A superdotação e a percepção dos limites

preview_player
Показать описание
#superdotação #altashabilidades #adultosuperdotado #superdotadoadulto #ahsd #perfeccionismo #autoexigencia #limites #inteligencia #altainteligencia
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Estou chorando aqui, chorando mesmo, ao entrar em contato com essa descrição da história da minha vida, e do dia terrível que tive hoje. Obrigado Dra

cezarpezzotti
Автор

Daphne, você é maravilhosa! Muito generosa ao compartilhar esses entendimentos que ajudam a gente a se entender melhor. Vídeo muito esclarecedor. Obrigada!

DignissimaConcurseira
Автор

Obrigado Dra. Suas reflexões me ajudam bastante. Tenho 28 anos e recentemente fui diagnosticado com AH/SD, TEA leve e TDAH. Seus conteúdos tem me ajudado a ligar muitos pontos soltos na minha vida. Saudações de Porto Alegre, RS

viff
Автор

Te ouvir agora me ajudou a parar de correr com alto estresse pra atender produção acima do que meu corpo pode, do que o tempo de hoje me permite. E não precisa e nem adiante a pressa/pressão no meu trabalho, porque corrijo redações e livros, proque só aumenta a minha frustração de não completar o perfeccionismo no trablaho com o qual gozo. Não vou me frustrar por não alcançar a meta de hoje, prefiro a saúde emocional de respeitar meu limite, ainda que ganhe menos dinheiro por isso. Acontecem outras oportunidades no decorrer do mês. Aceito-as, aceito-me como sou. Gratidão, Daphne.

guilhermecastanheira
Автор

Fico tao aliviado de ouvir isso. Muita coisa faz sentido pra mim hj. Não sei se sou superdotado, mas muita coisa bate comigo.

ivoneilana
Автор

Faz todo sentido. Tenho supersotaçao, e moro a 10 anos num país africano, em 7 anos tive um bernout, pensei que ia morrer, fiquei pele e osso. E hoje entendi que não preciso dar conta de tudo, e que posso ir só até onde suporto e confortavel pra mim. Conhecimento é poder mesmo.

andreaoliveira
Автор

Isso é tão difícil de administrar. Eu acabei de esbarrar nos conteúdos sobre AH/SD e nos últimos três dias consumi artigos, sites, vídeos, me vi ontem até quatro da manhã vendo os vídeos deste canal, até finalmente cair no sono. Eu vou começar a investigar com minha psicóloga essa possibilidade, mas é tão assustadora e estranha e angustiante. A minha cabeça está fervendo processando minhas memórias da infância, da minha trajetória na escola como criança isolada, de estar sempre querendo estar com os adultos, o hiperfoco, o interesse por um milhão de coisas diferentes, os conflitos existenciais, as dificuldades em socializar, o tédio, a solidão dos fins de semanas vazios, a necessidade de estar sempre mergulhado em alguma coisa pra não ficar pensando. Isso é tão assustador. Não é só dor de barriga, é uma dor de estômago, uma angústia no peito, estar sensível o tempo todo, chorar com musiquinha de filme infantil, se sentir obrigado a ajudar todo mundo que te para na rua pedindo dinheiro, sentindo dor no peito só de ouvir a pessoa falar. A angústia de estar ao lado de alguém no bar e ficar um silêncio sepulcral, um fosso entre nós. Falar fora da norma de propósito pra tentar não "falar bonito ou difícil demais". Começar a falar e disparar e não conseguir se conter e se empolgar e depois se tocar que monopolizou o assunto. Eu tenho vontade de chorar o tempo todo, isso dói demais.

henrique_caetanogomes
Автор

Excelente percepção como profissional 🤩! Parabéns 👏

magnolegizele
Автор

Ela vai falando ... E eu vou enxergando os meus comportamentos e sentimentos kkk

wilsonjoseribeiro
Автор

o q eu precisava ouvir....o mundo precisa te conhecer Daphneee!!!

joycefleury
Автор

Obrigado por esse vídeo!! Vou de burnout em burnout fazendo mil coisas ao mesmo tempo e não dizendo não à ninguém. Seus vídeos estão mudando minha postura perante à vida. Obrigado!!

