O que é Franquia? (E porque grandes empresas se tornaram uma)

preview_player
Показать описание
Todos conhecem, mas poucos sabem exatamente o que é uma franquia.

Nesse vídeo nós apresentamos de forma bem clara o conceito de franquia e como ele pode ser um modelo interessante para o seu negócio.

Franquia, é basicamente, um modelo de expansão de negócios. Nesse modelo você comercializa sua marca, know-how operacional e tecnologia, treinando e cedendo o direito de uso a terceiros.

Esse terceiro será o seu franqueado, que estará investindo no negócio com expectativas de retorno financeiro tendo como base o planejamento e resultados apresentados por você.

A grande vantagem desse modelo é que a expansão da sua marca e do seu negócio passa a acontecer com o aporte de capital de terceiros.

O franqueado passa a investir na expansão do seu negócio, ao contrário do que acontece se você optar pela expansão através de unidades próprias.

Outro grande ganho é a velocidade. Através do sistema de franquias, você poderá conseguir abrir novas unidades em um ritmo muito mais acelerado se comparado a unidades próprias.

Isso porque o franqueado passa a ser o seu parceiro e responsável por boa parte das ações envolvidas na abertura de uma nova unidade de franquia.

Fazendo isso internamente, você teria que contar com uma pequena equipe, que fatalmente atinge o máximo da sua capacidade operacional em determinado ponto.

Através das franquias, você poderá ter múltiplos parceiros/franqueados atuando simultaneamente na abertura dessas unidades, com um custo de implantação infinitamente menor.

Para resumir!
O termo franquia é utilizado para representar a relação entre o franqueado e franqueador, os direitos e obrigações desta relação e a unidade operada pelo franqueado.

O franqueador fornece ao franqueado o direito de comercialização de seus produtos e serviços, além de seu conhecimento, ou seja, seu know-how e gerenciamento. Este modelo de negócio é regido pela lei 8955/94 logo, a circular de franquia é obrigatória e deve ser apresentada pelo franqueador, indicando as condições jurídicas.

Já o franqueado investe, trabalha e assume integralmente os custos de montagem e operação de sua loja franqueada e também remunera a franqueadora pela transferência de know-how, treinamentos, uso da marca e assistência contínua.

A compra de uma franquia, normalmente, exige um investimento inicial alto, pois contempla valores de instalação, equipamentos e funcionários. Porém, atualmente, existem modelos diversos para que o investidor possa escolher o que mais se adequa ao seu perfil.

As opções disponíveis no modelo de franchising atendem a grande parte das empresas que desejam crescer, sejam elas grandes ou pequenos negócios.

Se você deseja franquear a sua empresa, entre em contato com a equipe de consultoria de franquias da Inova. Vamos conversar sobre como podemos auxiliar você a se tornar uma franqueadora.

-------------------------- INOVA NAS REDES SOCIAIS ------------------------

Рекомендации по теме