O QUE É EFEITO ESTUFA? | O QUE CAUSA E COMO OCORRE O EFEITO ESTUFA?

preview_player
Показать описание
O que é efeito estufa? Como ocorre e o que causa o efeito estufa? As respostas para estas perguntas e outras informações sobre o efeito estufa você encontra neste vídeo.

VIDEOS RECOMENDADOS

O QUE É EFEITO ESTUFA? | O QUE CAUSA E COMO OCORRE O EFEITO ESTUFA?

#efeitoestufa

CONTEÚDO RESUMIDO

O que é efeito estufa?

O efeito estufa é um fenômeno natural de nosso planeta que ocorre em nossa atmosfera. Este fenômeno é responsável pela existência e manutenção da vida na Terra.

O efeito estufa é benéfico à vida do planeta Terra, pois mantém a temperatura do planeta amena e sem grandes variações.

Graças ao efeito estufa nosso planeta é habitável em condições naturais.
Sem o efeito estufa a temperatura média de nosso planeta seria aproximadamente menos 18 graus célsius e muitos seres vivos não seriam capazes de sobreviver nestas condições.

Este fenômeno é muito parecido com o que ocorre em uma estufa comum como a conhecemos.

Estufas são locais fechados em que o objetivo é acumular e manter o calor em seu interior. Desta maneira, na parte interna da estufa a temperatura é superior do que na parte externa.

Apesar do vidro permitir a passagem da luz solar, ele impede a saída do calor, aumentando a temperatura no interior da estufa.

Por este motivo, em locais muito frios, são usadas estufas para cultivar alguns tipos de plantas muito sensíveis ao frio.

Como ocorre o efeito estufa?

O Sol emite radiação que atinge a atmosfera. Esta radiação interage com os gases ali presentes. Estes gases, conhecidos como gases de efeito estufa, absorvem a radiação solar e retornam para a superfície terrestre em forma de radiação infravermelha, ou em outras palavras, em forma de calor.

Apenas uma pequena parte desta radiação infravermelha consegue sair da atmosfera e retornar para o espaço.

De forma resumida, há a formação de uma camada de gases na atmosfera que permite a passagem de raios solares que são transformados em calor e permanecem na superfície de nosso planeta.

Mas se o Efeito Estufa é algo Bom para o Planeta Terra, por que há tanto alerta e preocupação sobre este assunto?

O grande problema não é o efeito estufa em si. O grande problema é o aumento da temperatura do planeta Terra causada por ações irresponsáveis do ser humano, levando ao aquecimento global e outras consequências irreversíveis.

Gases poluidores como monóxido de carbono e outros, provocam a intensificação do efeito estufa e o aumento da temperatura.

Isto ocorre, pois a radiação solar que precisa sair da superfície do planeta e voltar para o espaço acaba ficando retida, pois estes gases impedem sua passagem por meio de sua ação refletora.

Ações humanas como desmatamento, queima de combustíveis fósseis e poluição das grandes indústrias colaboram para o aquecimento global e poluição do ar.

O excesso de emissão de CO2 (gás carbônico) e outros gases (como o metano) na atmosfera terrestre intensificam o efeito estufa.

A consequência é o fato das altas temperaturas provocadas pelos gases do efeito estufa desequilibrarem o sistema climático da Terra.

Os Principais gases de efeito estufa

• O CO2. É o gás de efeito estufa mais abundante na atmosfera. Ele é emitido por meio de atividades humanas relacionadas a queima de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão e gás natural, além do desmatamento.

• O gás metano. As emissões de origem humana desse gás provém da atividade pecuária e da decomposição da matéria orgânica de aterros sanitários e lixões.

• O óxido nitroso. A emissão desse gás decorre do tratamento de dejetos animais e do uso de fertilizantes.

• O ozônio. É encontrado naturalmente na estratosfera (camada atmosférica situada entre 12 km e 50 km de altitude), mas pode ser encontrado na troposfera (camada atmosférica situada entre 10 km a 12 km de altitude). Quando encontrado na troposfera em grande quantidade, é prejudicial aos organismos.

• Os hidrofluorcarbonos (HFCs). Utilizados como substitutos dos clorofluorcarbonos (CFCs) em aerossóis e refrigeradores, têm alto potencial de aquecimento global.

• O hexafluoreto de enxofre. Utilizado principalmente como isolante térmico e condutor de calor, é o gás de efeito estufa com maior poder de aquecimento global.

• Os perfluorcarbonos (PFCs). Utilizados como gases em refrigerantes e solventes.

Consequências da Intensificação do Efeito Estufa

1 – Aquecimento Global;
2 - Derretimento de grandes massas de gelo das regiões polares, ocasionando a elevação do nível do mar;
3 - Desertificação de áreas naturais;
4 – Secas, ocasionando a redução da produção de alimentos;
5 – Chuva ácida;
6 - Aumento de casos de desastres naturais como inundações e tempestades.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Além de ter sido a 3 anos o outro a 1 ano explique o melhor do que o professor👇

Laralinda
Автор

😢Não querendo falar que você não explica bem mas achei que poderia ter colocado🤨 mais coisas explicado melhor resumido mais Achei que poderia ter ficado melhor sabe😝

Laralinda
Автор

A atmosfera da terra NÃO é uma estufa. Numa estufa ocorre o bloqueio da dinâmica do ar. O objetivo é deixar o ar quente. Dentro de um carro fechado e exposto ao sol, este fica extremamente quente. Mas ao abrir a janela o carro se esfria novamente.
Se o ar não for turbilhonado dentro da estufa, ocorre a geada do mesmo jeito. Ou seja, a radiação ultra violeta sai pelo vidro do mesmo jeito e vai embora. Foram feitas experiências com cristais de quartzo e outros. Isso é um mito completo. A atmosfera de jeito nenhum trabalha como uma estufa. Não se consegue bloquear a dinâmica dos fluidos. A terra tem essa temperatura devido à atmosfera.

felixlondon