Tenho um equipamento 220V: ele é monofásico ou bifásico? 🔌

preview_player
Показать описание
⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
------

📣 COMUNIDADE FAAALA ENGEHALL 📣
Junte-se à nossa comunidade no WhatsApp para receber dicas e novidades valiosas na área elétrica, informações importantes e muito mais. 😉
------

Gostou desse vídeo? 😍
✔️ Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Tenho um equipamento 220V: ele é monofásico ou bifásico?

Fala meus queridos! Tudo massa?
Sejam todos muito bem vindos a mais um QUAL É A DÚVIDA, aqui da Engehall.

Recebemos a seguinte pergunta em nossas redes sociais!
“Tenho um equipamento 220V, ele é monofásico ou bifásico?

Interessante, né não, e você já sabe a resposta sem assistir a aula?
Já deixa aí nos comentários, aproveita também pra se inscrever aqui no canal se ainda não for inscrito, e senta…, senta que lá vem pancada técnica da Engehall...

Bom, respondendo a dúvida de hoje na lata, um equipamento que a tensão nominal é 220V é considerado um aparelho MONOFÁSICO!

“Mas André, mas se ele for 220V fase-fase ele é bifásico, afinal, tem duas fases”
Não é bem assim meu querido.

O fato do equipamento ser alimentado por duas fases não o classifica como bifásico.

Se formos na NBR5410, mais precisamente no item 4.2.2.1 que cita sobre o esquema de condutores vivos, reparem que nós temos:

Monofásico a dois condutores;
Monofásico a três condutores;
Bifásico a três condutores;
Trifásico a três condutores;
Trifásico a quatro condutores;

A título de curiosidade este esquema de condutores se deve a forma de fechamento do transformador, só que o mais importante nesse caso é saber a quantidade de condutores carregados em cada um destes esquemas.

E para isso, vamos consultar a tabela 46 da NBR5410.

Reparem que tanto em Monofásico a dois condutores quanto em Monofásico a três condutores, o número de condutores carregados é 2.

“Mas o que é condutor carregado André?”

Bom, são considerados “carregados” os cabos onde a corrente elétrica passa durante o funcionamento normal do equipamento, ou seja, a energia vem pelo cabo de fase, passa no equipamento e volta pelo cabo neutro. Já numa situação em que temos duas fases alimentando um aparelho, a energia vem por uma fase e retorna pela outra.

Bacana André: Mas qual a diferença do monofásico a 2 condutores para o 3 condutores?

Por exemplo, um circuito de iluminação convencional em 127V, em média a gente só usa dois condutores, um de fase e outro de neutro, logo esse é monofásico a 2 condutores.

Já no circuito de tomadas 127V, a gente já usa 3 condutores, um de fase, outro de neutro e precisamos também do cabo de aterramento, logo esse também é monofásico, porém a 3 condutores, já que nele é obrigatório ter o “cabo de terra”.

Dessa forma a gente entende o porque existem apenas 2 condutores carregados tanto no monofásico a 2 quanto no a 3 condutores, afinal só temos circulação de corrente entre a fase e o neutro em ambos os casos, afinal não há energia passando no aterramento em condições normais.

Agora, por que ainda temos o 220V bifásico e o 220v trifásico, por que isso?

Bom isso aí se limita a alimentação geral das instalações ou a equipamentos específicos.

A CEMIG aqui em MG por exemplo, fornece energia em três níveis:
MONOFÁSICO 127V, vem do poste apenas 1 cabo de fase e outro de neutro.
BIFÁSICO 220V, vem do poste 2 cabos de fase e mais um de neutro.
TRIFÁSICO 220V, vem do poste 3 cabos de fase e mais um de neutro.

Aqui em MG pra ter 220V precisamos de no mínimo uma instalação bifásica.

Já a COSERN no RN, fornece apenas em dois níveis.
MONOFÁSICO 220V, vem do poste apenas 1 cabo de fase e outro de neutro.
TRIFÁSICO 380V, vem do poste 3 cabos de fase e mais um de neutro.

Lá a gente não tem disponível 127V, o mínimo é 220V e ele já vem entre fase e neutro. E por esse motivo não é necessário uma alimentação bifásica, ou é mono ou é tri, bem mais simples.

Agora, no caso de equipamentos específicos, por exemplo:
Um motor trifásico precisa das três fases e do cabo de aterramento para funcionar corretamente, então ali temos 4 cabos chegando, no caso apenas as 3 fases são condutores carregados, o aterramento não, logo temos um trifásico sem neutro, ou seja 3 condutores carregados.

