Quais as semelhanças do livro “Revolução dos Bichos” com a União Soviética?

preview_player
Показать описание


TODOS que garantirem uma vaga no Viver de Renda Cripto até as 07:10 da manhã no dia 28/03, ganharão um NFT do CriptoSócios (o mínimo sendo negociado atualmente é de R$R$4.302,40)

Em uma leitura desatenta, A Revolução dos Bichos pode parecer um simples conto infantil de animais que, ao expulsarem os humanos da granja em que moravam, assumem o controle dela para si próprios.

Contudo, por meio de uma série de alegorias geniais e uma escrita incrivelmente simples, George Orwell (ele mesmo um socialista) fez deste livro uma das melhores sátiras já feitas ao socialismo e ao autoritarismo.

Por meio deste conto, uma alegoria à Revolução Russa e o surgimento da União Soviética, Orwell consegue descrever perfeitamente o caminho natural de como revoluções acabam (quase sempre) em regimes totalitários piores do que os existentes anteriormente.

Enquanto o objetivo inicial da revolução dos bichos era acabar com a exploração e transformar a granja em um ambiente de igualdade absoluta regido pelos princípios da filosofia do animalismo, com o tempo há uma corrupção lenta e constante dos valores pelos quais os animais lutaram.

Se você quer compreender as lições trazidas pelo livro, mostradas a maneira das fábulas de Esopo e La Fontaine, com animais sendo usados para exemplificar as qualidade e defeitos humanos, não perca o 47° episódio do Podcast Os Sócios.

Ao final deste episódio, você irá compreender por que, na Granja dos Bichos, "todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais do que outros” ou por que “quatro pernas bom, duas melhor”.

Atenção: o podcast trará spoilers sobre o livro, mas você não precisa deixar de assistir caso não tenha lido a obra.

Ao contrário, o podcast permitirá que você compreenda detalhes que poderiam passar despercebidos durante a leitura.

Hosts: Bruno Perini @bruno_perini e Malu Perini @maluperini.

Convidada: Priscila Perini @priscilaperini_
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

A revolução bichos e um livro genial pq até uma criança e capaz de entender. George Orwell dá um tapa na nossa cara com as suas obras.

marcosbastos
Автор

Orwell tb escreveu “1984” que criticava o fascismo. A crítica dele não era contra “esquerda ou direita”, era muito mais profunda. Ele criticava o AUTORITARISMO, sejam eles de que origem forem.

rogerioblau
Автор

Tem um game de simulação pra console chamado Graveyard Keeper. Nele, um personagem (o Burro. Um burro mesmo, bichinho, quatro patas) cita esta frase do Revolução dos bichos, sobre uns serem mais iguais do que outros. Toda a trilha deste personagem no jogo é ótima, acho que dá pra encontrar os diálogos dele no aqui no YT. Recomendo!!

vivilemes
Автор

É impressionante como George Orwell conseguiu explanar o comportamento humano de uma forma tão única e ao mesmo tempo inovadora para o seu tempo. Relatou a construção da tirania desde o início e em um local completamente improvável para que desse tão certo. Parabéns pelo vídeo, ficou ótimo, casou muito bem as citações com as observações pontuais fazendo o contraponto entre o que o livro trata e a analogia inclusa no mesmo. A propósito, fiz uma resenha sobre o livro em questão no meu canal. Se puder fazer uma análise (crítica sobre a resenha) ficarei muito grato.

GSorwell
Автор

Aqui no Brasil da para criticar o Presidente do poder executivo no Twitter!
Se atreva a criticar o Presidente ou qualquer membro do STF em qualquer rede social, nem parlamentar têm mais imunidade, só é garantida a imunidade pra atacar o chefe do executivo federal.

Macedo
Автор

De um role no Brás SP e verás que essa é a realidade de muitos nas ruas.

miguelarcanjo
Автор

não adianta nada ler e meditar neste livro e não fazer nada com o nosso mundo real.

loganscarpatti
Автор

996. Das 9h da manhã as 9h da noite, 6 dias por semana.

hudsonmaia
Автор

Eu defendo a ideia que o filme "Meu Namorado é um Zumbi", é uma metáfora da Guerra Fria. Quando os zumbis não radicais são "livres", eles vão trabalhar no supermercado.

VoceAleatoriando
Автор

A Revolução dos Bichos é um livro sensacional, mas não é uma crítica à União Soviética em si, mas sim ao Stalinismo, que dominou a União Soviética. Ele foi publicado em 1945, antes do período áureo da URSS que foi de meados da década de 1950 (após a morte do Stalin) até o início da década de 1980. Nos anos de 1960 e 1970, os índices sociais dos soviéticos não eram tão distantes assim dos indicies dos países mais desenvolvidos. O IDH da URSS era próximo dos países da Europa Ocidental, e isso porque tinha regiões muito isoladas como a Ásia Central e a Sibéria. Falar que a população soviética não enriqueceu e melhorou seus padrões de vida em relação à época czarista é um verdadeiro absurdo, pois as condições de vida da absurda maioria da população tinha em 1917 eram terríveis, enquanto uma parcela muito pequena da população vivia em uma ostentação extrema (já fui a São Petersburgo e vi isso com meus próprios olhos). Houve as grandes de fomes de 1921-1922, a de 1932-1933 (na qual se inclui o Holodomor), e o período stalinista de uma maneira geral. Se comparar a qualidade de vida do período pré-revolucionário com o período stalinista, eu concordo que a vida na URSS era melhor antes da Revolução. Mas se comparar a vida do período pré-revolucionário com o período da URSS pós-1953 (ano da morte de Stalin), com certeza a qualidade de vida aumentou muito, tanto em acesso a bens de consumo, quanto a acesso à saúde, educação, segurança, e tudo mais.

Um erro das análises da URSS é achar que ela foi só o período stalinista ou os anos pós-Perestroika.

luba
Автор

Tenho o mesmo pensamento do Bruno, não consigo entender a mente esquerdista.

VoceAleatoriando