COMO REPRESENTAR GRITO E ÊNFASE EM DIÁLOGO DE LIVRO NA PRÁTICA

preview_player
Показать описание
Como escrever diálogos em livros quando o personagem grita ou enfatiza uma palavra? Veja como representar grito e ênfase em diálogo de livro e escreva os diálogos do seu livro da melhor forma. Para mais dicas para escritores iniciantes de como escrever um livro, se inscreva no canal!

----------------------------------------------------------------

► MEUS LIVROS:

• Livro de sociologia da literatura que pretende responder às perguntas: quem pode ser considerado escritor no Brasil contemporâneo? O que define essa identidade?

• Baseado na minha monografia nota 10 no curso de Ciências Sociais da UFF e com prefácio do prof. Dr. Roberto Acízelo de Souza.

• Simone e Dandara, melhores amigas que se separaram no fim da escola, se reencontram anos depois durante um exame de ultrassom. Dandara está grávida do namorado. Ela o ama, mas ele não entende as questões raciais que a afetam nem o racismo que parte de sua própria família. Simone é médica e cursa mestrado na área, mas a dedicação em ajudar nas contas da casa e em ocupar um espaço que parece não ter sido feito para pessoas como ela a fez abandonar sua vida afetiva. Juntas de novo, elas encontram apoio uma na outra.

• Escrito em coautoria com Ana Rosa como parte da série antológica Melhores Amigas (cada livro da série é uma história independente).

• Livro de ficção - distopia - ambientado num país fictício dominado por uma ditadura militar, onde uma jovem de classe média que acabou de ter o pai preso misteriosamente se vê obrigada a ajudar um grupo rebelde com um plano ambicioso e polêmico: matar o presidente para acabar com a ditadura.

• Vencedor do Prêmio Wattys 2018.

----------------------------------------------------------------

► MEUS CURSOS DE ESCRITA NA UDEMY:

----------------------------------------------------------------

► LINKS AFILIADOS (você paga o preço normal e o Ficçomos recebe uma comissão)

🔵 Cursos de escrita do Vilto Reis:

----------------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------------
Meu nome é Wlange Keindé, sou escritora, poetisa, cientista social pela Universidade Federal Fluminense, Mestra em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e curso especialização em Roteiro Cinematográfico na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Este é o Ficçomos, um canal literário para escritores. Criei o canal em 2014 para compartilhar minhas pesquisas e análises sobre a arte de contar histórias e para divulgar meus livros.

Aqui você encontra conteúdos como dicas para escrever melhor, análises de livros clássicos e contemporâneos, conceitos importantes para escritores, informações sobre o mercado editorial e plataformas de publicação independente, conceitos e dicas para poetas, recomendações de livros teóricos para escritores e poetas, entre outros. Na aba "playlists", você pode conferir os vídeos separados por tema. Espero que goste!
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

ok. a wlange tem uma habilidade surreal de saber exatamente do tipo de conteúdo que seus inscritos precisam, é impressionante ❤

julia-bjmr
Автор

Às vezes eu acho que você está me espionando. Atualmente tô escrevendo um capítulo com discussão, cheio de gritos e ênfases kkkk

aci_rio
Автор

Eis mais uma situação que ressalta a importância de escritores terem o hábito da leitura.

Qualquer pessoa que leia regularmente acaba por absorver essas dicas organicamente, porque elas realmente são aplicadas em profusão no mercado editorial.

Ainda assim, nada diminui a importância de se ter um canal como o seu, que não se furta de ensinar inclusive isso aos menos atentos e aos incautos, rsrsrsrs! Parabéns pelo excelente trabalho!

PablodeAGomes
Автор

Mais uma vez você é cirúrgica no que eu preciso e tenho dúvidas. ❤

anderson-
Автор

2:09 Não que sabia que tinha outro jeito de deixar em caixa alta! Assim falicita muito. Obrigada, Wlange.

sosobittencourt
Автор

Wlange, teria como fazer um vídeo sobre como planejar séries de livros no formato de contos ou novelas?

