02 - SOBRE A CRISE - Nossa quarentena pode ser um retiro de vida interior! Lúcia Helena Galvão

preview_player
Показать описание

FILOSOFIA EM QUARENTENA
O que dizer que já não foi dito sobre a crise que vivemos?
(Lúcia Helena Galvão Maya)
Sugestões para sua agenda, hoje:
- Evitar ao máximo sair de casa. Se for de extrema importância, tomar todas as precauções que vêm sendo vastamente divulgadas.
- Se for necessário fazer compras, dar preferência àqueles pequenos comércios próximos de você. Ajuda-os a sobreviver (o que os grandes mercados com certeza conseguirão sem sua ajuda) e também minimiza riscos: menor deslocamento, menor número de pessoas.
- No tempo em casa: você não está “em casa” como sempre costuma ficar, ao final do dia ou nos fins de semana. Agora, todas as suas atividades têm como palco a sua casa; há que distribuir todas as suas necessidades para este palco:
- Teletrabalho, para aqueles que o fazem: delimitar um pequeno canto onde as dispersões da casa não te afetem.
- Alimentação: recomendo, para aqueles que possuem uma funcionária, dispensá-la para ficar em casa em segurança sem deixar de pagar seu salário, e entregar-se a cozinhar como um hobby, uma diversão: receita no livrinho ou na tela, seguir os passos direitinho e com atenção e ter a alegria de ver os ingredientes se combinando e transmutando para se tornarem uma comida saborosa, feita por você mesmo.
- Vida social: ligue para os amigos, principalmente para aqueles que vivem sozinhos. Temos que acalmar os ansiosos, dar apoio aos solitários, mostrar solidariedade para com aqueles que sofrem ou sofrerão provavelmente algum dano maior (desmoronamento da sua vida financeira, por exemplo). Este é o momento de desenvolver sentimentos mais fraternos e sentir-se parte da família-humanidade.
- Filhos: as crianças ficam agitadas em casa? Esconda objetos na casa e coloque-as para procurar; espalhe papeis pelo chão, sente-se ou deite-se ao lado deles e rabisque muitos papeis com aquelas “obras de arte” retidas em você desde a infância. Enfim, seja imaginativo e dê um “pause” no seu “modo adulto” de viver. Converse bastante com as crianças: elas têm uma forma encantadora de ver as coisas.
- Lazer: hora de procurar as muitas series interessantes, algumas de fundo histórico (minhas prediletas), que existem, ou o filme de qualidade, ou o desenho animado... Também o bom livro, que tenha algo de leveza e algo de convite à reflexão. Povoe de boas ideias e imagens a sua mente, através destes recursos, para que elas substituam as formas mentais de angustia e ansiedade.
Divida bem os seus horários, para que todo o necessário caiba. Evite ficar prostrado na cama. Evite disseminar mais informações sobre a situação, fake ou não, a menos que elas tragam algo verdadeiramente útil e que ainda não dito. Estão todos muito assustados; vamos evitar piorar esta situação, que pode gerar um autossugestão de doença nas pessoas, inclusive.
Limpe a sua casa e limpe a si próprio, por dentro e por fora.
Seja compreensivo em situações de contratos rompidos, reservas que não se pode cumprir... Entenda o lado do outro e colabore. Se é um empregador, facilite ao máximo a vida de seus empregados. Enfim, pense como humanidade, deixando seus egoísmos de lado, ao menos por um tempo!
Quem sabe o nosso cotidiano egoísmo, stress e alienação também não esgotam o seu “período de incubação”, após a sua parada forçada? Quem sabe não saímos mais sadios, do outro lado? Quem lida com algum vício sabe que a interrupção de seu ciclo de vida é a receita fundamental para começar a confrontá-lo e vencê-lo.
Enfim, fique firme; reduza o palco de atuação da sua vida, mas respeite e conserve todas as suas necessidades bem atendidas. Reflita sempre sobre o que cada dia te ensina; registre (faça um “diário da quarentena”).

Nova Acrópole é uma organização filosófica presente em mais de 50 países desde 1957, e tem por objetivo desenvolver em cada ser humano aquilo que tem de melhor, por meio da Filosofia, da Cultura e do Voluntariado.
Vocês sabiam que a Nova Acrópole é feita 100% por voluntários? Assim dependemos muito dos nossos alunos e amigos para a divulgação!
Não se esqueça de se inscrever no canal e se for possível compartilhar nas suas redes sociais.
Será uma ajuda enorme 😊
Siga-nos:
Instagram e Facebook: novaacropolebrasil
Podcast: Nova Acrópole Palestras de Filosofia
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Que delícia de mensagem! Muito obrigada!

nutrivanessa.costa
Автор

Grata Professora por compartilhar conosco sua sabedoria

mariamariete
Автор

Perfeita locução 👏👏 gratidão
Profa. Lúcia Helena, excelente texto. Estou compartilhando essa série nas redes sociais. Obrigada pelas preciosidades 🌷

criscarvalho
Автор

Gratidão ❣️ fiquei preocupado por ela não ter falado, espero que ela esteja bem, envio-lhe boas vibrações.

