Aquele Brasileirão 1992: A maestria de Júnior, o churrasco com Renato Gaúcho e a tragédia na final

preview_player
Показать описание
============================================
O Aquele Brasileirão está de volta para contar uma das edições mais pedidas nos comentários. O Campeonato Brasileiro de 1992 foi recheado de polêmicas e ainda contou com uma triste tragédia na final, quando uma parte da arquibancada do Maracanã cedeu, deixando vítimas fatais. Por outro lado, a torcida do Flamengo se lembra bem daquele jovem elenco comandado pelo veterano Júnior, que mostrou toda a sua classe ao levar o Rubro-Negro ao seu quinto título (ou seria o quarto?). Ainda tem o Bragantino chegando longe de novo e o Botafogo investindo pesado, mas morrendo na praia. Saiba tudo o que rolou no Aquele Brasileirão 1992.

==Confira também==

==Redes Sociais==

#AqueleBrasileirão #Brasileirão1992

0:00 Intro
2:16 Regulamento
4:41 O Campeão
13:01 O Craque
15:14 Artilheiros
16:05 O Jogão
17:49 A Polêmica
21:41 A Decepção
24:05 A Zebra
25:56 O Saco de Pancadas
26:33 A Goleada
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Esse fim de carreira do Júnior eu acho incrível! Eu já sou fã de véio no futebol, que pode até perder intensidade, mas tem muito mais conhecimento sobre o jogo, mas 38 anos é uma coisa absurda. É sem dúvida um dos jogadores que eu mais queria ter visto jogar!

Mago_Cleyton
Автор

Sobre o contexto da tragédia: o Maracanã havia sofrido uma reforma meia boca para o Rock in Rio II, que foi no começo de 1991, mas na época era muito comum vermos notícias sobre a falta de estrutura do estádio e do Maracanazinho. Mais ou menos nesta época, teve um caso de um estudante que morreu eletrocutado ao pisar numa poça d'água energizada (no dia chovia forte na região da Tijuca e como sempre, o Rio Maracanã transbordou) durante um show no ginásio. Porém, a situação do estádio em 1984 (ano em que o Brasileirão foi decidido por times cariocas pela primeira vez) era bem pior e falam que a administração do Maior do Mundo apenas engessou partes interditadas. Sem contar que era comum nos anos 80, torcedores fazerem pequenas fogueiras nas arquibancadas, como na final do Carioca de 1986, que tá aqui mesmo no Youtube.


Depois deste acidente, o Maracanã foi fechado e o Campeonato Carioca daquele ano (que começou em agosto) teve alguns palcos curiosos, como o estádio do Campo Grande, Ítalo del Cima, que foi a casa de um Fla - Flu, sem contar que Botafogo e Vasco usaram muito os seus respectivos estádios (Caio Martins - vale lembrar que o Nilton Santos era apenas uma oficina de trens - e São Januário). Após 1992, o próprio Maraca ainda recebeu públicos acima dos 100 mil expectadores, como no Fla - Flu do gol de barriga (última rodada do octogonal final do Carioca de 1995), que recebeu 120 mil espectadores, e na final da Supercopa de 95, que, segundo estimativas do técnico flamenguista da época, o radialista Washington Rodrigues, reuniu 130 mil pessoas. Mas nunca mais isso voltou a ocorrer. A última vez mesmo que tivemos mais de 100 mil pessoas no Mário Filho foi na final da Copa do Brasil de 1999, quando 101 mil pessoas viram o Juventude ser campeão em cima do Botafogo.

