Dra. Maria Lúcia Fattorelli, DÍVIDA PÚBLICA, AUDITORIA CIDADÃ E CALOTE DA DÍVIDA

preview_player
Показать описание
Já recebi uns 30 pedidos para analisar os números apresentados na palestra da Dra. Maria Lúcia Fattorelli. A palestra é esta:

Site da Auditoria Cidadã da Dívida:

Veja entrevista com Maria Lucia Fattorelli sobre a Dívida Pública Brasileira:

Contrariando a tese da Dra. Maria Lúcia Fattorelli, veja aqui que o FMI publica a DLSP - Dívida Líquida do Setor Público de todos os países do Mundo:
Para ver os números, vá em "Government Finance" e depois em
"General government net debt (% of GDP)"

Não sei de onde ele tirou a história que só o Brasil calcula a DLSP.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Muito bom SAPOIA, vc aumentou minha admiração por vc!

evaldolegal
Автор

Parabéns pelo vídeo, e por trazer mais luz a este assunto amigo, espero que todos possam ter aproveitado ele assim como eu, é sempre bom levar em conta vários ângulos para que possamos ter uma posição coerente, abraço a cara e sucesso!

GusttavoShakur
Автор

Certíssimo Sapo! Até porque só podem haver benefícios públicos se os vícios privados forem incentivados, estimulados, não é verdade?

É como disse um célebre "presidente":"É preciso que os ricos fiquem mais ricos, para que os pobres fiquem menos pobres".

Auditoria pública da dívida já!

Parabéns Dra. Maria Lúcia Fattorelli !

lucioce
Автор

O caso de MG é interessantíssimo e guarda relação com o caso do RG. MG, até muito recentemente, sempre foi muito relapso com as contas estaduais. Tão relapso que eles conseguiram quebrar o banco estadual (o antigo BEMGE) que tapava o buraco de caixa do Tesouro Estadual. Os políticos fizeram isso! Muitos bancos regionais eram clientes do BB que, por sua vez, tinha uma conta movimento direto com o Banco Central. Era um absurdo! O FHC acabou com isso tudo.

LEOCBH
Автор

O mesmo ocorria com o petróleo e energia elétrica.
Numa canetada na Constituinte foi aprovada uma emenda que mudou a regra do ICMS para energia e petróleo, agora cobrado no consumo.
Estranhamente, o álcool ficou de fora.
Na época, a Bacia de Campos produzia todo o petróleo local. Pela regra, o RJ receberia o imposto sobre cada gota de petróleo extraído no Brasil. O estado do Paraná, pela mesma regra, deveria receber o ICMS sobre a energia produzida e exportada por Itaipu, quase 50% do total.

TheMarcodefreitas
Автор

E também para compensar o ICMS pago pelo Piauí a São Paulo.
Por exemplo, 66% do ICMS sobre todo o álcool combustível consumido no Brasil é pago ao estado de São Paulo.
Alguns estados produtores de commodities tentaram se proteger dessa predação fiscal através da taxação de exportação de seu produtos. Isso funcionou até à criação da Lei Kandir, que proibiu as defesas estaduais e instituiu os repasses federais para tentar compensar as perdas.

TheMarcodefreitas
Автор

Legal, pode fazer auditoria. Consiga lá 100.000 assinaturas e leve a petição ao Congresso Nacional. Lá, eles serão obrigados a votá-la por ser "vontade popular" (igual a Lei da Ficha Limpa!). O problema é conseguir as 100.000 assinaturas! A previdência social: tem tido déficits (de 40 bilhões), que se somam nas NFSP. Ou seja, o Governo tem tomado empréstimos de 40 bi do setor privado todo ano para "tapá-la". Os bancos não se interessam: o sistema de repasses não é capitalizado!

LEOCBH
Автор

Trecho que achei importante: "Na realidade, as investigações técnicas realizadas pela recente CPI da Dívida Pública comprovaram que grande parte dos juros pagos tem sido apropriado indevidamente como se fosse "refinanciamento" ou "rolagem"" (esse é o central, ler pelo menos 2 parágrafos antes e dois depois)

ytroadfox
Автор

Era, eu tinha Ejaculação Precoce.

Mas agora tenho Técnicas de Controle Ejaculatório, Orgasmo sem Ejaculação e ORGASMO SIMULTÂNEO.

Neste canal tem vários vídeos.

