Espetáculo Itinerante: História da dança de salão - Ritmo: Bolero [Tradução em Libras]

preview_player
Показать описание
Conheça mais sobre o ritmo binário expressado por movimentos de elegância e postura e que é praticado até os dias de hoje, considerado uma “dança imortal”: o bolero. Uma dança fácil, bonita e gostosa, sendo o Brasil o país em que mais se dança esse estilo de dança de salão.

Nos siga nas redes sociais:
Instagram:
..................................................................................................................
Facebook:
..................................................................................................................

Descrição do áudio:

Saudade. Romance. Dois pra lá dois pra cá.
O termo “bolero” surgiu no final do século XIX, com sua primeira composição em 1885, mas sua gênese foi na Espanha, em meados do século XVIII, quando se tornou extremamente popular, influenciando na criação e transformação de diversos outros estilos de dança.
Nascido a partir de modificações em uma antiga dança chamada seguidilla, o bolero integrava a maior parte das reuniões e festividades espanholas da época, abrangendo todas as camadas sociais, principalmente a parcela mais jovem.
O bolero chegou a Cuba no século XX, mas já era conhecido desde 1810 como canto acompanhado de instrumento. Uniu-se a ritmos como a contradança europeia e outros de origem afro-cubana, que já eram o resultado do gênero musical danzón cubano que, além de propiciar a escuta do gênero, proporcionou a dança, “el baile”. Foi também influenciado por músicas norte-americanas como o jazz, que resultou no bolero-feeling.
No Brasil, encontram-se registros do bolero no Império, mas 1941 é considerado o marco de sua aparição em uma apresentação no Cassino Balneário da Urca, no Rio de Janeiro, assumindo grande visibilidade entre 1940 e 1950 e que se projeta até os dias atuais, ainda que interpretado em alguns momentos da história como um gênero “brega”.
Рекомендации по теме