É PECADO SER LGBT?

preview_player
Показать описание

Referências:

Livros

1. Christianity, Social Tolerance and Homosexuality - John Boswell

Artigos

1. Seven Gay Texts: Biblical Passages Used to Condemn Homosexuality
Robert K. Gnuse. 22 Abril, 2015

2. A Thousand Years Ago, the Catholic Church Paid Little Attention to Homosexuality

3. The Secret History of Leviticus

4. Artigo sobre a tradução para o inglês do termo usado em Levíticus 18:22

Agnes Alencar (historiadora feminista e Doutoranda em Ciências da Religião) separou mais referências para multiplicarmos nossas ferramentas de crítica:

(A) André Musskopf, que é autor, entre mil títulos, do “Via(da)gens teológicas : itinerários para uma teologia queer no Brasil”;

(B) Ana Ester Pádua Freire que é doutora e tem uma penca de artigos escritos e que tb produz muito para o grande público na Revista Senso e inclusive tá lançando uma série sobre o fazer teológico queer que se chama “dezmandamentos”;

(C) Marcella Althaus-Reid que é autora de “Deus queer” e “Teologia indecente” que critica a Teologia da libertação justamente por ter ignorado outras marginalidades como a questão das sexualidades, etc.
(D) Ana Claudia Figueroa, que tá discutindo mto o âmbito da fé e etc.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Um florzinha para o rapaz Intérprete de libras 🌻

JeanSantana
Автор

O eu de anos atrás, que se torturava por SER quem é, necessitava tanto desse vídeo dona Ritinha, mais uma vez, muito obrigado :)

apenasmarcelo
Автор

Sou homem, hétero e tenho mais de 50 anos. Logo, tudo para ser encaixado no estereótipo do tiozão do pavê. Só que não sou burro... e grito: amo Rita Von Hunty e tudo o que ela ensina e defende!

jsejorjo
Автор

Oi Rita, tenho uma filha trans e até hoje estranho um pouquinho, mas agradeço muito à ela por me ajudar a abrir minha cabeça ! Viva a diversidade!

debrc
Автор

22:07 "se a gente aprende sem questionar, a gente não aprende; a gente é doutrinado." sensata demais!!! 👏🏼👏🏼🤍

AlexandreSoaresss
Автор

OBRIGADA POR EXISTIR!!! OBRIGADA POR FAZER DO YOUTUBE ALGO TÃO

claraluz
Автор

Eu tenho 18 anos, e nunca havia me visto a questionar tanto, de uma forma evolutiva em sabedoria, através dos seus vídeos, eu estou TÃO TÃO apaixonado nos seus vídeos, tenho aprendido tanto !! Evoluído tanto em minhas próprias questões que nunca haviam recebido as certas respostas, e sim, aqui eu encontrei!

ihereofficial
Автор

Rita, leia "No armário do vaticano". É um acervo incrível de um jornalista que passou anos no Vaticano pesquisando sobre os hábitos, histórias e cultura homossexual dentro da nata da Igreja católica.

juliagrecco
Автор

22:07 "Se a gente aprende sem questionar, a gente NÃO aprende, a gente é DOUTRINADO"

rebecadovale
Автор

Quase 1 milhão de inscritos e pensar que ví os primórdios desse canal que hj é gigante. Parabéns Rita, muito obrigado por

andrenobrega
Автор

Fui de uma determinada igreja evangélica a mais de 20 anos, criei meus 4 filhos nessa igreja.
Quando meu filho se revelou que era homossexual e a igreja percebeu logo o pastor disse que era pecado blá, bla, blá eu deixei a igreja pois se não aceitam meus filhos não me aceitam também.

rosanam.sanchez
Автор

Como eu amo pessoas inteligentes, esse trabalho é muito lindo. Como precisamos de pensadores e estudiosos

cristiellengoncalves
Автор

Rita, como mulher hétero e branca eu absorvo seus vídeos com preocupação e consciência do quanto eu era cega, preconceituosa e dominada. Obrigada!! Abrir nosso raciocínio para novas visões e estruturas de poder!

yarapatricio
Автор

Não é atoa que as Ciências, serão cortadas no orçamento. Tudo tem um porquê.

soniaberttolani
Автор

Rita, você é um serviço essencial para a nossa sociedade!

dafnecosta
Автор

17:50
Vendo este vídeo em pleno dia do início da
minha Terapia Hormonal e sem apoio da família, já que nem gostam da idéia/saber que gosto de homens.
Depois que parei de ficar dando ouvidos a muita baboseira religiosa, eu passei a me sentir mais livre. Não há sentido um Deus odiar os outros por estes serem diferentes e depois dizer que ama todo mundo.
E o pior, um marido que bate na mulher não é pecado? Um marido trair a esposa e abandonar os filhos não é pecado? Isso a gente não escuta, só ouve "Pague o dízimo para Deus", "LGBFQI+ é pecadora", etc.

venusbcarmesim
Автор

Eu, como quase todo gay na adolescência, vivi esse processo muito sozinho.
Lembro que a igreja católica, na qual eu via Deus, era meu refúgio, sendo que ela ensinava que isso era pecado. Me lembro também que na minha ingenuidade, queria fazer tudo, menos decepcionar Deus.
Mandei então email para um padre muito famoso, até nos dias de hoje, e ele me respondeu dizendo que precisava orar pra "Deus me curar".
Por fim, um dia rezei e vi um vídeo do Chico Xavier, eu tinha uns 13 anos, e ele disse que Deus jamais sentenciaria a sexualidade de alguém às trevas.
Foi libertador! A partir daí compreendi que religião e Deus não são uma coisa só, comecei a ter uma relação melhor com a espiritualidade, minha vida mudou!
Religião mata, ela tenta te dominar, sobretudo pelas questões relacionadas ao sexo.

wilson
Автор

A função de um estudo crítico é por fim a processos excludentes e massacrante. Que todo esse conhecimento nos dê luz e ânimo para lutar. Obrigado, Ritinha! Mais um momento maravilhoso com você!

erickbetussi
Автор

Não é pecado, por que a "TUA religião te proíbe, nao me proíbe."
FIM.

MiHawksPW
Автор

Ótimo esse vídeo. Essa idéia de pecado tem prejudicado muito meu acompanhamento sobre prep no SUS. Minha antiga médica negligenciou meu tratamento levando em consideração a própria idéia de promiscuidade que avança dentro da universidade. Vale uma discussão sobre. A Medicina ainda adota a idéia de promiscuidade a relação entre homens.

MrCassimiroalex