QUAL A MELHOR MANEIRA DE CONECTAR TOMADAS TRIPLAS?!

preview_player
Показать описание
Qual é a melhor maneira de realizar a conexão de tomadas triplas? Fazendo rabichos com os cabos ou realizando derivações entre os bornes?

Será que as normas informam alguma coisa sobre isso?
_________________________________________________
Acesse o site abaixo para saber mais sobre os produtos ILUMI:

_________________________________________________
Receba conteúdos da Eletricity direto no seu e-mail! Cadastre-se através do link abaixo:

__________________________________________________
👇 Se liga nos nossos conteúdos 👇

__________________________________________________
A primeira coisa que precisamos entender é que se temos três tomadas em uma placa 4x2 e elas serão conectadas ao mesmo circuito, isso significa que temos um ponto de tomada com três tomadas de corrente conforme o item 3.4.6 da NBR5410 que traz a seguinte informação:

Ponto de tomada é um ponto de utilização em que a conexão do equipamento ou equipamentos a serem alimentados é feita através de tomada de corrente.

Nas notas temos ainda a informação de que um ponto de tomada pode conter uma ou mais tomadas de corrente.

Outra coisa que precisa ficar clara é a capacidade de cada tomada que pode ser de 10 ou 20A. Porém isso não significa que essa é a corrente máxima vai circular por cada uma delas, até porque tomada não consome corrente. Essa informação se refere apenas à capacidade máxima de seus contatos.

Se imaginarmos 10 ou 20A circulando em cada tomada, segundo a própria NBR5410, cada uma delas deveria ter um circuito exclusivo.

Então temos que deixar claro que se tenho 3 tomadas de 10A em um ponto não significa que nele vão circular 30A e se tenho 3 tomadas de 20A, também não significa que 60A estarão circulando até porque neste caso só temos um circuito para atender a todas as tomadas.

O mais comum para tomadas triplas interligadas e a condição de equipamentos com correntes menores do que 10A e que quando somadas, chegam a valores consideráveis.

Vamos imaginar que o ponto de tomada triplo é na cozinha e vamos ligar 3 equipamentos de 5A totalizando 15A no circuito.

Agora vamos fazer um comparativo com termografia para as duas configurações mais comuns de tomadas triplas. (veja a comparação no vídeo)

Praticamente não tivemos diferença de temperatura entre os dois métodos., concluindo que desde que as conexões sejam bem feitas e que sejam respeitadas as correntes por circuito, não existe qualquer problema na configuração de ligação a ser feita na tomada que você escolhe, seja ela de 10 ou 20A.

Mas existem no mercado modelos de tomada como as da ILUMI em que precisamos ligar apenas os cabos de alimentação em três bornes existentes. Elas estão disponíveis em modelos de 10 e 20A com duas ou três tomadas para toda a linha de produtos.

A ligação entre as tomadas é feita internamente reduzindo assim os pontos de conexão e o tempo para instalação.

Veja no vídeo o comparativo no tempo de ligação de tomadas triplas da maneira tradicional contra a ligação de um modelo monobloco.

Não restam dúvidas na economia de tempo. Mas será que podemos confiar em relação a circulação de corrente elétrica?

Utilizando um condutor de 4mm² no circuito principal para otimizar o teste, inicialmente vamos considerar 5A por tomada com corrente total de 15A no circuito.

A temperatura ficou em torno de 30°C com o ponto mais quente sobre o condutor.

Resolvemos dobrar o valor chegando a 30A. A temperatura se manteve perto dos 43°C e novamente o ponto mais quente permaneceu sobre o condutor.

Agora vamos para um teste extremo, dobrando mais uma vez o valor de corrente e chegando a 60A, valor que está inclusive acima da capacidade máxima do condutor de 4mm².

Chegamos a 80°C na isolação do condutor. Em todos os testes a temperatura no condutor foi sempre maior do que aquela registrada na barra de conexão entre as tomadas.

E por falar nas barras, elas são diferentes para as tomadas de 10 e 20A.

Para que não tenhamos dúvidas, repetimos os testes com a monobloco de 20A. Os resultados foram os mesmos com ligeira redução de temperatura em cada um deles.

Após todos os testes realizados, comprovamos também que as tomadas monobloco funcionam perfeitamente, mas tenha sempre o cuidado de escolher produtos de qualidade.

E você, como realiza as conexões de tomadas duplas ou triplas? Já utilizou as tomadas monobloco ILUMI? Deixe seu relato nos comentários.

Para saber um pouco mais sobre os produtos ILUMI utilizados neste vídeo, acesse o link que eu deixei no início desta descrição.

Se gostou deste conteúdo, curta e compartilhe.

