Meu filho tem 2 anos e não fala. Como ajudar?

preview_player
Показать описание
Seu filho tem 2 anos e ainda não fala? Nesse vídeo eu te explico se isso é normal e quando buscar ajuda!

Inscreva-se no canal! Toda semana tem Dica da Fono para você.
Minhas redes sociais:

Cursos Online (exclusivos para Fonos ou estudantes de fonoaudiologia):

Curso Online aberto ao público:

Paula Moura - Fonoaudióloga CRFª 3 - 16.524
Especialista em Fluência pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia
Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

"Não sou a favor de ficar contando palavras", meu Deus, isso é libertador!!!❤

milenapopovic
Автор

Cada criança tem seu tempo, meu primo falou com 4 anos. Hj ele tem 30 anos e é um super engenheiro cívil.
Vamos

luciannemotta
Автор

Nossa que video libertador, eu estava desesperada pois meu menino vai fazer 2 anos, ele fala, mas poucas palavras, ele aponta e entende tudo que falamos e executa varias tarefas que falamos, marquei fono e estou reduzindo telas para ele se expressar melhor, mas todos os dias ele tem aprendido falar mais palavrinhas, mas foi libertador "nao contar palavras" Deus abençoe ❤

juliafreire
Автор

As vezes não é negligência, as vezes é falta de dinheiro

vccsc
Автор

Paula, parabéns pelo seu trabalho. Encontrei hj esse canal, já estou te seguindo. Meu filho completou 2 anos esse mês (julho/21) e não fala nada! Sempre estimulei, ele ama músicas, livros, não fica nas telas, etc. Mas, não desenvolveu a fala ainda. Procurei a 1° fono com 1a6m e fui orientada que era o tempo dele, não precisava acompanhar, só continuar estimulando. Com 1a11m comecei em nova fono, está avaliando, mas, a princípio parece um atraso simples. Ele compreende tudo, se expressa, se comunica, do jeito dele. Estamos em acompanhamento com ela e reforçando os estímulos sempre.

Queria te parabenizar, pq desde 1a6m dele que pesquiso sobre, leio, vejo vídeos, mas sempre vi mt dessa coisa de contar palavras, de falar que ele entender tudo não significa nada, ele precisa falar.

A forma que vc colocou, sua análise da situação, foi a que mais fez sentido pra mim. Achei vc mt acolhedora e bem motivadora sobre a importância da comunicação e não necessariamente o número de palavras.

Foi o melhor vídeo que já vi de fono!
Gratidão!

fernanda-
Автор

Que oratória acolhedora, sem julgamentos e tabelas pré estabelecidas.. Amei 🙏❤️

priscilarodrigues
Автор

É muito importante valorizar o que a criança sabe. Elas se sentem estimuladas e isso vai ajudar na no processo da linguagem expressiva.

ivanildeoliveira
Автор

Ela falou que não é normal, a criança com 2 anos não falar, porem o que se vê nos comentários em todos vídeos de fono, é que muitas crianças nessa faixa etária, estão com atrasos e ninguém sabe o por quê. Alguma coisa está acontecendo sim.

vsssantana
Автор

Espetáculo de apresentação, precisamos desse bom senso nos demais profissionais de fonoaudiologia.

renatosrosa
Автор

E também tem a questão de que nós, país, também tentamos mostrar que nossos filhos estão evoluindo em outras questões. O profissional precisa entender o nosso “desespero” em ajudar nosso filho

erikabenelli
Автор

Meu filho tem 2 anos e 8 meses, ele entende muito bem as coisas, é miito carinho, compreende sentimentos, olha nos olhos a todo momento, ele fala palavras soltas como mamãe, papai, vovô, vovó, gato, o nome dos irmãos, aba ( água) xixi, cocô, none, tête, meu... so não forma frases. Tive covid com 33 semanas de gestação. Ele emite muitos sons, dança, canta na linguagem dele...

amandabomfim
Автор

minha irmã nasceu com 40 % a menos da audição, minha mãe nunca aceitou, ela começou a falar com 4 anos de idade e aos 24 anos ainda fala muitas palavras errado... ela é e sempre foi muito inteligente aprendeu a ler e escrever antes de desenvolver a fala, passou em primeiro lugar na estadual... mas ficou com limitações devido a falta de tratamento precoce ...

gigaburguer
Автор

Meu filho era assim também. Falava pouco aos 2 anos, mas se comunicava muito bem. Ficava bem no nível da quantidade esperada para a idade: 100 palavras. A escola levantou a questão de autismo. Dizia que ele não se relacionava com as outras crianças e tal. Eu fiquei um pouco preocupada, mas entendia que ele se comunicava bem em casa e sempre tentou se aproximar das crianças, mesmo sem falar uma palavra(era mais de querer tocar). Tivemos uma consulta com a fono. Nos testes ele se saiu muito bem. Hoje ele está com três anos. Deu um susto nas professoras pq quando elas perceberam ele já estava falando e lendo. As crianças só precisam de tempo. Temos que confiar no que vivemos em casa. Uma coisa que fiz que acho que melhorou a expressão dele foi chão, corpo a corpo: fazer voz dos bichinhos, descrever as brincadeiras... Foi ótimo para nós dois.

rigasok
Автор

Que esclarecedor! Mto obrigada. Fui numa profissional horrível, sai de lá chorando. Mais profissionais assim

geisegross
Автор

O que mais ajuda sempre, além de um bom profissional
A ATENÇÃO QUE A MÃE DA
Ela conversando e estimulando

beatrizsilvc
Автор

que bom uma doutora que não julga a mãe, infelizmente a mãe sempre acaba sendo culpada por tudo, chega alguns parentes e já fala que outras crianças fala a sua não, é duro viu, mas que bom que a senhora ajuda e não crítica e ajuda as mães como eu perdido, porque mãe não sabe tudo infelizmente que bom que a senhora deu esse ótimo conselho, infelizmente doutora eu trabalhei pra fora e estudando muito e a pandemia atrapalhou mas bora atrás de uma fonodiologa, eu fico preocupada e com medo dos julgamentos dos profissionais, porque mãe é julgado o tempo todo mas vou buscar ajuda.

a.m
Автор

A fono que levo meu filho também me recomendou Nossa VIDA COM ALICE

lemos
Автор

Eu infelizmente sempre me desespero com qualquer coisa. Muito obrigado pelo vídeo!

andre
Автор

Nossa, esse vídeo foi um autêntico calmante para mim. Infelizmente cá em Angola 🇦🇴 ainda temos um défice enorme de profissionais da área.

catianelma
Автор

Minha filha tem 2 anos e 11 meses, já estamos buscando ajuda na segunda fonoaudióloga, ela é muito inteligente mas tem dificuldade pra pronunciar as palavras, já comecou a inventar sua própria linguagem de sinais pra ser entendida.... é muito frustrante pq as duas fonos iniciaram falando q ela não tem nada e depois de varias sessões sem resultados comecam a buscar sindromes e autismo pra explicar, porém não conseguem dar diagnóstico definitivo pq ela realmente não tem nada disso, e lá vou eu procurar opinião de mais um profissional e gastar mais dinheiro sem ter resposta

Giovanna.perondi