SATURNÁLIAS - A Origem do Natal

preview_player
Показать описание
#HistóriasRomanas #Saturnália

A Saturnália reunia as comemorações pelo fim de um ano “velho” e início de outro novo, enchendo os romanos de esperanças e expectativas quanto às próximas colheitas e ao ano que começava. E nesse video vamos falar mais sobre essa festa que possuía uma grande importância simbólica para os romanos.

0:00 Introdução
0:30 A ORIGEM DA SATURNÁLIA
2:29 A MELHOR FESTA DO ANO
5:19 DA SATURNÁLIA AO NATAL

------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Muito bom.
O que achei de interessante é que entre o IV e V séculos foi relatado que alguns cristãos estavam se desviando e fazendo uso das datas pagãs e Tertuliano denunciou.
Mas ainda isso mudou que muitas coisas do Natal, originalmente copiou-se da Saturnália.
E vale lembrar que a divindade celebrada nele, o Saturno era um deus tribal romano que depois foi mesclado com o Cronos grego.
Originalmente um não tinha nada a ver com o outro!
Mas o que foi adotado no Natal dentes é o ato de dar presentes.
Já a data em si, 25 de dezembro, já foi tirado do deus Mitra!
Foi tudo um "traz para cá e substitui aqui por aquele". Bem isso!
Bom, foi isso.
Foi demais ver e assistir este vídeo.
Abordou muito bem.
Valeu e até mais!! ✌🏻😄😊😉👍🏻

Metaphrastes
Автор

O Natal também tem ligação com as festividades do Sol Invictus romano, quando o período diurno começava a avançar sobre o Noturno, e com celebrações europeias de solstício de inverno, que incluíam árvores que conservavam suas folhas no inverno, como o pinheiro.

sovenyakarkaroff
Автор

Muito interessante. Nessa época também era celebrada a Bacanália na Roma Antiga.

JamesThiagoCoan
Автор

Recomendação: fazer listas no canal para culturas romanas, religião, mitos e mitologia, imperadores, generais, senadores, etc. de Roma.

claudio
Автор

Surpreendeu-me o fato de que o presentear era uma prática Saturnália!!!. Obrigado por ter trazido tais informações!!!. Entendi que temos revisional nossas condutas, ditas cristãs, afim de que retomemos o caminho da verdadeira Verdade!!!!.

johnnygomesdelima
Автор

Mto interessante. Uma festividade cheia de costumes.

amandan.ribeiro
Автор

Abordagem bem histórica do assunto. Parabéns!

gleitonfranco
Автор

Muitas semelhanças com o carnaval: Rei momo, inversão de papéis sociais etc.

ageualves
Автор

Esse vídeo é maravilhoso pra gente estudar gostaria de usar seu vídeo em live de estudos já inscrito e laik.

josevaldofigueiredo
Автор

Excelente video. Bela escolha de trilha sonora também!

henriquecamboim
Автор

Ótimo vídeo. Só uma correção: Catulo era só poeta. Não era historiador.

andrebgurgel
Автор

ótima escolha em colocar uma trilha sonora de The Witcher

caio
Автор

Eu sabia que o ano novo e o natal era a mesma festa apenas não tinha certeza mas são muito parecidas

brunoseveriano
Автор

O natal e páscoa são festas de origem pagã o hábito de pintar ovos de galinha ou de dar ovos na páscoa era ligada a fertilidade feminina e o natal baseado na Saturnália.

ingratidãogames
Автор

Não meu caro, estás equivocado, a Saturnalia era um festival celebrado no dia 17 de Dezembro geralmente essa data caia no último ou no penúltimo sábado do ano, era uma nobre festa da fertilidade ligada às colheitas e ao comércio, haviam sim banquetes e exageros dos participantes pois a maioria eram camponeses de Lazio, a cidade que segundo a religião romana foi abrigo de (Saturno) depois que ele foi derrotado por (Júpiter) na Titanomaquia, neste período houve uma era de ouro com muita prosperidade para o império, por isso ocorria a Saturnalia, porém o simbolismo do natal cristão foi estabelecido para substituir outra festa, o dia 25 de Dezembro na Roma antiga era o ritual de consagração do solstício de verão, a celebração do nascimento e do reinado do Deus Sol Invictus ( Mitra ), ele sempre carregou a mesma essência por ser padroeiro dos juramentos e das legiões, então se comemorava a importância da união da família e dos amigos em prol do sucesso dos sucessores, o imperador representava a peça principal que trazia luz espiritual e material ao povo, sendo lider político e religioso o governante era o guia para a glória de Roma e isso dependia das ações do povo, o próprio símbolo do facho romano recorda a união dos habitantes em todos os aspectos.

lucasmunizalvesdecastro
Автор

aos 03:57 tem uma cabeça de gente pela metade encima da mesa. oloko, muito macabro

alanarturdemitrovfernandes
Автор

Segundo alguns comentários abaixo nem todas as informações estão corretas. Mas o que sei é que sim, os primeiros cristãos não comemoravam o Natal e nem há qualquer menção ou instituição do mesmo no livro Atos dos Apóstolos do Novo Testamento e mto menos nas epístolas de Paulo ou dos outros escritores. As únicas ordenanças de Cristo foram basicamente 6: pregar, ensinar e batizar os discípulos que forem crendo. Depois disso, celebrar a ceia, orar e vigiar. Isso é um resumo do que ele ensinou. Há outros ensinos é claro. Mas falo de ordenanças. Voltando ao tema do vídeo, infelizmente a maioria dos cristãos e igrejas desconhece a origem histórica do Natal que de fato vem do paganismo romano e tb nórdico (como a adoção do pinheiro como símbolo sagrado). É claro que muitos comemoram com o objetivo sincero de honrar a Cristo, mas para que é cristão, isso pode ser feito todos os dias ou em dias específicos da semana. O evangelho original de Cristo e dos apóstolos consiste basicamente em amar a Deus e ao próximo como a si mesmo. Mas a tendência humana é sempre de instituir dias, festas, rituais ao invés de focar na prática da essência que é o amor, o que requer muito mais renúncia.

tiagobarros
Автор

Esse vídeo faz 3 anos?
Nem achei que o canal tinha tanto tempo!

ivansalesbarbosa
Автор

Maravilhoso trabalho. Saber de fontes cristãs que o natal foi uma apropriação de uma festa pagã diz muito sobre como se constroem a e as histórias

agostinhodepoa
Автор

Saturno tem relação com a colheita, não com o plantio. Ele se refere à passagem do tempo e o amadurecimento das messes.

sovenyakarkaroff