Tenho também um site sobre o ORGASMO SIMULTÂNEO.

sapoia
Автор

Os Estados (SP, MG, RJ, etc) num ordenamento institucional federado (o Brasil República) já é descentralizado. E mesmo quando o Tesouro Nacional recebe os impostos de cunho federal, ele faz transferências (repassando-os em parte) aos entes federados para que eles permaneçam dentro da federação (é o que possibilita o Piauí viver no mesmo espaço econômico de um estado como São Paulo - cujo PIB é maior do que a Argentina!).

LEOCBH
Автор

Se você julga a vida dos banqueiros boa, seja você também um banqueiro.

O que o impede?

Se não conseguir montar um banco, basta comprar ações dos bancos que já existem.

sapoia
Автор

Sim, todo país que mantém reservas em dólares está financiando os EUA. Eles pagam imposto inflacionário (transferências inflacionárias) para o FED se a remuneração nominal dos papéis estiver por debaixo da inflação internacional. É por isso que os chineses estão muito preocupados e a Rússia tratou de reduzir a participação dos T-bonds sobre o montante das suas reservas. Na realidade, tem sido desta forma que a absorção em excesso dos EUA tem sido coberta pelo mundo desde os anos 80.

LEOCBH
Автор

Remi Chatain,

Sim. Sou rentista. E estou ganhando pouco. Acredito que o governo deva aumentar os juros para que a poupança do Brasil possa melhorar.

É justamente por conta da Política Monetária frouxa e do consumismo que o Brasil não sai deste marasmo.

E você? Adora fazer dívidas?

sapoia
Автор

Não é que sumiu. Como à época o sistema de repasses era superavitário (razão ativo/inativo elevada!), o Governo Central se apropriou dos recursos para fins de política fiscal. Num sistema de repasses, se razão ativo/inativo for elevada, os recursos serão repassados ao caixa do Governo Central. O dinheiro, de fato, não "sumiria" se o sistema fosse de capitalização. Na realidade a sociedade ganha mais quando cada um cuida do seus próprios proventos (acumulação) para fins de reforma -aposentadoria.

LEOCBH
Автор

Os banqueiros são intermediários: são "atravessadores" de dinheiro - repassam os recursos dos agentes superavitários para os deficitários. Banqueiros administram o capital de terceiros remunerando os mutuantes a uma taxa inferior ao juro cobrado dos tomadores. Se o Estado é pesado e tem uma dívida grande, ele acaba tendo que pagar "bolsa banqueiro". Não tem jeito! A única forma de acabar com isto seria diminuir o tamanho do Estado como forma de aumentar os recursos para desenvolvimento.

LEOCBH
Автор

A Dívida, é sim, do povo Brasileiro.

Foi o governo quem fez a Dívida e foi o povo quem escolheu o governo.

Além do mais, o Dinheiro da Dívida foi usado em benefício do Povo Brasileiro.

Pelo menos, em tese.

sapoia
Автор

Não existe "Déficit da Previdência". O que existe é uma dívida que se formou quando mais de dez fundos de pensão dos trabalhadores sindicalizados (menos PREVI e PETROS) mais o fundo de pensão dos não-sindicalizados foram confiscados pelos militares em 1966 para a criação no INPS. O dinheiro sumiu, ninguém viu e ninguém pergunta.

TheMarcodefreitas
Автор

Pouco importa se é utilizado ou não determinados recursos contábeis no Brasil ou no resto do mundo. A questão central que ela coloca é que isso tem um custo real que sai integralmente do orçamento, aliás, tem preferencia no orçamento, conforme determina a constituição. Daí o fato de se justificar uma auditoria na dívida pública para toda a população.

leozumpbr
Автор

Mas atualmente a previdência social é DEFICITÁRIA sim! Basta conferir as contas de resultado das NECESSIDADES DE FINANCIAMENTO DO SETOR PÚBLICO (NFSP). O sistema foi adotado em 1983, condicionado à época pelo FMI. Antes o Brasil usava o ORÇAMENTO MONETÁRIO. O FMI não aceita o ORÇAMENTO MONETÁRIO porque ele dá margem para "contabilidade criativa".

LEOCBH
Автор

@sapoia01 Sapoia, os 670 bilhões de reais não são referentes apenas aos juros da dívida, mas sim, ao somatório de Juros, Amortizações e Rolagem da dívida.

A crítica dela não é nem tanto ao montante da dívida, mas sim, a velocidade do vencimento dos titulos e como isso custa caro, no orçamento final.

TheMrRanna