Edgar Degas: O Horror Oculto nas Bailarinas

preview_player
Показать описание
Quando vemos as bailarinas de Degas, suas formas delicadas, belas cores e até mesmo a temática delicada do balé, somos levados a pensar em coisas boas e fofas... Mas será mesmo que era a delicadeza do balé que encantava Edgar Degas?

Por que esse pintor tinha uma fixação tão intensa sobre esse tema?
Por que Degas foi chamado de desprezível e abjeto por se dedicar tanto nesses retratos?
Por que muita gente acabou se afastando de Degas, mesmo ele sendo um dos mais reconhecidos pintores do movimento impressionista?

Bem, nem tudo é o que parece... E nesse vídeo eu vou contar um pouco mais sobre o lado oculto das bailarinas de Edgar Degas.

Fontes para saber mais sobre o lado oculto de Degas:

#PraCegoVer - A capa do vídeo é uma montagem com a pintura do autorretrato de Edgar Degas em primeiro plano e ao fundo uma de suas pinturas das salas de ensaio de balé. Edgar está retratado na casa dos 30 anos, pele clara, cabelo preto, está usando um casaco marrom e a pintura o retrata do busto para cima. A pintura das bailarinas mostra sete dançarinas em traje de balé, algumas treinando alguns passos, outras estão se alongando e duas do lado direito estão terminando de se vestir. Sobre a imagem há o letreiro: Degas - O Horror Oculto.

Apoie o Arte de Segunda:
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Edição: Ana Beatriz
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Rodrigo Retka e Arte de Segunda nas redes sociais:
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
#ArteDeSegunda
#EdgarDegas
#Impressionismo
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

É cada facada no peito qndo a gente conhece certos "gênios" da arte. Bem doloroso!

Livia_____
Автор

''Quem vê obra não vê coração'' tá aí algo que vou levar pra vida

jojoymatias
Автор

Degas era um INCEL de carteirinha... um horror mesmo as verdades por trás de obras lindas e delicadas. ótimo vídeo!

renatarfrazatto
Автор

meu deus!!! Amava as pinturas dele, gente.... cada vez que conheço histórias assim me vem a premissa de: NÃO SE SALVA UM! ~~como separar artista e obra pesquisar~~ Triste demais a história de Marie :(

alinevargas
Автор

Professor eu dancei ballet durante muitos anos. Antes de conhecer a história por trás dessas obras, admirava os quadros de Degas pois, eles me impressionavam com a técnica utilizada pelo artista e com o fato de que ele explorava os bastidores do corpo de baile. Nem imaginava que a relação dele com as bailarinas era péssima e tão baixa.
Mas olha só que curioso, no ano de 2019, (quando ainda não sabia de todo esse lado sombrio do artista), fiquei frente a frente com a escultura de Mariê numa exposição do MASP aqui em São Paulo que reuniu algumas obras desse pintor, quando parei em frente à estátua de Mariê comecei a chorar muito, dei várias voltas inteiras pela a obra, olhei cada detalhe da bailarina retratada, a postura, a quarta posição dos pés e pernas, o pescoço tencionado, os braços para trás, a expressão do rosto tensa. Num primeiro momento não compreendi o porquê daquela obra ter me tocado tanto, mas hoje entendo que desde o princípio no meu subconsciente eu já sabia exatamente o que era retratado.

thaisborges
Автор

Caramba… 😢 tô chocada, mais feliz por ter contato com essas informações. Que vídeo incrível prof. Parabéns!!!!

ariannecardoso
Автор

Eu descobri o seu canal hoje, e já gostei. Eu dancei balé quando era mais novo, e sempre gostei muito, inclusive das histórias envolvendo o balé. Tem uma bem triste q era de uma menina italiana de 15 anos, Gioseppina Bozzacchi: lá em 1869, a mãe dela mandou ela pra Paris pra q ela tentasse a sorte no balé da Ópera. Não era tentar a sorte como uma grande bailarina, era pra q ela conseguisse um desses mecenas, um patrocinador, q a tirasse da pobreza e desse uma vida boa a ela. Ela era uma ótima bailarina, e em menos de um ano na companhia, Arthur Saint-Léon criou um balé pra ela, Coppélia, q hoje é um dos balés mais famosos q se tem. Ela dançou exatamente 18 apresentações desse balé, e tem uma história de q Degas iniciou uma pintura com ela em foco central. Porém, a Guerra Franco-Prussiana estourou em 1870, e a Ópera foi fechada, os mecenas e patrocinadores voltaram sua atenção e dinheiro pro combate, e as meninas foram abandonadas, sem receber seus míseros salários, inclusive a Giuseppina. Degas não quis mais pintá-la e consequentemente, a menina ficou sem nenhuma fonte de renda. Ela contraiu varíola e, com a falta de dinheiro, não tinha como conseguir comida, acabou morrendo de fome e febre aos 16 anos num appartement-de-bonne, no frio e sozinha em Paris.