Vejo que alguns autores tem publicado livros menores em sites como a Amazon e deixado a preços baixos ou de graça para chamar atenção do público. Me deu a ideia de talvez publicar histórias menores por lá, mas que se passem no mesmo universo.

vini
Автор

Eu comecei a escrever uma fic a uns 3 meses, ja maratonei varios videos seus e.e
Muito obrigado por nos ajudar sempre
Ps: você é muito bonita >.>

universo_
Автор

06:53 prefiro essa forma em meus textos, criar um contexto onde fique implícito a ênfase ou grito. Acho mais orgânico, embora exija mais imersão do leitor.

RicardoReis_
Автор

Seria legal vc trazer esse tipo de conteúdo para o tiktok, vídeos curtos e de fácil acesso, com maior compreensão.
Além do mais, é ótimo para compartilhar e ajudar alguém que precisa.

rafaellalucena
Автор

Adorei as dicas. Será que você poderia falar sobre as representações de risadas e gargalhadas?

MarceloOliveira-ecjq
Автор

Comentando qualquer coisa pra ajudar no engajamento

lucascastro
Автор

Amei muito esse formato bem pratico muito bom amooo ❤

leticiabatarra
Автор

Sei que vc nao vai ler meu comentario mas fala sobre criar um universo compartilhado entre suas historias

amaterasulv
Автор

Esses dias criei um conto. Ela é bem curta, tem menos de 800 palavras. Como é a primeira vez que faço um conto, provavelmente não deve ter saído boa. Está aí:

Ficar sem sono em cima da cama não era algo novo para Ken, pois isso acontecia com muita frequência.
Há dois dias atrás, em cima da cama, tinha tomado uma decisão: ficaria acordado a madrugada inteira e o dia todo, na esperança de conseguir dormir a noite. Conseguiu! E hoje ele está pensando se usará a mesma estratégia novamente.
Ao abrir os olhos, ele avista o celular. O aparelho estava ao lado do travesseiro, conectado ao carregador. Com o movimento do braço, joga o cobertor na altura da cintura e pega o smartphone.
— Três horas da manhã, pff. — bufou em voz baixa enquanto colocava o aparelho de volta ao local de antes. — Saudades de quando eu caía na cama e dormia como um rei.
Tinha razão. Quando era criança conseguia dormir a noite toda, porém isso mudou: uma certa noite, enquanto dormia, sentiu alguém em cima dele. Ken tentou enxergar quem era a pessoa, porém não conseguia. Tentava gritar por socorro na esperança de alguém ouvi-lo, mas ninguém ouvia. E depois de muita luta para sair das garras do monstro, acordou. Quando o sol raiou no horizonte, pulou da cama e tinha ido direto pesquisar sobre o pesadelo que teve: e descobriu que teve uma “paralisia do sono.”
Depois dessa experiência assustadora, a noite se tornou um pesadelo para o garoto. Quando ia deitar, ficava com medo de dormir, pois a paralisia do sono vinha com muita frequência e isso o assustava. Isso se prolongou por muitos anos, até que ele criou uma estratégia: cruzar as pernas antes de dormir. Ele acreditava que se cruzasse as pernas não teria mais esse pesadelo. Funcionou! E conseguiu dormir em paz novamente, porém tinha adquirido insônia.
“Que vista maravilhosa!” — Pensou Ken ao observar o céu pela janela do quarto. “Essas estrelas...Lua...Tudo muito lindo.” Depois de meia hora admirando aquele céu estrelado, dormiu.
Ken ouviu passos vindo do corredor. No primeiro momento não ficou preocupado, pois achava que poderia ser a mãe dele indo ao banheiro. Mas estava enganado. Logo em seguida a maçaneta da porta girou e alguém entrou no quarto. De soslaio, tentou observar quem era que tinha entrado, mas não conseguia, pois a claridade da lua que entrava pela janela não iluminava a porta.
De repente o garoto sentiu algo em cima dele. A pressão sobre seu corpo o fez recordar de que já sentira isso antes. “Meu Deus, será que...” — pensou, aterrorizado. “ ...Será que é aquele monstro?”. O medo tomou posse do seu corpo e o coração começou a acelerar.
— Aaaaahh! — Gritou, desesperado.
— Griiitee! — Ao ouvir pela primeira vez o sussurro macabro daquele monstro, o corpo de Ken se arrepiou. — Griiitee, ninguém vai te ouviiir.
— Aaaahhh! Me soltaaa.
Tentou se debater na cama para poder despertar, porém não conseguiu.
— Eeeu... — Sussurrou o monstro com a sua voz diabólica e enorme boca cheio de dentes. — Eeeu eespereei por muuito tempo por esse momeento! Aqueeela sua téécnicaaa de cruuzarr as peeernas feez com que eeuu não conseguiiise mee aprooximarr de vooocê. Por muuitos anoosss eespereei por ummm vacilooo seu. Eeee esse diiia chegooou. Porrr que vooocê insiste eeem se debaaaater em cima daaaa camaaa? Aaacha mesmoo que conseeeguirá escaapar? Nãão, nãão conseeeguirá. Hoooje seeerá o seeeuu fim.
O monstro colocou a mão em cima do peito do garoto e encravou suas unhas. Ken sentiu o peito arder enquanto aquelas garras penetravam o pulmão. Queria gritar mais uma vez na esperança da sua mãe ouvi-lo e salvá-lo daquele pesadelo, mas sabia que não iria conseguir. “Merda! Como pude esquecer de cruzar as pernas antes de dormir!?” — Pensou, enquanto sentia um sono profundo se apossar sobre ele.
Um aperto no coração fez com que o menino soltasse um gemido. Teve a certeza de que o monstro alcançara o órgão. Na esperança de sair daquele pesadelo tentou fazer movimentos bruscos em cima da cama, mas sem sucesso. Antes de perder a consciência, lágrimas brotaram em seus olhos. Desejava voltar no tempo e dizer a mãe o quanto a amava. Mas era tarde demais. Sem conseguir suportar todo aquele sofrimento, fechou os olhos e tudo se escureceu.

