Problema mente-cérebro: dualismo e fisicalismo - Prof Saulo Araujo

preview_player
Показать описание
- Principais soluções para o problema mente-cérebro, seus pontos fortes e fracos
- Fisicalismo: mente é um produto da atividade cerebral.
- Dualismo: a mente é algo diferente da atividade cerebral

O Prof. Saulo de Freitas Araujo é psicólogo com doutorado em filosofia (Unicamp/ Univ Leipzig) e pós-doutorado pela Universitat Autònoma de Barcelona. Atualmente, é professor associado do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Diretor do NUHFIP (Núcleo de História e Filosofia da Psicologia Wilhelm Wundt) da UFJF. Em 2013, recebeu o Early Career Award da Divisão 26 (História da Psicologia) da American Psychological Association. Sua área de pesquisa envolve a história e a filosofia da psicologia, incluindo o problema mente-cérebro.

Para saber mais:
ARAUJO, S. F.. Searle's New Mistery, Or, How Not to Solve the Problem of Consciousness. Rivista Internazionale di Filosofia e Psicologia, 4:1-12, 2013.

ARAUJO, SAULO DE FREITAS. O eterno retorno do materialismo: padrões recorrentes de explicações materialistas dos fenômenos mentais. Revista de Psiquiatria Clínica, 40: 114-9, 2013.

MOREIRA-ALMEIDA, ALEXANDER ; ARAUJO, SAULO DE FREITAS . Does the brain produce the mind? A survey of psychiatrists? opinions. Archives of Clinical Psychiatry, 42:74-5, 2015.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Palestra sensacional. Realista e cheia de conteúdo técnico. Essa questão está longe de ser resolvida. Ponto. Se todo mundo entendesse isso o mundo seria um lugar melhor pra se viver.

tom
Автор

Que interessante! Pesquiso o impacto deste problema (mente e cérebro) na história da psicologia no Brasil, faço mestrado pela UERJ com este tema. Tive acesso à este vídeo um tempo depois de já ter formulado o tema. Muito interessante! Me ajudou bastante!

wilkfarias
Автор

Muito bom. Abordagem profunda e ampla.

helder_de_maria
Автор

Sobre resultados e aplicações. Essa discussão é voltada para profissionais da Psicologia. Esse público busca aplicações terapêuticas desses conhecimentos. Saber como o físico interage com o mental, como usar recursos físicos para afetar os estados mentais e vice-versa, visando reduzir sofrimentos e modificar comportamentos destrutivos.

Fora isso, o dualismo abre a possibilidade de aspectos da mente sobreviverem à morte do corpo. Confirmar ou descartar essa hipótese de modo definitivo permitiria que as pessoas se dedicassem com segurança a uma hipótese somente, ou adotando um estilo de vida que promova uma melhor vida após a morte ou desfrutando da melhor forma possível a vida presente sabendo que esta vida presente é a única disponível.

Tendo isso em mente, me parece muito útil discutir esses problemas.

brunobmrf
Автор

Comecei a pesquisar recentemente esse tema. Então tenham paciência caso a pergunta seja idiota.
Como a visão dualista explica as alterações de humor, memória, agressividade, julgamento, etc... quando o cérebro é submetido a reações físicas como um acidente de carro ou exposição à drogas? Me parece que essas alterações corroboram com o fisicalismo.

w
Автор

Según el fisicalismo, ¿cuál es la razón, de que en una cirugía cerebral (cerebro expuesto); el neurocirujano no pueda percibir los qualia del paciente (consciente)?

hectordanielazcona
Автор

Onde posso conseguir o artigo do prof. Saulo acerca da Intencionalidade?

jorgeh
Автор

E o "atomismo" de Demócrito?
Não seria precursor do Fisicalismo?
Se for plausível, esta vertente teria suas bases em um período muito mais remoto!
Abraço!

filosofiaquestione.
Автор

Olá, gostaria de saber como consigo entrar em contato com este professor. Esse temática muito me interessa e eu gostaria de saber se existe a possibilidade de trabalhar com ele.

pedlucsantos
Автор

Según el fisicalismo, ¿por qué razón, no existe cierto grado de contradicción en el modelo neurocientífico de la mente (neurociencia cognitiva), ya que según parece: el cerebro es tanto fuente (sustrato), como producto (interpretación consciente - mental -), de sí mismo?

hectordanielazcona
Автор

Nem graduação em filosofia tem. Mas o assunto é interessante.

kelvyndidaskalos