Glossário político: o que é ser progressista?

preview_player
Показать описание
O termo progressista costuma definir quem defende bandeiras ligadas aos movimentos feminista, LGBTQ+, negro, ambientalista ou pró-descriminalização das drogas, por exemplo.

Em geral, são temas mais ligados à esquerda da política.

Mas nem todos os progressistas defendem todas essas pautas. E alguns não são nem de esquerda. Existem nichos como os evangélicos progressistas e, acredite, os conservadores progressistas.

Diante disso, o que, afinal, defende uma pessoa progressista?

Neste vídeo, Camilla Costa mostra quais são as ideias e conceitos que ajudam a definir essa plataforma.

#bbcnewsbrasil #politica #glossariopolitico #ideologias
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Mais uma matéria da BBC pra mostrar que o mundo não é preto e branco, como alguns querem enxergar. Ele é complexo, multifacetado, com diferentes aspectos em uma mesma coisa, os quais devem ser levados em consideração pra se ter uma visão mais correta da realidade.

JOAOpd
Автор

Conclusão: Progressismo fica a gosto do cliente

diegojatoba
Автор

Progressista evangélico faz tanto sentido quanto ditador democrático

MiqueiasGoodboy
Автор

Ótimo vídeo!! Bem importante ressaltar a diferença entre direita e esquerda que tem a ver com aspectos econômicos e conservadores e progressistas que tem a ver com aspectos sociais e ultimamente tem havido muita confusão entre os termos

rafaeleduardo
Автор

Acho que faltou 2 espectros a serem analisados. Do lado da esquerda, o revolucionário. Do lado mais à direita, o reacionário.

joseluisdasilva
Автор

Muiito bom para todas as postagens históricas e culturais.

eltomcordeiro
Автор

Parabéns BBC News, ótima explicação, deu pra compreender, porém e importante estudar para term melhor entendimento do tema.

robertabritodebulhoes
Автор

Muito bom!
Imagino a dificuldade para fazer um capítulo sobre a turma do "centrão". Como seriam rotulados? Usurpadores, chantagistas, aproveitadores, inescrupulosos, ...



Difícil 😕

Obamjur
Автор

De um jeito otimista:
O progressista quer que o ruim acabe. O conservador quer que o bom perdure.
De um jeito pessimista:
O conservador quer congelar tudo em seu lugar. O progressista quer tudo seja reduzido às cinzas.
De um jeito diferente de pensar:
Ambos são expressões de modos necessários para a manutenção da vida. O diabo está no desequilíbrio. Estamos desequilibrados hoje, e goste ou não, o desequilíbrio pende para a esquerda.
Como constatar o desequilíbrio:
Simples, escreva num papel o que você espera de certas posições ideológicas. Mapeie o desenvolvimento da mesmas e em 15 anos faça uma análise fria. O que bate com os planejamentos iniciais, atinge os objetivos enunciados e se estabiliza está "acertado". O que não cumpre esses 3 passos está "errado".
O mais engraçado:
Ninguém gosta de sofrer, por isso todos mudam, ou querem mudar, aquilo que lhes causa prejuízos. Todo mundo quer conservar aquilo que é bom e lhes causa benefícios. É por isso que não raro políticas temporárias de elevação social se mostram virtualmente impossíveis de se cessar. Cotas, auxílios econômicos, legislações sobre recortes sociais começam pelo progressismo e depois se tornam objeto do conservadorismo, numa eterna convolução. Daí vem os nazistas e matam 12 milhões e depois vem os comunistas e matam 70 milhões, todos cantam uma canção e começam tudo de novo. E dá-lhe gente trouxa!

Vão rezar!

gusfn
Автор

Eu vivo um estilo de vida mais tradicional e conservador, mas defendo que as pessoas sejam livres para viverem como decidirem. É desgastante explicar isso e sempre ser empurrada para um lado.

Kerllybarbosa_carreira
Автор

Eu defendo as ideias que as cotas se fazem necessárias para que aja oportunidades que até então seriam difíceis a maioria da população negra. Dar direito as mulheres e outras questões morais faz com que isso não se torne bagunça.

Deixar de normalizar questões importantes da sociedade prejudica o país, porém, é necessário um desenrolar mais correto das situações morais, para que as pautas sejam aceitas e respeitadas o que não ocorre atualmente.

usernamep
Автор

Ainda bem que existiram os progressistas em cada época da História para acelerar as pautas sociais. Se dependesse só dos conservadores para mudanças ocorrerem no mundo, não duvido que Estados teriam abolido a escravidão muito mais tarde, especialmente São Paulo. Além de tantas outras pautas cruciais para trazer igualdade de direito entre etnia, cor, religião, orientação sexual etc.

jaym
Автор

Adoro esse quadro. Tragam mais conteúdos assim.

tukkovinsmoker
Автор

Muito esclarecedor! Excelente material para reflexão e ampliar a gama de conhecimento sobre os temas abordado; este, em especial, sobre o Progressismo! Grande mérito: posição isenta, nem a favor nem contra; mas objetivo, o que facilita alcançar seu objetivo: INFORMAR.

sylviohillas
Автор

BBC sempre pontual!Excelente reportagem!

marisamellodelima
Автор

O vídeo ilustra bem, só faltou uma correção importante, onde é lido "falsas ideologias" para "falas ideológicas" em 8:35, justamente em uma referência à direita, feita em um vídeo sobre uma posição majoritariamente atrelada à esquerda.

RafaelNascimento
Автор

BBC News sempre arrasando nas matérias!

aledepaulaaa
Автор

Me ajudou bastante este vídeo, obrigada.

lilianefeij
Автор

"Em tempos de polarização política estamos aqui reforçando a ideia de que são tempos de polarização política, e dando importância para rótulos.". O rótulo começa sendo posto pela própria pessoa em si mesma, depois vira outra coisa.

davip
Автор

Muito bem feito. Ponderado e justo. Parabens

MrRodrigocalaza