SincroniaGospel
Автор

Grato minha amiga do canal Ficçomos, por estas importantes dicas! 🙏💙👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

lotusleiturapoetica
Автор

e pra dar enfase a um grito no ambiente? por exemplo, personagens estão conversando em uma cena enquanto descrevo o ambiente e, do nada, é escutada uma voz.
como eu escrevo o que o grito diz? centralizo o texto e coloco em caixa alta entre aspas? escrevo como uma fala normal? apenas continuo escrevendo o que diz no texto?

cptkayo
Автор

Quando vou escrever, geralmente falo para o leitor quando o personagem gritou logo depois da fala. Só uso a caixa alta quando for um berro mesmo, em algum momento em que o personagem tem muita emoção na voz ou que a potência é alta. Mesmo assim, é bem raro eu usar.

Uso bastante o ponto de exclamação também. Acho claro e simples de entender o aumento do tom de voz.

sosobittencourt
Автор

Moça como escrevo um personagem com varios erros de dicção- sem parecer que o autor escreveu errado ?

tiohazama
Автор

Moça, se por acaso eu terminar meu primeiro capítulo por agora (e nem sei quando, por causa da procrastinação), porque tô ainda decidindo algumas questões de Worldbilding e motivação dos personagens, você teria como fazer uma orientação? Pra que não seja algo como serviço gratuito, você poderia até usar como vídeo mostrando erros e acertos pra novos escritores no primeiro capítulo. É que tenho visto seus vídeos nos últimos dias e queria fazer uma prática, colocando em ação essas suas dicas.

jeffsarg
Автор

Não usaria a caixa alta nunca, é linguagem internetês e em concurso isso é muito negativo. Frise durante o dicendi, use exclamação mas caixa alta nunca 😢

julianabarbosa