A hipocrisia das campanhas contra o plástico

preview_player
Показать описание
Grandes empresas da indústria alimentícia dizem estar trabalhando para reduzir a quantidade de lixo plástico produzida por elas. Mas nós checamos essas promessas, e muitas delas não estão sendo cumpridas.

Essa história é sobre compromissos voluntários ambiciosos, fracassos ocultados e como essas empresas ainda tentam ganhar com isso.  

#plásticos #lixoplástico #meioambiente #NãoTemPlanetaB #PlanetA

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Greenwashing: empresas que se dizem amigas do meio ambiente, mas na verdade não são

mateuspeixotodemoura
Автор

Não é que as empresas não conseguem cumprir as metas, é que elas não querem. "É só querer"

leonardogomes
Автор

Eu lembro que quando eu era criança, as pessoas compravam nas mercearias feijão, arroz, açúcar tudo a granel, se colocava num saco de papel.

conceicaobrandao
Автор

Caramba! Primeira reportagem que vejo atacando diretamente grandes empresas. Parabéns!

goigbi
Автор

Eu agora junto o reciclável e vendo aqui perto, tô é ganhando um extra, é pouco, mas já é o dinheiro pra comprar pão e leite(hoje lucrei 40, 00 com um lixo que eu ia jogar fora).

conceicaobrandao
Автор

Em casa usamos sacolas de tecido para o supermercado, adotamos os sachês e reutilizo a embalagem do mesmo produto por um tempo. Priorizamos embalagens de vidro, papel, papelão e plástico pet, além da seleção de material para reciclagem três vezes na semana, apesar da prefeitura de minha cidade pagar quase duzentos milhões por ano a empresa que recolhe o lixo na capital e não ter programas relacionados a nada que favoreça ao meio ambiente, inclusive a prefeitura vai cobrar taxa de lixo esse ano, só Deus sabe para onde vai esse dinheiro 💸 💰

valescafernandes
Автор

questionei a Coca-Cola do pq de eles colocarem saquinhos de plásticos individuais em cada saquinho de chá, já que nenhuma outra empresa do mercado faz isso, e só serve pra criar lixo e aumentar os custos de produção deles mesmo com algo desnecessário, já faz mais de um ano e estou esperando a resposta até hoje, como resposta a isso deixei de consumir os chás da marca Coca-Cola.

leonardoananda
Автор

É preciso investir mais nas potencialidades de usos do bambu, como utensílios.
Cadê o plástico feito de cana de açúcar? Cadê o uso da mamona? Cadê o uso do amido para produção de plástico biodegradável. Cadê a popularização no uso de embalagens retornáveis para uma série de produtos?

Alexandre_S_Nogueira
Автор

O pior é que é muito muito difícil deixar de consumir coisas com plástico porque basicamente tudo vai plástico, e essas marcas são dólar de quase tudo, não tem pra onde fugir 😢

hbaldinr
Автор

Excelente reportagem!!Viva a mídia independente 🎉🎉🎉🎉

alessandroflorencio
Автор

Tem um monte de produto que simplesmente limei do meu consumo. A começar com os refrigerantes. Hoje em dia reduzi drasticamente leite e derivados disso. Se eu consumo leite é de forma mais indireta possível. Não bebo leite e nem iorgute. O duro é que o uso da plástico está generalizado. É quase inescapável. O exemplo disso é o setor automotivo. Tem muita gente chamam os carros de verdadeiras carroças plásticas. Até mesmo a fibra do assento do carro vai plástico. Ou seja não existe fibra de origem natural. É difícil encontrar roupas 100% algodão. Hoje em dia vai sempre algo nylon e outras fibras sintéticas nas roupas.

AlexandreMitsuruKomuro
Автор

Há pouco mais de 20 anos que moro em uma casa com jardim, onde resolvi enterrar o lixo orgânico. Uma maravilha! As plantas adoram e o lixo comum diminuiu drasticamente de tamanho e não fede mais.
Também separamos o lixo reciclável, de acordo com o que a companhia de limpeza consegue reciclar (não reciclam isopor, por exemplo, e procuro retirar as etiquetas, que não são recicladas, das embalagens que vão para a reciclagem).
Tem a redução também: quando peço pra fatiar o queijo, no mercado, peço também pra não colocarem aquela bandeja de isopor; reuso os sacos plásticos de legumes (cenoura, batata, verduras etc.), carregando-os dentro da bolsa reusável que levo ao mercado e nunca pego sacolas (aqui elas são recicladas, aparentemente).
Também substituí as sacolas plásticas das lixeiras dos banheiros por sacos de jornal (com o apoio das mulheres da casa que jogam os absorventes que não forem descartáveis na outra lixeira): depois eu enterro tudo no quintal (dois meses depois só sobra algum fio dental que foi por engano).
Mas isso é muito pouco, pra não dizer insignificante, em termos de salvar o planeta. Mesmo se toda a população mundial adotar isso, ainda teríamos muito plástico...

tomasguisasola
Автор

3:28 Nós não vamos colocar uma meta, vamos deixar a meta aberta e quando atingirmos a meta nos dobramos a meta.

gocu_saiajeans
Автор

Trocando em miúdos: As empresas não levantarão um só dedo para mudar a postura de vilãs ambientais se a demanda não vier do consumidor. Este, aliás, é tão poderoso que tem o poder, enquanto eleitor, de colocar pessoas com gabarito técnico no setor do legislativo comprometidas com a causa. É só discernir bem.

apoiavaquinhavirtual
Автор

Precisamos ter foco na legislação para fomentar o crescimento e o desenvolvimento da rede de catadores e recicladores. Inclusive com incentivo em desenvolvimento das universidades para novas tecnologias de transformação e materiais e política de impostos e encargos diferenciados para o uso de resinas recicladas. Todos estão cobrando a redução, porém não estão fomentando o uso responsável do plástico.... não é banir, e sim usar e re-usar melhor!

sidneijp
Автор

Senti falta nesta reportagem da legislação alemã. Lá, quando vc compra uma bebida no mercado, seja em garrafa de vidro, plástico ou metal, vc paga um valor pela embalagem: uma espécie de “depósito”. Vc pega esse valor de volta ao devolver a embalagem em locais de coleta específicos, e as marcas precisam dar destino apropriado segundo a legislação.

A estratégia funciona porque é a combinação de legislação e cultura da sociedade.

mterezals
Автор

1. Investir mais em embalagens biodegradáveis (polímeros biodegradáveis, vidro, metal)
2. Desestimular a obsolescência programada
3. Ideonella sakaiensis

shindousan
Автор

Aqui em casa temos utilizado sacolas reutilizáveis há um tempo, o interessante e ao mesmo tempo triste, é quando às vezes as pessoas que trabalham nas lojas e mercados querem nos obrigar a levar a sacola de plástico, há algumas pessoas que falam num tom que faz parecer que estão ofendidas por não aceitarmos.

ericoernanicoelho
Автор

A estratégia é fazer promessas para o futuro, assim nós vamos ficando velhos, e os novos não teriam conhecido as promessas falsas.

paulosobrinho
Автор

Para piorar, ainda vem a mania de se pedir comida por aplicativos nas cidades... Fazendo crescer a quantidade de plástico com vida útil curtíssima...

cristofanequeiroz