As contradições nos argumentos da reforma da Previdência, explicadas

preview_player
Показать описание


A reforma da Previdência é tema de discussão no Brasil há anos. Nas últimas duas décadas, ao menos três alterações no sistema foram aprovadas, mas até agora nenhuma proposta havia sido tão radical quanto a do governo Bolsonaro, capitaneada pelo ministro Paulo Guedes.

No debate nacional a ideia que parece prevalecer é de que uma reforma como essa é inevitável para evitar um colapso financeiro no país. O problema é que os argumentos de quem defende a reforma da Previdência estão embasados em premissas falsas.

Então o que diz exatamente a nova reforma? Por que os argumentos usados pelo governo são questionáveis? E, principalmente, essa é de fato a única opção que restou para que o Brasil não quebre?
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

"talvez seja um ramo da economia que eu não conheço, talvez seja uma economia astrológica." Quem entendeu, entendeu.

chargeshistoricas
Автор

A base do argumento é que o déficit que o governo diz existir, na verdade é a parte que ele mesmo deve pagar.
Ok, mas quem banca o próprio governo? A população que está trabalhando. Pode ser bom ver pra onde esses recursos de COFINS e CSLL estão sendo empregados e se é algo bom pra população ou não e deveria ser redirecionado. Mas o fato é que de uma forma ou de outra, não há mágica, quem paga é a população, e proporcionalmente, a população mais pobre paga mais. Isso enquanto políticos e juízes se aposentam com salários de mais de 25 mil por mês. Esse professor da UNICAMP, por exemplo, deve se aposentar com mais de 10 mil por mês, caso nada mude.

rafaeldecarvalho
Автор

Moro na Dinamarca. Aqui já se fala em aposentadoria com 73 anos de idade. Outra diferença é que políticos seguem os mesmos requerimentos da população em geral.

ev.c
Автор

10:10
Depende muito sim.
Os investidores não se empenhariam num país que está próximo de quebrar .
Sem a previdência, a confiança cai .

samuelmoellerrayzel
Автор

Ainda lembro quando os governos diziam que o "salário mínimo" era o culpado pela engraçado, sempre o pobre que é culpado pelos problemas na economia.

luiscarloszebra
Автор

Pergunta básica: pq a grande mídia não promove um debate entre economistas com diretores leituras do problema?

vialakka
Автор

Interessante vossa análise! Gostaria de vê-la sendo debatida c/ alguém q apóia a proposta do governo, numa conversa honesta e aberta.

uauclic
Автор

Engraçado que salários de políticos, altas patentes militares e da justiça brasileira, ficam intocados. Além dos benefícios.

PaladinodoCerradooficial
Автор

Não tinha outro economista pra debater com esse? Ou somente a opinião dele vale?

leandpimentel
Автор

É como se o governo tivesse dinheiro infinito e que o dinheiro que o governo "tem" não fosse do trabalhador e do empregador, é muito canalha está apresentação

mrs
Автор

Isso deveria ser transmitido em rede nacional

heltonjulio
Автор

Paulo Guedes é um genio
Desde a campanha ele propôs 4 trilhões na economia
Detalhou em sua entrevista com os jornalistas calmamente e explicou passo a passo
Primeiro para questão de ordem economica vem a reforma da previdencia seguido de reformas trabalhistas e politicas leves
So depois dessa organização de regras de base para garantir que o jogo nao se perca no futuro que nós vamos começar a falar de dinheiro mesmo como o video explicou uma que pode trazer 1, 3 trilhões ao ano
Lembrando que a reforma da previdencia é menos do que isso no prazo de 10 anos
Mas todo o planejamento tem que ser feito passo a passo como um grande plano infalivel

danilodourado
Автор

Um dos poucos canais que eu tenho consciência que estou ouvindo informação verdadeira e sem distorção, parabéns pelo trabalho incrível!

samuelhenrique
Автор

Melhor argumento. Não existe deficit porque há impostos para pagar pelo deficit. Vamos abrir uma loja, ela gasta 200$ e vende 100$, mas não tem prejuízo porque eu vendi meu carro para pagar o que faltou.

TCgamerchannel
Автор

Falou falou e não disse como resolver o problema

rafasimas
Автор

É impressionante a qualidade dos vídeos do Le Monde! <3

guisales
Автор

Corta-se tudo: educação, saúde, infraestrutura, direitos sociais e trabalhistas... Só não se corta na dívida "pública" e nos juros dos banqueiros. Solução? CRIAR PODER POPULAR !

teoriaepraxis
Автор

Ótimo vídeo !!!! Parabéns ao Le Monde Diplomatique Brasil e ao Professor.

ayaabbas
Автор

E por que não falaram sobre a diferença absurda entre os valores pagos a previdência privada e pública? Essa será a maior alteração da reforma.

ivanspellmeier
Автор

Mirem no STF. Ele gasta milhões em lagosta sem nenhuma preocupação.

galo