'VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE A TEOLOGIA PENTECOSTAL E A TEOLOGIA REFORMADA?'

preview_player
Показать описание
VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE A
TEOLOGIA PENTECOSTAL E A TEOLOGIA REFORMADA?

Quando um teólogo pentecostal pergunta para um teólogo reformado se ele é batizado no Espírito Santo, a resposta pode ser positiva, mas o entendimento sobre o batismo no Espírito Santo é diferente entre o pentecostal e o reformado.
Para o reformado o batismo no Espírito Santo se dá quando o salvo é inserido no corpo místico de Cristo e o Espírito Santo passa a viver nele, enquanto para o pentecostal a evidência desse batismo são as línguas estranhas, a glossolalia.
Num sentido geral, amplo, a grande maioria dos teólogos pentecostais se reconhecem reformados, isso por que, os teólogos pentecostais usam o termo reformado para dizer que não é adepto da teologia católica, assim o termo reformado assume uma abrangência enorme, aliás, é a mesma abrangência que o termo evangélico alcança hoje.
Mas olha só, é preciso pontuar que desde o início da reforma sempre houveram diferenças teológicas abissais entre os grandes reformadores, Jacob Arminio e Jonh Calvino, que teologizavam a soteriologia, doutrina da salvação, e a hamartiologia, doutrina do pecado, de forma diferente, e isso cresceu a um tal ponto, que surgiu a necessidade de se organizar um sínodo internacional para debaterem essas questões, isso deflagrou o Sínodo de Dort, em 1618/1619, na cidade de Dordrecht, na Holanda.
Nem Armínio, nem Calvino participaram do Sínodo de Dort, Armínio morreu uns 10 anos antes do sínodo, mas a sua teologia foi representada por outros teólogos arminianos, aliás, arminiano, calvinista, são termos nossos tá, em Dort os teólogos arminianos eram chamados de remonstrantes e todos se reconheciam como reformados.
No Sínodo de Dort os teólogos arminianos, os remonstrantes, apresentaram os 7 pontos da remonstrância por 6 meses, sendo rejeitados pelos reformados calvinistas.
Esses teólogos reformados estabeleceram os Cânones de Dort, que, diga-se, não foram assinados pelos remonstrantes, aí está o marco diferenciador da teologia protestante e da teologia reformada.
Então, tecnicamente, a teologia reformada é aquela que defende não apenas os cinco Solas da Reforma, como faz a teologia protestante. Se você perguntar para um teólogo protestante ele vai dizer que é reformado, por que abraçou os cinco solas, mas do ponto de vista histórico, a teologia reformada é aquela que, além dos cinco Solas, adotou os pontos do Calvinismo, a chamada TULIP. Tecnicamente, a teologia reformada não é protestante, é calvinista, porque aceita a catequese de Heidelberg, a confissão belga e outros documentos de fé.
Só pra não passar batido, a TULIP é um acróstico para facilitar o entendimento dos cânones de Dort.
Nessa altura, nem preciso dizer que a teologia pentecostal tem os dois pés na teologia protestante/arminiana/holandesa, que se contrapôs a teologia reformada/calvinista/suíça.
Mas olha só, por favor, eu não estou aqui dizendo que a teologia produzida por pentecostais não seja boa, pelo amor de Deus meus irmãos pentecostais, não é isso que eu estou dizendo!
Estou apenas apontando as diferenças entre uma teologia e outro.
É por que existe um padrão de se fazer teologia reformada, que é o padrão racionalista, manualístico, que na linguagem técnica se chama catafática, pelas Escrituras você define o que Deus é, você define quem é o Espírito Santo. Esse é o método padrão filosófico-conceitual, mas esse método de se fazer teologia não se encaixa na visão da teologia pentecostal, por que não dá pra pensar em Deus como se fosse um dado, que você já sabe as possibilidades de 1 a 6.
Então, como o pentecostal fala de Deus?
A teologia pentecostal tem um jeito de pensar a fé, uma maneira de se relacionar com Deus que começa desde a liturgia, a teologia pentecostal sente Deus, a teologia pentecostal vive Deus.
A base dessa teologia pentecostal está em 4 pressupostos que são a (1º pressuposto) sobrenaturalidade divina (Deus é imanente, mas também transcendente, Ele interfere no aqui e no agora e isso impõe imprevisibilidade), (2º pressuposto) a sinergia (apesar do ser humano não tem plena capacidade de livre arbítrio, por causa da queda, mas ele é responsabilizado por suas escolhas, ao dar lugar ao divino ou ao profano), (3º pressuposto) o dinamismo (ou seja, na teologia pentecostal Deus não é um motor estático, Ele não está parado, Deus vem pra nossa realidade curando, libertando e batizando no Espírito Santo, é aí a glossolalia assume relevos gigantesco, é o que eles chamam de presença continua e presença extraordinária do Espírito Santo) e o (4° pressuposto) é a continuidade, ou seja, os atos de Deus não se esgotam nos textos bíblicos canônicos.

