Microcontrolador ou Microprocessador? Qual a diferença?

preview_player
Показать описание
Instagram: @juliallabs

#ArduinoUno #Raspberry #projetos
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Olá Júlia, eu li bastante comentário e não vi ninguém esclarecer sobre os GPIOs (pinos de entrada e saída... Portinhas) no caso da Raspberry Pi, são todos digitais! O Arduino tem digital e analógico.

Abraço

RodrigoVelasco
Автор

Adorei seu comparativo, muito didático.

Lorrane
Автор

Isso ai. Gostei . Simples e direta sem rodeios. E o que interessa para protipagem e projetos

joelalbuquerque
Автор

Sou fã do seu canal, a maneira com que você conduz os experimentos é bem incomum, por exemplo, mostrando não apenas o que deu certo, mais tudo que dá de errado, isso é legal pois o desenvolvimento é assim mesmo, .

microcore
Автор

Caracas, uma mulher q entende de eletronica, parabens.

Gradientetecnology
Автор

2:34 claro que dá! Estou aqui emulando um pc completo 8-bits usando apenas um microcontrolador atmega328p (o mesmo utilizado pela PLACA DE PROJETO ARDUINO, rodando os sistemas operacionais da época, softwares e games.

nandoneobh
Автор

Até que enfim o YouTube me indica algo que preste 🥰
Vim e fiquei.

jonaswwe
Автор

Que canal maravilhosooo, menina muito obrigado. Explicou direitinho ajudou a tirar algumas das minhas dúvidas, muito obrigado!!!

luathemoon
Автор

É impossível dar dislike em um vídeo tão bom

squaaaregame
Автор

A vantagem do Raspberry é que já vem muita coisa nele, não é necessário ficar instalando módulos como no Arduino. A linguagem usada para programar é o python super simples.

karinesilva
Автор

Obrigado Julia! Garota esperta! Vc toi bem também no texto de chamada do seu vídeo explicativo da sua experiência sobre o micro processador e micro controlador (arduino). valeu!

Автор

Para os que gostam das explicações mais "técnicas":


Microprocessador:
É um dispositivo capaz de realizar processamento. Geralmente realiza operações lógicas e aritméticas, possui interfaces para tráfego de endereço de memória e dados de memória, bem como sistemas de interrupções, etc.
Ele não possui memória (com exceção de alguns registradores necessários para o processamento).
É similar ao processador de computadores normais, só que pequenos.
Dá pra usar com ou sem sistema operacional. A programação sem sistema operacional é chamada de "bare-metal".


Microcontrolador:
É um dispositivo que possui um microprocessador, memórias RAM e memória de programa, essas últimas geralmente flash. Além disso, eles possuem as GPIOs (num microprocessador você só faz contas, portanto não precisa de drivers de potência para acionar cargas como LEDs e etc, como no microcontrolador) que são portas de propósito geral, bem como outros periféricos que variam a depender da família, como conversores analógico-digitais ou digital-analógicos, dentre outras coisas.
Da mesma forma que o microprocessador, também pode ser utilizado com ou sem sistema operacional. Geralmente é utilizado sem, e quando utilizado com, este costuma ser um RTOS (sistema operacional de tempo real).


Qual o melhor?:
Depende. O microcontrolador já vem com RAM e ROM, bem como periféricos, portanto ele é "ready-to-use" se comparado ao microprocessador puro. Só que o bom do microprocessador é que você pode colocar quanto de memória você precisar. Por exemplo, se você precisa de um hardware com muita RAM e pouca memória de programa, é difícil achar um microcontrolador assim, mas com um microprocessador você compra a RAM e a memória de programa separadamente. Geralmente os microprocessadores são utilizados para fazer computadores específicos, enquanto que os microcontroladores são utilizados para sistemas embarcados.


Arduino:
É uma placa de desenvolvimento para sistemas embarcados que POSSUI um microcontrolador. Além do microcontrolador em si, ela possui os componentes necessários para seu funcionamento, como regulador de tensão para alimentar a placa, conversor USB-Serial para "conversar com o computador", LEDs na placa, plugs para conexão, cristal oscilador para gerar a frequência de operação, dentre outras coisas.


Raspberry Pi:
É um minicomputador que POSSUI um microprocessador. Além do processador em si, dá pra observar que a placa também tem um chip de memória RAM, já que o processador em si não vem com ela, bem como o slot para cartão de memória (memória de programa) pelo mesmo motivo.


Qual o melhor?:
Depende do seu projeto.
O rasp é um computador, e como a Julia falou não devemos matar formiga com bazuca.
Além disso, alguém aqui nos coments falou que compra um rasp bem barato, quase o preço de um Arduino. Para fazer projetos próprios, se a diferença de preço é pequena, então ótimo. Mas sendo engenheirx e querendo fazer um projeto em larga escala, como dizia meu professor de Sistemas de Vídeo: "presuma que vai ter 1 milhão disso sendo fabricado. Você vai colocar algo a mais só por conveniência?"

isquicha
Автор

Vocês foram os pioneiros da emulação de games no raspberry? Se sim que legal, parabéns a todos.

TheVoltrom
Автор

Meu primeiro vídeo seu que vejo e tô de boca aberta 😘

grsm
Автор

Felicito tu programa, es lindo ver como las mujeres abren su intelectual y mas en la electronica, yo me inicie con pic y ahora me cuesta un poco con arduino, salidos maestra y gracias por los videos

nahuelalejandropereyra
Автор

Difícil ver mulher falando sobre o assunto. Vídeo incrível!

albertysantos
Автор

Muito bom Julinha ! Só falou verdades e bem didático, é isso aí, sempre em frente 👏🏾👏🏾👏🏾

engcompaulo
Автор

E ai, galera... Vamos colocar a tag da Júlia nos videos do Iberê?

jacksonburnley
Автор

Parabéns Julia pelos projetos.
Só uns adendos sobre o Raspberry:

1:18. O Linux e Windows (apenas a versão IoT) rodam na plataforma de forma NATIVA e não emulada (eles são compilados para o processador ARM do Raspberry).
Agora, os consoles de videogame antigos sim, estes são EMULADOS e normalmente rodam sobre uma distro Linux (Batocera, RetroPie ou qualquer outro)

1:49: O Raspberry, diferente do Arduino, tem apenas Portas Digitais. Para ler dados analógicos podemos usar um chip externo ADC como o MCP 3008. Dá também para usar um artifício com um Circuito R/C (Resistor/Capacitor) e um algoritmo adequado para simular uma leitura analógica (com perda de precisão em relação ao uso de um chip ADC).

É isso aí. Abraços e parabéns!

anderberin
Автор

vê se não para com o seu canal, me inspira muito

VitorGabriel-mcri