A MATEMÁTICA foi DESCOBERTA ou INVENTADA?

preview_player
Показать описание
De onde vem a matemática? Ela é descoberta ou inventada? O homem revela a matemática presente na natureza ou ela é uma criação da mente humana? O mundo é escrito pela matemática ou somos nós que lemos o mundo através da matemática? Estas perguntas não têm uma resposta simples.

Neste vídeo, vamos falar sobre essa questão intrigante: a matemática é uma descoberta ou uma invenção? Falaremos do platonismo e o mundo das ideias, as ocorrências da matemática na natureza, nos animais e na mecânica quântica.

Também falaremos das semelhanças e diferenças entre a matemática e a física, e como que uma teoria matemática é elaborada num sistema de axiomas e teoremas. Existe um limite para a matemática? Ela é criada ou descoberta?

===============================================

Roteiro, apresentação e edição: Daniel Nunes

===================================
ASSISTA TAMBÉM:

#matematica
#filosofiadamatematica
#origemdamatematica #matematicadescobertaouinventada #axiomas
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Bela maneira de expor, divulgar e estimular o estudo dessa ciência. Parabéns.

demetrioczmyr
Автор

Que vídeo incrível - parabéns pelo canal! Você merece maior alcance. NÃO PARE de produzir vídeos, por favor, nós agradecemos!!!

rdc.
Автор

A matemática é uma linguagem, assim como o inglês, português, etc. e a musica abstrata e a pintura, a geometria, etc.e portanto o que ela faz é representar ela é uma forma de representar as coisas, como toda linguagem o é.

andreminelli
Автор

Pra mim é as duas coisas, em parte criamos ferramentas matemáticas para tentar entender a própria prática matemática.

igortemistoclesmagalhaesne
Автор

9:25 que dor esse movimento errado da dama e ainda capturando o rei
Excelente vídeo como sempre, seu canal é incrível

Kaniel-ec
Автор

Pior que números complexos estão por aí tbm na eletricidade Eles descrevem bem comportamento de elementos como capacitores e indutores em corrente alternada e na frequência elétrica.

leonardshuclke
Автор

To assistindo todos. Muito bom seu conteúdo. Parabéns!

Sobre este, eu penso que a matemática, a informática e a gramática são mecanismos, códigos, ferramentas inventadas pelo homem para fins de revelar dados estranhos.

Com a matemática, revelamos a natureza quantitativa das coisas.

Com a informática revelamos a natureza qualitativa de tudo.

Com a gramática, revelamos e padronizamos as próprias matemáticas e informáticas inventadas ao longo das épocas, lugares e idiomas.

O que acharam?

edulg
Автор

Teu canal é maravilhoso. Tua didática faz ser prazeroso ouvir sobre matemática. A vastidão do teu conhecimento é um alento numa atualidade tão rasa.

clovispi
Автор

Excelente, sua apresentação sobre este que é o mais intrigante mistério da Filosofia da Matemática. Recomendo a todos a leitura do célebre artigo de Paul Eugene Wigner, "On the unreasonable efficacy of Mathematics in the natural sciences".

gilbertogarbi
Автор

Os assuntos e perguntas abordados pelo Daniel, são muito pertinentes!
Ele mexe com coisa grande, afinal esse é o ponto forte do canal.

julianocamargob.
Автор

Uma coisa que sempre vem à minha cabeça: muito se fala sobre a matemática do universo, a relação de números primos, mensagens alienígenas na linguagem da matemática, etc. Mas mesmo que a matemática seja universal, foi o ser humano que a "desenhou" ou "representou" em base decimal. Quem garante que uma outra civilização não utilize outra base. Base octa, ou até base nove, onde não teríamos apenas dois grupos, os pares e ímpares, mas três. Como seria Fibonacci? Como seriam os números primos? Qual seria o valor de π? Uma circunferência teria 360°?

AdrianoCrespoPerazzetta
Автор

Conteúdo muito bom, muito relevante. Sou matemático, e um dos que acredita que a matemática, sim, ela é uma descoberta, está na natureza e nós matemáticos apenas descobrimos.

augustoproton
Автор

A biografia de Gödel é incrível, recomendo.

lucianocirilolealgomes
Автор

3:34 Concordo em genero, número e grau

8:30 Muito elegante mesmo

12:27 Exatamente .
Einstein fazia isso, sem se preocupar com as consequências.
Com a excessão da constante cosmológica. Sorte dele que logo apareceu Hubble.
Einstein já havia descoberto por meio da matemática que o universo estava em expansão, embora intuitivamente ele próprio achava que este era estatico.

Seus vídeos mais antigos são bem filosóficos.

RobertoStenger
Автор

Excelente vídeo ! Parabéns professor . Adoro essas questões filosóficas da Matemática .

daliovitociascajuniorvitoc
Автор

Estou completamente apaixonada pelo seu canal!! Espero q cresça muito, parabéns pelo trabalho!!!

larissafernandes
Автор

Os teoremas de Godel são relativos à lógica clássica e funcionam sob a hipótese de um sistema axiomatico finito se não me engano. Então se vc muda a lógica as coisas mudam. Sou louco pra estudar isso.

renanpaglarinidavela
Автор

Tema fascinante. Sempre pensei que a ideia de que a matemática possa ser parte integrante da própria realidade fosse uma bobagem. Pensava que a matemática era um tipo de linguagem. Mas a matemática é um tipo de linguagem muito diferente das línguas faladas. Os objetos abstratos como números parecem ser retirados diretamente do mundo real, diferente do que ocorre com os significados das palavras que são apenas socialmente acordados

Quando formulamos uma teoria matemática é bastante possível que estamos abstraindo os números como a parte mais elementar da realidade observada. A pergunta qu fica é de onde vêm estes números

jorgemachado
Автор

Tem vários dias que eu penso em escrever um texto sobre o tempo com uma pegada mais filosófica mas é muito difícil. Tentei até o chatgpt mas não gerou nada que fosse satisfatório pra mim. A primeira pergunta do texto tem a ver com esse vídeo, "o tempo é uma coisa natural como uma criação divina ou ele foi inventado pelo homem?". Infelizmente meus poucos conhecimentos sobre o assunto me impedem de avançar. Fico aqui na esperança de sair algum vídeo sobre isso. Parabéns pelo trabalho

tonydahorda
Автор

O interessante sobre o mundo das ideias é que esse trata de todo o repertório das coisas possíveis, das formas, fórmulas, desenhos, projetos, plantas etc. Por exemplo, a ideia de desenhar um carro: todas as formas possíveis de faróis, cores, motores, enfim, do principal a cada mínimo detalhe... O carro desenhado já estava pronto, apenas o colhemos lá do mundo das ideias. A medida que o homem avança, ele colhe uma ideia diferente: os carros do início do século e os de hoje expressam isso. Mas tudo já existe; é como aquele ditado: não há nada de novo sob o sol. É um exercício mental interessante trabalhar essa idéia

paulobotelho
welcome to shbcf.ru