Hoje em dia, a capacidade oficial do Maracanã gira em torno de 69 a 70 mil pessoas. Pouco mais da metade do público da final de 1992.

luizcarioca
Автор

Sou flamenguista, mas devo reconhecer que aquele time só deu certo, por causa do Maestro. Vasco, São Paulo e Botafogo eram melhores que nós.

francisribeiro
Автор

Esse título foi a minha primeira alegria como torcedor do Mengão, foi a partir desse campeonato que me tornei de fato um torcedor ativo, nostalgia pura.

kleitonmarquesramos
Автор

Guerreiro! Caramba, não sabia que ele fazia parte desse time. Dá final, lembro só do drible do Júnior no Renato Gaúcho. Deixou no chão.

acaciorocha
Автор

Eu pedi na live de 4 anos do UD, mas não custa renovar: fala do Brasileiro de 93 (em que houve a polêmica envolvendo o Grêmio, coisa que caberia em dois programas) e que foi o início da era Parmalat.

luizcarioca
Автор

Botafogo vice campeão brasileiro em 1992, campeão da Mercosul em 1993, vice da Recopa em 1994 e campeão brasileiro 1995 melhor sequência do Botafogo possivelmente em toda sua história 🤷‍♂️🤷‍♂️🤷‍♂️😁😁😁

thiagosouzacunha
Автор

Faz do Brasileirão 2005, o polêmico título do meu Corinthians, a grande campanha do Goiás e o rebaixamento do Atlético-MG

mateussiqueira
Автор

Lembro desse jogo, anos 90 uma geração única só craques e muitos jogadores lendários.

poeta
Автор

Já dizia o Kaio Cezar no Clássico-Rei de 2015: ainda bem que vc tá vendo, se eu contasse era mentira! Bem vindo de volta, Aquele Brasileirão.

MrcsAurelio
Автор

Saudade de Vc "Frango" 👏👏👏👏

lucianoferreira
Автор

Aquele brasileirão é a melhor série do canal. 👏👏👏

OMB
Автор

Eu fui aos dois jogos da final. Na campanha de classificação eu nem acreditava, especialmente após perder para o santos de 2x0, mas classificou no Maracanã na última rodada ( eu estava lá), 2x0 no Inter (Jr e Zinho). Saudades

chrleao
Автор

Foi o primeiro campeonato brasileiro que eu acompanhei, foi muito marcante pra mim.

lucianonascimento
Автор

Bom dia. Parabéns pelo vídeo. Muito show. Me recordo bem desse campeonato. Os favoritos eram Botafogo, São Paulo e Vasco da Gama. Porém o Flamengo " correu " por fora. Se classificou na última rodada na primeira fase e na segunda, o Rubro negro mostrou a sua força e cresceu no momento certo . Destaque para o Mestre Júnior remanescente das principais conquistas históricas e muitos jovens como Marcelinho Carioca, Djalminha, Paulo Nunes, Nélio.

wilsondasilva
Автор

Outro detalhe é que essa foi a última Final de Brasileiro que foi proibido de ser transmitido para a cidade do jogo, no caso o Rio de Janeiro.

williamvinicius
Автор

E o engraçado é que o Luxemburgo conquistou um título brasileiro no ano seguinte, com o Palmeiras de 1993, em final contra o Vitória.

SmartplaySPBR
Автор

LEMBRO COMO HJ DESSE E TANTOS OUTROS BRASILEIRÕES...
PARABÉNS PELA MATÉRIA, GAROTO!

cristianodepaula
Автор

Frangão meu ídolo! 👏🏻👏🏻👏🏻 Meu irmão se chama Diego tbm kk, salve, mais um excelente programa.

domingossavio
Автор

Em 92, a CBF fez uma manobra na Série B promovendo pra edição de 1993 da Série A 12 times de uma vez, dentre eles o Grêmio que caiu em 91 e foi 9° na Série B de 92 e estava entre os 12 promovidos. Náutico e Paysandu que cairiam, permaneceram pra 1993

Falem da edição seguinte de 93 em que teve o Palmeiras (na época da Parmalat) campeão e teve o Vitória chegando na final de forma surpreendente, o São Paulo do Telê eliminado as vésperas do Mundial em que seria Bicampeão repetindo o feito do Santos de Pelé (já tinha sido bicampeão da Libertadores), o Flamengo atual campeão também eliminado, assim como o Corinthians (vice do paulista) e voltando a ter o descenso com 8 times caindo (América MG, Ceará, Coritiba, Santa Cruz, Athletico PR, Goiás, Fortaleza e Desportiva Ferroviária)

reinaldobarbosa