Eles FORAM até o LUGAR MAIS FUNDO do MAR!

preview_player
Показать описание
Por motivos de força maior, fomos obrigados a colocar (novamente) o nosso submarino em quarentena.

As fases roxa e vermelha da pandemia nos forçaram a adiar a nossa ida ao fundo do mar, mesmo que já estivéssemos com local e data marcada para realizar essa façanha.

Embora não tenhamos conseguido cumprir (ainda!) com a nossa missão, a vontade de finalmente ir ao mar é tão grande que para manter o “clima de submarino”, fomos atrás de algumas histórias e fatos muito importantes.

Resolvemos iniciar com a história da primeira vez em que um ser humano chegou no ponto mais profundo do oceano.

Você sabe onde fica este ponto?

No Oceano Pacífico, ao sul do Japão e a oeste das Filipinas, está localizada a Fossa da Mariana, uma espécie de vale enorme. Dentro dele, existe um ponto ainda mais profundo chamado Challenger Deep ou, em português, Depressão Challenger.

O Challenger Deep está a 10.929 metros abaixo do nível do mar. Tem ideia do que isso representa?

Para se ter uma noção da dificuldade que é chegar até a Depressão Challenger, vamos relembrar alguns conceitos que envolvem pressão atmosférica.

A cada 10 metros de profundidade, temos uma pressão atmosférica a mais, portanto a quase 11 km de profundidade, teremos uma pressão atmosférica 1000 vezes maior.

Consegue imaginar o que aconteceria com o submarino do Manual do Mundo nessa pressão atmosférica?

Para exemplificar, podemos lembrar que numa viagem ao espaço, a diferença de quem está dentro da espaçonave para quem está fora é de apenas 1 pressão atmosférica.

“Mas, Iberê, tem gente maluca que quer ir a tal profundidade?” Tem, sim, e não é de hoje!

Nos anos 50, na Suíça, vivia a família Piccard, uma família de cientistas, balonistas, aviadores e mergulhadores.

August Piccard, patriarca da família, teve a ideia de construir algo que o levasse a maior profundidade. Seu planejamento consistia em fazer uma breve visita ao fundo do mar e voltar, não ficar por lá.

Portanto, construiu um Batiscafo, que é basicamente um submarino sem propulsão. Não entendeu? É como comparar um helicóptero com um balão.

O submarino seria como o helicóptero, que consegue fazer todos os movimentos, ficar parado, já o batiscafo seria como o balão, com uma movimentação limitada e seu destino vai de acordo com o vento -- ou da correnteza, como foi o caso.

Em 1958, a família Piccard vendeu o seu batiscafo para a marinha norte-americana, porém, continuou acompanhando de perto seu projeto. A embarcação passou por diversas reformas até que em 1960 ficou pronta para ir às profundezas do mar.

Você sabia que o nosso submarino tem semelhanças com o batiscafo da família Piccard?

Embora existam algumas coisas parecidas, não seremos tão ousados quanto os Piccard e a marinha norte-americana. Se você se perguntou sobre isso, só existiu mais uma pessoa a encarar esse desafio: o cineasta James Cameron, que registrou tudo em um documentário.

Confira esse vídeo até o final, deixe o seu joinha e nos ajude a realizar nossas missões, prometemos compartilhar o nosso progresso com vocês!






CRÉDITOS
Direção e apresentação: Iberê Thenório
Produção executiva: Mari Fulfaro
Gerência de projetos: Marcel Albert
Roteiro: Roberto "Pena" Spinneli
Coordenador de produção: Tiago César Silva
Assistente de produção: Arthur Okuda e Vitor Moreira
Edição e finalização de imagens: Thais Paneto

Copyright© 2023 Manual do Mundo®. Todos os direitos reservados.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Achei muito legal esse tipo de vídeo contando histórias. Se continuar a ter vídeos assim vai ser MUITO LEGAL!!!

danielcampofiorito
Автор

Certeza que o Iberê vai aparecer nos livros de história um dia.