BrunoFranciscone
Автор

Essa reflexão é para vida independente de ser super dotado ou não, muito boa.

gracianeserafim
Автор

Faz uma semana que eu descobri a minha superdotação agora tudo faz sentido para mim. Há três anos atrás comecei fazer o meu autoconhecimento para descobrir o porquê me achavam diferente e eu mesmo sempre percebi uma dificuldade de me encaixar... eu descobri os seus vídeos hoje e estou muito feliz por saber agora toda a verdade sobre mim.
Muito obrigado pelos esclarecimentos! Continue com este lindo trabalho que Deus colocou em suas mãos. 👐
A sua didática, e a sua dinâmica facilita a compreensão e dá pra perceber que tudo é feito com muito carinho e dedicação, meus parabéns!
Todas as características bateram com o meu perfil 100% tenho a mente muito inquieta, sou super sensível, o grau de impatia Altíssimo enfim parece que eu estou muito além do normal do funcionamento das pessoas em geral. Tô muito surpreso agora estou mas tranquilo em saber quem sou divertida.
Muito obrigado!

edivamsilva
Автор

33 anos de vida e não respeito limites. Percebo a interocepção, mas a negligencio. A compulsão farmacológica já me tomou conta. A autoestima já está abalada, de tão disfuncional que estou por sempre ir além do suficiente. Estou colapsado, a ponto de desistir. Só não desisto porque remar em alto mar é melhor que ficar, em tempo indeterminado, à deriva ao deixar os remos e falecer de desidratação, fome e solidão sem chegar a terra alguma. Algum vento tem que soprar pra fazer as velas desse barco me levar adiante, já que as forças pra remar estão parcas. Como diz Pitty no álbum Agridoce, "nada adianta se o vento não soprar".

webertgomes
Автор

Como é difícil ter essa condição. Difícil ter descoberto tarde. Bagunçou minha vida.

seforaportela
Автор

É tão dificil...
Adolescencia toda ia dormir chorando pq ja tinha amanhecido e eu n ia poder dormir o suficiente em paz... na vida adulta absorvo toda a teoria e viajo tanto nela que é como se eu tivesse 900 anos de prática... quando posso ir à prática direto é TÃO mais proveitoso e isso evita com que eu me sinta satisfeita e não termine algo, ou as x eu posso visualizar finalizado, passo pra outros e parto pra algo novo...
Saber limites e ter paciencia é o maior processo.. Com a qtd de coisas que vejo diariamente na vida em 1000x de velocidade, parece que vivi 700 vidas em uma... Eu amo e odeio ao mesmo tempo pq me afasta dos demais, poucos seguem meu ritmo...

Anyehh
Автор

Excelente! Por favor, continue falando sobre a questão emocional no superdotado 👏🏿👏🏿👏🏿

gelainesouza
Автор

Sim, no mercado financeiro. Operei alavancado varias vezes buscando fazer 100 mil reais mas não durou muito e acabei levando um tombo muito grande até passei mal quase vomitei de tão ruim que eu fiquei mas superei e to voltando com mais saedoria.

gustavogarcia
Автор

Quantas frases inteligentes e orignais! Vou reassistir depois e anotá-las.

guilhermecastanheira
Автор

Encarei muito essa realidade, esses últimos anos com a pandemia me percebi deixando muitas coisas de lado e um hábito de abandonar atividades caso eu não conseguisse de primeira..
Quando ficava empenhada em uma atividade passava horas sem comer e até de madrugada sem dormir porque não conseguia parar..
A rotina e disciplina são coisas que eu ainda preciso aprender..

lizs
join shbcf.ru