DEFESA PÚBLICA TCC | WILLIAN | UM PASSO FORA DO ARMÁRIO: O TRABALHO EM FLORIANÓPOLIS

preview_player
Показать описание
Defesa pública do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC):

“UM PASSO FORA DO ARMÁRIO: O TRABALHO EM FLORIANÓPOLIS SOB A PERSPECTIVA DE GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL”

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH)
Departamento de Sociologia
Acadêmico: Willian Binsfeld
Orientadora: Prof. Dra. Thaís de Souza Lapa.
Banca Examinadora: Prof. Dr. Jacques Mick e Prof. Dr. Luiz Gustavo Cunha de Souza.
Data: 01/10/2021
Horário: 13:30h – Horário de Brasília

Confira a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso “Um passo fora do armário: o trabalho em Florianópolis sob a perspectiva de gênero e orientação sexual”. Trabalho apresentado como avaliação final do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/2021),

Acesse a pesquisa na íntegra pelo link:

Compartilhe suas percepções sobre a pesquisa nos comentários!

Confira a seguir alguns conceitos importantes para este trabalho de pesquisa:

a) Conceito Trabalho:
Compreendo o trabalho a partir da perspectiva do feminismo materialista francês (KERGOAT, 2009). Esta perspectiva entende o trabalho como uma relação social sexuada que opera sobre dois princípios organizadores: hierarquia e a separação. O resultado desta relação é expresso nos trabalhos considerados masculinos, ligados a força, a virilidade, a inteligência, com maior prestígio/reconhecimento social e geralmente melhor remunerados. Por outro lado, os trabalhos considerados femininos são geralmente relacionados ao cuidado, a criação dos filhos ao sexo e a reprodução sexual e da família. Estes trabalhos têm menor prestígio/reconhecimento social e são menos remunerados ou nem mesmo são remunerados.

b) Conceito de Heteronormatividade:
O trabalho é central para a construção normativa e socialmente aceita do que é ser homem e mulher em uma determinada sociedade. Tal construção é viabilizada através de instituições sociais como a família, o Estado, a escola e a heteronormatividade. A heteronormatividade é a crença na superioridade da sexualidade heterossexual e a negação/exclusão de outras sexualidades, não-heterossexuais.

c) Conceito de Precariedade Laboral:
O conceito de precariedade laboral refere-se: “A determinadas formas de inserção ocupacional que ficam aquém dos direitos historicamente conquistados pela classe trabalhadora” (LEITE, 2011, p. 31). O resultado da precariedade laboral é instabilidade, falta de proteção, insegurança no que tange à proteção social e vulnerabilidade econômica ou social, além de jornadas exaustivas de trabalho e aumento da exploração.

d) Conceito de Homonegatividade:
Conceito utilizado em distinção à discriminação direta relacionada à orientação sexual. Homonegatividade é a percepção de atitudes discriminatórias no ambiente de trabalho relacionadas à orientação sexual, direcionados à outras/os colegas de trabalho. "homonegatividade está relacionada à percepção de atitudes, clima e conduta de um sujeito em relação aos gays [ou lésbicas] em seu local de trabalho em geral (ou seja, não direcionado diretamente aos próprios sujeitos)” Fric (2019).

Seus comentários são bem-vindos, compartilhe ciência!
Рекомендации по теме