As praias vão ser privatizadas? Entenda a PEC que gerou polêmica. #dicarápida

preview_player
Показать описание
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que busca mudar as regras de cobrança de tributos em terrenos de marinha – conhecida como PEC das Praias – foi aprovada na Câmara dos Deputados, em fevereiro de 2022.

Atualmente em discussão no Senado, a controvérsia se intensificou depois que Luana Piovani e Neymar trocaram alfinetadas nas redes sociais sobre o assunto.

Mas afinal, as praias vão ser privatizadas? Entenda a PEC que gerou polêmica.

A PEC 3/2022, apelidada de "PEC das praias", pretende mudar a Constituição para permitir a privatização de terrenos de marinha.

⚫O que são terrenos de marinha?

Os terrenos de marinha são áreas localizadas entre a linha imaginária da média das marés registrada no ano de 1831 e 33 metros para o interior do continente. É uma faixa costeira considerada estratégica pelo governo e de propriedade da União.

A lei atual prevê que, embora os ocupantes legais tenham a posse e documentos do imóvel, as áreas litorâneas, inclusive praias, são da União e não podem ser fechadas, ou seja, qualquer cidadão tem direito de acesso ao mar.

⚫O que muda com a PEC das praias?

O texto inicial propõe que possa haver a transferência de terrenos de marinha da União para pessoas particulares, estados e municípios.

Se aprovado, o texto permitirá que empresas de diversos setores passem a ter domínio sobre esses territórios, como resorts, hotéis e instituições de outros segmentos.

Permaneceriam com a União praias e demais terrenos de marinha em ocasiões específicas, como áreas afetadas ao serviço público Federal, áreas com unidades ambientais federais e áreas não ocupadas.

Qual a sua opinião sobre a PEC? Deixe nos comentários!

⬛Se interessou pelo conteúdo? Siga @verbojuridico no instagram e veja muito mais!

Acesse nossa playlist completa de Dicas Rápidas para você tirar suas dúvidas sobre a área jurídica:

Рекомендации по теме