sounote
Автор

Muito legal deu pra sentir a emoção com o Iberê contando a história. Parabéns

flavioalmeida
Автор

Depois da implosão do submersível, o YouTube te recomendou os vídeos do Manual do Mundo sobre os submarinos né? 😁

sarah
Автор

Esse cara tem um dom pra explicar que é impressionante os vídeos são tão bons que podem ter mais de 20 minutos que parecem pequenos

lucasbatista
Автор

Um quadro com o Iberê contando alguns acontecimentos científicos históricos seria simplesmente incrível. Continuem, muito bom!

marcusbondev
Автор

Quem apoia um quadro em que o Iberê conta histórias sobre ciência? Eu acho que é bastante viável já que eu imagino que tenha um custo menor do que os vídeos práticos e seria muito legal hehe

Fernando-Henrique
Автор

Daqui a cem anos:
"Era uma vez, uma família chamada Thenório. Eles eram cientistas, aviadores, astronautas, engenheiros e mergulhadores."

ThiagoVsky
Автор

Até vinte minutos atrás eu tinha a mais absoluta certeza de que era extremamente impossível alguém chegar no lugar mais fundo do oceano. Obrigado, Iberê.

brenorodriguesdasilvacosta
Автор

Q vídeo sensacional, Iberê! Poderia virar uma série de histórias sobre feitos científicos. Algumas sugestões:

- Kola Superdeep Borehole (o buraco de 12km escavado pelos soviéticos)
- Projeto Manhattan (invenção dos reatores nucleares e invenção da bomba atômica)
- Descobertas de Marie Curie
- Maxwell, Hertz, Landell de Moura e a revolução das ondas eletromagnéticas.

brunosimoes
Автор

O Iberê contando essa história foi demais!! Já quero a próxima

natanvizioli
Автор

3:41 "E eles conseguiram, talvez, o melhor apoio que eles podiam imaginar..." ALURA

rullkino
Автор

Aiberê, simplesmente mágico seu modo de esplicar... Tenho 45 anos sigo o canal desde o seu lançamento em 2008 (o vídeo do nó) e hj minha filha é apaixonada pelo canal ela está com 10 anos e aqui em casa é quase uma regra ver o manual do mundo almocando... Desejo muito muito mais sucesso ainda. Ps: em Janeiro de 2020 passamos por vc no aeroporto de Brasília me arrependi muito de não ter parado pra podermos ter tirado uma foto... Mas tudo bem... Felicidades a família e ao canal.

claroge
Автор

E pensar que os caras chegaram a 11km de profundidade com uma tecnologia primitiva e o pessoal do Titan com tods tecnologia a disposição, preferiu não usar

hyldenira
Автор

Que máquina engenhosa hein?! Não imaginava sequer que alguém tinha se aventurado na fossa das Marianas, quanto mais láá nos anos 50!! Que família aventureira e ambiciosa hein?! Impressionante os valores do peso do bichão e da espessura pra aguentar tão dantesca pressão!! E que sorte que deram que a janela do túnel de acesso craquelou mas não se rompeu hein? Seriam mortos e sepultados lá mesmo!! Excelente vídeo e história, Iberê, acho que todos gostariam de mais vídeos sobre histórias de ciência!! Se cuidem, abração pra vocês e até! :))

tiagogobbi
Автор

Se o Iberê fosse bilionário a gente podia fazer uma excursão em marte

shhmuell
Автор

me senti um garoto novamente quando tinha excursão para a biblioteca e sempre tinha um contador de historias, ficou bom demais!

equipealiens
Автор

Cara, que explicação incrível!! A ideia de colocar o submarino do lado da régua e ficar trocando a escala foi muito boa !!!

pg
Автор

Esse é um dos melhores vídeos, muita física e muita engenharia envolvida. Legal ver as soluções encontradas para contornar cada obstáculo da missão. Parabéns ao Manual do Mundo por conseguir explicar com tantos detalhes essa jornada e de uma forma bem "democrática"!

ivanbrasilbarbour
Автор

O Trieste foi retirado de serviço em agosto de 1963 logo após localizar o então perdido submarino USS Thresher (SSN-593), sendo reformado, e alguns de seus componentes foram utilizados no recém-construído Trieste II. Ele está agora em exposição permanente no Museu da Marinha, no Washington Navy Yard, Washington, DC.