Siga a Eletricity nas redes sociais Facebook, Instagram e TikTok.

Até a próxima!

💡 Se liga na #eletricity e #ilumi💡
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Obrigado pelo vídeo. Sou eletricista e para montar um tomada tripla da forma correta demora muito tempo. Estou usando a monobloco muito prática, rapido e segura. Nunca tive problema ❤❤

rennan
Автор

Obrigado, vocês são um presente de Deus. Não sabe quanto ajuda nos.

gianmarcoferri
Автор

Seria bacana ver o teste c as sobrecargas comparando as ligações feitas na primeira parte do vídeo. A curiosidade é em função de uma ou outra ligação trazer uma camada a mais de proteção em caso de mal uso - coisa mais q comum no cotidiano dos usuários finais

Wco
Автор

Não conhecia essas tomads duplas e triplas com um só borne.

sebastiaosoares
Автор

Deus abençoe sempre sua vida e sua família e seu trabalho, obrigado por tantas dicas que nos ajudam muito

carlosalbino
Автор

Assunto que causa muita discussão nos grupos do Facebook e aqui no youtube. Mesmo diante da sua explicação têm aqueles que ainda contestam o método de conexão através dos bornes.

cristianorodrigues
Автор

Apesar de entender e respeitar o ponto de vista, não uso o borne de conexão de uma tomada para alimentar outras.
Há vários motivos para não fazer assim:
As correntes se somam e formam pontos quentes. Aqui temos quase o mesmo risco que nos disjuntores e que são evitados utilizando barramentos.
É fato que a contração e dilatação acaba deixando os bornes "frouxos" por causa da variação da temperatura.
Vibrações mecânicas seja do imóvel ou do uso das tomadas também vão soltando as conexões ao longo do tempo.
A curto prazo o resultado é o mostrado no vídeo, mas a longo prazo o efeito é muito diferente.
Outro ponto que vale lembrar é que em futuras manutenções, trocar o módulo do meio é bem trabalhoso.
Faço estas considerações por trabalhar em indústrias onde atuo fazendo inspeções por termografia, corrigindo o aperto das conexões em bom estado e substituindo equipamentos quando há deterioração do ponto de contato elétrico e por ter experiência de mais de 30 anos na profissão, vi muitos erros deste tipo.

ricardobessa
Автор

ELETRICITY, o melhor conteudo sempre.

JOSECARVALLHO
Автор

Ja ja as outras marcas lançam iguais a essa...muito prático e sobrs espaço na caixinha

Fabiochef
Автор

Essa monobloco da Ilumi são muito boas, porém é um pouco mais funda que as tradicionais. Se for uma caixinha com muitos cabos fica um pouco difícil de acomodar.

Amauri-Alves
Автор

Faz o mesmo teste de 60A que fez com a tomada da Ilumi no primeiro teste, coloca 20A em cada uma das 3 tomadas e compara as temperaturas do metodo derivando direto do borne com o metodo de derivação com o conector. Vamos ver se nesse caso o resultado será o mesmo, eu acredito que o borne com derivação direto nele não irá suportar.

mariobacili
Автор

Gostei dos conectores do vídeo, Weco Ideal...

INOVENDAS-OttoSchubartNeto
Автор

Qual o equipamento de uso em cozinha q mais consome professor ?

cesaraparecido
Автор

Professor, posso fazer a ligação de uma lampada usando cabos paralelos saindo do interruptor e indo ate a lampada?

edson
Автор

Finalmente um vídeo para calar a boca de uma galerinha que jura que fazer a derivação nos módulos vai ocasionar derretimento. É simples de entender que os contatos do módulo onde conectam os pinos do equipamento suportam no máximo 10A, mas o borne de conexão onde vão os cabos vai aguentar bem mais. Somente olhando a construção dos bornes da pra ver isso.

luccacasagrande
Автор

UMA DÚVIDA! o que você usa pra controlar essa corrente de consumo nos seus testes!? Trabalho com reparo eletrônico, esse controle de carga é importante para muitos testes.

andrelucas
Автор

Particularmente não gosto de usar direto no borne da tomada. Pois muitas vezes não temos como ter certeza como o cliente vai usa-la. É melhor previnir.

bjbergamin
Автор

Faz o teste com cabos 2, 5 mm para ver o que acontece?

Essa tomada na própria embalagem informa que suporta até 20a.
Deveria ser 30a. 10a para cada.

edermello
Автор

Não tem tomada dupla e tripla já conectada ?

leandromoreira
Автор

Eletricity, não sei vcs vao enteder mais vamos lá,
Meu vizinho ligou um fio naqueles "conectores" entre o poste dá rua e o padrão de casa, isso pode ser perigoso?

LuisFernando-frgi