fabricioprates
Автор

Obrigada prof Lúcia, pois você é pra mim uma amiga ...sim, amiga, mestra ...minha companheira q está na foto partiu há 1 mês ...e como não acredito em coincidência ..1 mês - 14/3 - estourou a crise e eu estou no olho do furacão ...tendo q lidar com o luto, com a ausência de uma gatinha que era uma filha mas é o palco da vida ..."Somos formas mentais na mente do ToDo, não é isso ? E estou tendo q viver o luto e aprender com este problema ? Não, não gosto desta palavra, aprender com este desafio...de ser firme, focada pois crianças precisam que eu esteja aqui .Sim sou pediatra e ...com ou sem Corona tenho que fazer o que faço e da melhor forma possível não por obrigação, mas por amor, porque sou médica!...Oriento os pacientes visto q poucas ou qse nenhuma orientação de fato e verdadeira eles possuem ..trabalho no SUS de SP, e mais uma vez citando Caibalion..a informação não é de todo "boa" ." Nao existe o Mal absoluto, certo ? E já trabalhei em outras epidemias- H1N1...e tudo tem fluxo e refluxo ..lei do ritmo ? Sim tudo tem suas marés" ...e assistir outra vez Caibalion, reler o livro ..tem sido algo q me encoraja e a outros colegas E reflito por que "bater palmas " para médicos agora ? Lembraram que antes de médicos TB somos seres humanos ? Que pagamos conta, possuímos família ? .Desde o advento do SUS que nós perdemos em qualidade -sim, qualidade de mão de obra, e aumentamos em quantidade - quantidade absurda de médicos despreparados, que - pasme - muitos não fazem medicina por "medicina " ..muitos escolheram pq o pai a mãe é médico e dava status.".que felizmente não é o meu caso ...venho de família de nordestinos, filha de uma enfermeira do tempo d Escola de Enf Ana Nery ...que foi para o RJ p estudar e fazer o que lhe corresponde nós idos dos anos 50 ! Logo, os médicos precisam de reconhecimento, claro, mas de fato e de direito .Nós estamos sendo massacrados, com recursos parcos ...e salários que não dignificam o que pra mim é "ser médico" ..Mas estamos aqui ..por vezes chorando pois não somos deuses ...temos família ...e muitos que possuem mais idade do que eu- 60 ou mais ...terão q parar de trabalhar ...e quem irá pagar contas ?Mas é o HOJE o aqui e agora ...foi o q eu disse p um colega de profissão, q se viu ansioso ao saber q terá q parar na segunda fazer o melhor aquilo para o qual viemos ...pelo menos eu, Fazer aquilo que me corresponde, aquilo que sei fazer de melhor para o qual o TODO em sua mente - me criou ...ser médica

DaisyD
Автор

Sábias recomendações, grande mestra! Estou combatendo a Fake News e disseminando Teu e News.

iararocha
Автор

Espero em Deus que a profa. Lúcia Helena esteja bem. Estará nas minhas orações.
Sou grata pela sua generosidade e humanidade, em se ocupar conosco mm estando sem condições de gravar.
Tudo de bom e do Bem pra todos.
Gratidão

juniaizabel
Автор

Bom dia. Muito obrigada por nos fortalecer com seus ensinamentos. O hoje sempre vai ser a melhor opção, o melhor dia, o presente de Deus.

fabianasimonnerocha
Автор

Tenho redevorado todos os dias os vídeos de

vitorgranzotto
Автор

Linda amo suas dicas para a nossa vida vamos ficar bem eu creio no poder do todo apesar de tudo ele não vai nos abandonar gratidão

marialeandrodacosta
Автор

"Futuro incerto... agir certo HOJE". Melhor remédio contra a ANSIEDADE, o PÂNICO e a DEPRESSÃO! A Filosofia sempre nos ajudando a superar os momentos de crise!

claudineipaulino
Автор

Nobre e generosa como de costume! Que o Princípio Criador seja vívido dentro de cada um de nós, nos conduzindo nesse momento atípico de cinzas para uma melhor prática diária.

celso.farias
Автор

Bom dia.
Está tudo bem com a professora Lúcia Helena Galvão?
No último vídeo que a vi ela parecia meio cansada....

Um forte abraço..
Obrigado por vocês existirem.

diorgiorodrigues
Автор

Se a história não tivesse escondido a Filosofia por tanto tempo, o rumo, por certo, não seria este.

juracildapertile
Автор

Esclaredor, professora Lúcia.
Isolarmo-nos socialmente nos trará muitos aprendizados.
Coincidência ... minha avó também é chamava Julieta.

leilamedeiros
Автор

Quais os melhores livros para lermos nessa quarentena?

elsonmagnosilva
Автор

Professora!! Como sempre, sendo um exemplo de ser humano, com as chaves para qualquer tipo de prisão...Um beijo

izabel
Автор

Independentemente de "COMO" cada um de nós entrou neste mesmo barco planetário à deriva, TODOS, individualmente, irão internalizar espiritualmente o próprio aprendizado, libertador ou não, no final da jornada! 💞

nubiasouza
Автор

São sempre bem vindas as suas recomendações. Gosto de tudo que a senhora faz! Aposentada, faço tudo em casa ouvindo suas palestras! Uso caixa de som e me desloco ouvindo tudo! Cozinho, lavo, passo, costuro, faço artesanato, amando tudo que fica bem agradável! E ainda, compartilho muito, leio os livros indicados e me sinto feliz com esse caminho! Obrigada por tudo! Cuide-se! A senhora é muito valiosa como ser humano!

marymelo
Автор

Fiquei até com saudades dos videos da frofessora que eu nem ouvi ainda .

conheceatimesmo