Mas se formos pensar no circuito de alimentação do quadro que fornece energia para esse motor e claro para outras cargas também, em muitos casos será necessário também o cabo de neutro. Logo essa alimentação é feita por 5 cabos, afinal são 3 fases, o neutro e o aterramento. Daí temos um trifásico com neutro, podendo chegar a 4 cabos carregados caso esse neutro sirva de alimentação para cargas monofásicas desse quadro.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

⚡ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:


✅ Gostou desse vídeo?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
✍ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

EngehallCursos
Автор

Se a situação está difícil, não desanime. Lembre-se que é apenas uma fase.

agggand
Автор

Gente, pra quem ainda tá na dúvida... Quando o equipamento é 220v por exemplo, a tensão total da alimentação tem q dar 220v, seja ela com duas fases de 127 ou uma fase 220 e um neutro. Os equipamentos gerais não tem descrição se a alimentação deve ser bifásica ou monofásica... Só a tensão total, frequência e tipo de de corrente (CA ou CC). BASICAMENTE... Espero ajudar

MarcoTulioGuitar
Автор

Suas aulas sempre foram claras e objetivas.
Mas essa deixou mais dúvidas do que respostas.

sergioroberto
Автор

...BRASIL...na minha opinião tinha que padronisar as LINHAS de TRASMIÇÁO tambem... No RS é 110, já em SC 220... só LUCRO pra INDUSTRIA...

MATIAS-lchb
Автор

Complicou um pouco um assunto simples.

ronymiranda
Автор

Não sou eletricista profissional, mas interessado e estudioso a respeito.

Tinha essa dúvida e vi uma explicação em outro canal que considero mais técnica falando da diferença de potencial. Em um circuito monofásico onde o aparelho é alimentado por fase e neutro, a fase é 220 V (na minha região) positivo ou negativo (ciclos A/C) enquanto o neutro é sempre zero, gerando. Já em uma rede 220 V bifásica, enquanto uma fase está 127 V positivo, a outra está 127 V negativo, .gerando os 220 V de diferença de potencial. E vice versa porque as polaridades se alternam em 60hz, ou 60 x por segundo. Quando entendi o conceito de diferença de potencial, compreendi melhor A/C.

desideologia
Автор

É o que tento explicar aos meus colegas de profissão o que você mencionou no minuto 1:12 : ligação é uma coisa e o equipamento é outra ! Ao nobre colega que mencionou as regiões, o equipamento será monofasico tanto em Manaus quanto em Fortaleza. Imagina que este seu equipamento é monofasico em Manaus e quando você o transporta para Fortaleza ele se "transforma" em bifasico ?! Um espremedor de laranja, por exemplo. Tem explicações bem bacanas aqui nos comentários. Além, é claro, do nosso "mestre" .

lucianoviana
Автор

sou aqui do Rio Grande Do Norte, realmente você tem razão na facilidade que temos aqui com a concessionária.

diogoranniery
Автор

O equipamento é monofásico em ambas as situações, pois necessita de uma diferença de potencial de 220 V (rms), então mesmo sendo ligados em dois condutores carregados (fase R e fase S, por exemplo), matematicamente só pode haver uma combinação que resulte em uma diferença de nível de tensão.


Logo, dois condutores carregados só podem fornecer uma "fase". Eu ainda acredito que o termo mais matematicamente preciso seria chamar de fasor, pois é a diferença entre potenciais que proporcionam qualquer efeito motriz.

brunofqs
Автор

Esclarecedor, me mudei para Sta Catarina e por aqui é 220v monofásico, levei um tempão pra entender e hj vc esclareceu que o princípio está na configuração da Subestação geradora energia👏👏👏

marcalmatsumoto
Автор

Ótima aula. Mas só uma consideração aqui em SC também temos a distribuição em 220/380 V e a Celesc tem a opção de ligação bifásica onde temos 2 fases e um neutro isto para ligações onde a carga em uma instalação monofásica ultrapassa o limite mas a distribuição interna na residência ou comércio é somente neutro fase 220 V distribuídos nas duas fases. Em meus 40 anos de engenharia só tive conhecimento de um transmissor de uma rádio AM que utilizava 380V monofásico.

andrec
Автор

Foi uma ótima explicação e pelo que entendi aqui no interior de São Paulo é igual em minas as distribuidoras de energia

sergioc
Автор

Excelente conteúdo, André!

Só se vai direto ao ponto com objetividade e segurança quando se tem profundo conhecimento do tema! Parabéns!

mccsilva
Автор

Mas de todo jeito agradeço a explicação do André abraço

solucoeseletricasgv
Автор

Já fiz uma instalação de uma máquina que lava óculos, isso é para um cinema, no equipamento precisa por três fases mais o neutro e aterramento. A máquina é 380v trifásico o neutro é para fazer as bobinas dos contatos ligar em 220v monofásico.

airsonsantos
Автор

Muito boa explicação...há tanto tempo, fui entender só agora!

jackbarsc
Автор

Eu sou leigo e entendi perfeitamente. Parabéns pelo conteúdo! Abcs

bftavares
Автор

Fui instalar um COOKTOP Brastemp e nele constava tanto o esquema de 220v Monofásico e Bifásico. Acabei aqui no seu canal TOP Instalado com sucesso 220v

DrPraTudo
Автор

Boa noite parabéns André e toda sua equipe show de bola filé todo, gostei mais uma pra cachola

nemiasaraujo