Esses pressupostos se chocam frontalmente com a nossa maneira de se pensar a teologia reformada-racionalista-catafática, produzindo diferenças marcantes entre uma teologia e outra.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Já fui de Igreja pentecostal, hoje sou de igreja tradicional. Para mim o importante é ser salvo. Graça e Paz 🙏

rfdepaiva
Автор

Excelente comentário. PARABÉNS. Fiz a inscrição no canal.

Fui pentecostal.
Me tornei um carismático, ou seja, um continuista que a semelhança dos reformados crêr que o batismo no E.S, se dá no momento da conversão [regeneração] e NÃO, numa experiência subsequente.
Também, rompi por completo com o dispensacionalismo.
Me identifico com muitos aspectos da teologia reformada, embora ainda conservo a soteriologia arminiana comigo. (Não vejo o calvinismo como oponente).
Enfim, me tornei um pouco de cada.
Daqui pouco, terão que criar um termo teológico para um MISTO como eu.
Abraços.

maxwellfarias
Автор

Ganhou mais um inscrito! Sou pentecostal e não tinha visto uma explicação tão boa e direto ao ponto. Parabéns pelo vídeo! Poderia indicar literatura sobre o assunto!!!

allan
Автор

Sou pentecostal, e quero parabenizá-lo, pelo excelente comentário. Já ouvi muita coisa sobre o assunto, mas este de fato se sobressai pela maturidade e equilíbrio. Não conhecia esse canal, ouvi pela primeira vez sobre as diferentes versões da Almeida e agora estou me inscrevendo
Parabéns 👏👏👏

darcioleal
Автор

Ganhou um inscrito maravilhosa explicação sou pentecostal mais gosto muito de estudar a palavra quero ver e aprender brigado pela explicação

antoniojosealvesvieira
Автор

Fala amigo, não pretendo deixa de se pentecostal, porém estudo a Teológica reformada, acredito se mais coerente em alguns aspectos, sera que da para estuadar os 2 kk

Boas-novas_Wesley
Автор

Ó tima. Aula. Tô. Aprendendo. Muito. Deus. Seja. Louvado

waldirarruda
Автор

explicação excelente ganhou mais uma escrita, parabens

roselainesantos
Автор

Exelente estudo muito bom muito didático.

thiagoreis
Автор

Então a "Oração do Pai nosso" não tem sentido para um pentecostal ...e que seja feita a tua vontade, amém!??

emersoncarllo
Автор

Parabéns

Melhor explicação diferencial das doutrinas.

jaderlanelobo
Автор

O batismo com o Espírito Santo ocorreu uma vez para formar a igreja, o selo o crente recebe ao receber a salvação o encher- se do Espirito e diário o falar em idiomas estrangeiros é um dom.

samuelferraz
Автор

Gostei do vídeo, seria bom apresentar as 4 principais visões sobre o " Batismo com Espírito Santo" e seus proponentes que os defendem, os Pentecostais aqui mó Brasil se consideram Protestantes eu não lembro de um que se apresentava como Reformado, nos Estados Unidos os Pentecostais preferem o termo " evangélico" ao invés de Protestante ou Reformado pois os " evangélicos " nesse país são os fundamentalistas em oposição aos liberais/progressistas. Vale ressalvar que Antônio Gilberto maior teólogo pentecostal de língua portuguesa era um crítico tanto do Calvinismo como do Arminianismo.

BrunoSouza-xtrk
Автор

Como argumentar a favor da Sola Fide, ou seja, somente a fé quando lemos em Tiago

“DE QUE APROVEITARÁ, IRMÃOS, A ALGUÉM DIZER: ‘TENHO FÉ’, SE NÃO TIVER OBRAS? ACASO ESTA FÉ PODERÁ SALVÁ-LO?

ASSIM COMO O CORPO SEM A ALMA É MORTO, ASSIM TAMBÉM A FÉ SEM OBRAS É MORTA” (Tiago 2, 14-26).

sofifa
Автор

Irmão, fala um pouco sobre o livro Teologia da Reforma.

lucasrocha
Автор

A teologia pentecostal tem a Bíblia como autoridade normativa e palavra de Deus inspirada, cânone bíblico encerrado e temos doutrinas bíblicas que balizam a nossa fé. A teologia pentecostal não se respalda na experiência porque esta é subjetiva, ainda que tenha o seu valor. A experiência nos mostra que Deus é real e age aqui e agora, como sempre agiu, porque nunca mudou. Mas a experiência é julgada pela Escritura. A Escritura é a baliza e bússola para o viver.

mariabetania
Автор

A Paz do Senhor!
Que Deus abençoe a todos!

regiocarvalho
Автор

Uma bela confusão e que não leva ninguém para o Céu...

Fabrmrosa
Автор

Pentecostal.... não pentencostal.. só pra constar.... parabéns pela aula...

ebermartins
Автор

quando vc diz "ele é responsabilizado" quem é responsabilizado? eu ou Deus, é que estou fazendo uma redação e agora fiquei meio perdido

lucasfreitas