gosta sem levar para o lado pessoal. E, mesmo discordando, consegue elogiar o autor. Se a tati viver muito talvez ainda vire filósofa, pois com certeza ela possui o Status Quaestionis

guiadaimunidade
Автор

Ter essa Tati como professora deve ser o bicho

ericasouza
Автор

"A beleza salvará o mundo" - Dostoeviski

zisw.
Автор

Esse livro é importantíssimo para reforçar uma tradição filosófica em relação ao conceito do belo.

Textoish
Автор

Eu concordo 100% com o Scruton que a crise das Humanidades está relacionada com a decadência dos estudos em estética. Deixar de valorizar a beleza e o trabalho técnico que ela demanda para valorizar a pertubação que uma "obra de arte contemporânea" é capaz de causar nos fez deixar de olhar para nós mesmos com a profundidade devida.

alexandrebartilotti
Автор

Nessa mesma linha, o CS Lewis tem o livro A Abolição do Homem, em que discorre sobre como o relativismo está fazendo com que os valores morais sejam cada vez mais diminuídos em uma sociedade que precisa cada vez mais deles.

gabsososo
Автор

Descobri Tatiana agora na pandemia e fiquei encantada! Seguia aquelas menininhas "mimimis" e agora não aguento mais elas! Uma mulher madura, culta, com opinião própria e sem medo da patrulha do politicamente correto é tudo de bom! A resenha de Lolita é um exemplo. As guriazinhas tendo "gatilho" de abuso, querendo botar o livro na fogueira e Tatiana reconhecendo a obra de arte que é o livro me ganhou de vez.

luanasena
Автор

Eu tinha um professor de Estética e História da Arte na faculdade que falava: "Gosto se ensina, gosto se aprende!" Isso sempre ficou na minha cabeça. Agora, quanto à utilidade da arte, eu diria que hoje em dia a gente passa por um fenômeno em que arte que lacra é considerada boa e a que não lacra não é. É triste, mas a arte de hoje infelizmente cai na polarização. É só a gente observar o que os próprios fãs da saga Harry Potter estão fazendo com a J K Rowling, por exemplo. Boa parte deles adotaram que Harry Potter está em um polo e a criadora dele está em outro. Simplificando, HP está no "polo bom" e JK no "polo ruim". As pessoas não buscam na arte um meio de reflexão, mas sim um meio de reafirmação dos seus próprios pensamentos. Agora, se o criador da obra, por qualquer motivo ou momento da vida, "destoar" desse reflexo, as pessoas simplesmente o colocam no limbo, passam a desconsiderá-lo e, de certa forma, querem tomar posse da obra alheia simplesmente para se reafirmar.

felipep
Автор

Num mundo em que estudar gramática e falar e escrever o idioma corretamente virou opressor, Roger Scruton é um oásis nesse meio. Estou estudando Letras e dá raiva ao ler as apostilas, é opressão pra lá, deixar todos livres pra cá. Não existem mais padrão.
Quanto à arte, que tristeza me dá em ver uma tela branca ser vendida como arte e valendo milhões. E pior, alguém ainda explicar seu "significado". Absurdo total.

tamaramoreira
Автор

Ai que delícia ver Roger Scruton por aqui. Ler e ver suas palestras (e o próprio documentário) do Scruton foi um fator importante que ajudou a "moldar" muito de como eu vejo a realidade hoje. No mínimo, ele abre uma nova e mais profunda camada na situação da modernidade (em muitos sentidos) principalmente o relativismo e o utilitarismo grotesco. Nunca esqueço do museu britânico com sua luz que apaga e acende sendo vendido como arte moderna. Com esse livro, o Scruton aprofundou o tema de uma frase que me marcou quando li o prefácio de O Retrato de Dorian Grey há muitos anos. "We can forgive a man for making a useful thing as long as he does not admire it. The only excuse for making a useless thing is that one admires it intensely. All art is quite useless." Deixo a sugestão de uma obra chamada "10 livros que estragaram o mundo' no qual um capítulo inteiro trata do Utilitarismo e debate exatamente essa questão proposta da inutilidade prática das experiências mais importantes da natureza humana. Que 28 minutos maravilhoso nessa quarentena, Tati. Parabéns pelo trabalho!

astrologamarinamoura
Автор

"Gosto não se discute", "não se deve julgar"... Na hora me lembrei de Ayn Rand: "O julgamento moral deve ser realizado a todo momento, perante qualquer ato, comportamento ou situação. Contudo, isso não significa que tais julgamentos sejam expostos a toda hora e que o indivíduo racional dissemine sua moral a toda a sociedade de forma messiânica."

cinthiaa.p.
Автор

O título do livro, embora simples, desce com peso sobre nós. O relativismo é uma chaga e sangra sobre muitas cabeças, sobretudo entre os letrados. As consequências são desastrosas. O relativismo também está ligado ao politicamente correto, outro mal que nos atormenta. Hoje em dia, expor um argumento a favor da beleza e da objetividade é assumir o risco de andar em campo minado. Mas não podemos esmorecer, pois a inteligência é a melhor arma. E, para isto, o livro de Scruton vem a ser uma excelente ferramenta de apoio na investigação, valorização e resgate da Beleza.

gilmarbernardo_
Автор

A importância da beleza da arte, arquitetura e urbanismo.

rafaelflorencio
Автор

Quando nego põem esse relativismo na cabeça fica chato até de dar bom dia. O cara se esforçou tanto em ''pensar fora da caixa'' e em ter ''a mente aberta'' que o ja furou os próprios olhos e o cérebro já caiu de tão mente aberta kkk

abiscaravaggio