MrPedroHunas
Автор

Passei seu vídeo para os alunos e todos ficaram chocados.

djeanesouza
Автор

Vou ver obra dele com tristeza pelas meninas

levicostArt
Автор

Que trabalho excelente! Fiquei curioso com Degas depois de ver um vídeo sobre o mesmo tópico mas em animação do canal Gobelins, não sabia que teria conteúdo BR tão bom assim kk

lucasfc
Автор

Estou pasma...
Nao sabia desse detalhe na vida de Degas....
Que horror....

mariajosebayma
Автор

Gente... eu vi uma gameplay do jogo "Return of the Phantom" e lá tinha o Degas, ele falava uns bagulhos MUITO creepy. Fui pesquisar e achei o seu vídeo e outras matérias... que homem desprezível!

mieshocked
Автор

Eu achei muito bonita a forma como você elogiou e valorizou as mulheres no final do seu vídeo. Contudo, vou falar aqui como artista plástica desde criança: Degas se encantava com a transparência e abundância de linhas, volume e luminosidade das saias das bailarinas! Expressar este efeito com pastel era fascinante. Ademais, os Impressionistas amavam pintar um momento tal qual uma foto momentânea captando a realidade, por isso, muitas figuras eram cortadas e exibiam uma realidade de bastidores em contraposição às poses estáticas, centralizadas e formais do passado. Vale lembrar que a vida noturna e os espetáculos de Paris assim como o Moulin Rouge eram temas e oportunidades para os artistas. Vale também lembrar que até hoje, os bastidores de quem trabalha na TV, no Cinema, nos shows de cantores e bandas, no futebol e até na Fórmula 1 pode conter mulheres e homens com interesses nada nobres em torno de dinheiro e sexo. Vale saber que nem todos que são pobres se vendem, nem todos que são ricos manipulam ou são promíscuos. Vale cuidar para não julgar um pintor ainda que o contexto realmente tenha existido. Não convivi com Degas, mas, posso ver a realidade das bailarinas e, ainda assim a beleza delas e, acima de tudo, um notável talento artístico em suas pinturas que deu à ele prêmios e reconhecimento como a homenagem que ele ganhou já em idade avançada junto com a admirável pintora Mary Cassatt. Degas não é meu pintor favorito, pois, eu sou pintora e gosto de pintura e de música que me alegram e tenham princípios positivos e não negativos; ainda assim, posso ver e me inspirar nos seus traços maravilhosos feitos com giz pastel seco. E... parabéns pela forma como você compilou toda a informação contida nos links de referência, você é um redator excelente!

dize.nozaki
Автор

Eu sempre falo do Degas nas minhas aulas de fotografia (porque a relação histórica é direta e importante). Agora tenho um plus sinistro pra apresentar aos alunos.

VictorNaine
Автор

Recentemente, tem uma teoria q ele seria o Jack Estripador. Saindo de Franca e indo pra Inglaterra, realizar os crimes. Por isso vim pesquisar sobre ele.

TassiaPinheiro-ug
Автор

Como sempre, um excelente vídeo. Nós fantasiamos sobre os nossos ídolos e afins, mas eles foram formados nessa mesma sociedade que, até hoje, nos forma.

Автор

Por isso, que no início do século passado as famílias não queriam que as filhas fossem atrizes, bailarinas... Agora, tá explicado. Na verdade, não passa de dois crimes: exploração do trabalho infanto-juvenil e exploração sexual. Nossa!

marciavargas
Автор

Muito bom saber a história por trás da arte. Eu não fazia ideia desses fatos, mas obras são maravilhosas e ele um artista fabuloso.

daltonbernardino
Автор

Não sabia dessa história tão triste de um artista. Temos sempre a impressão que a Arte enobrece o ser humano. Lamentável.

soniamaria
Автор

Vendo a leveza eo encanto como Degas as representou, tem se a impressão que elas eram como bonequinhas de luxo. Mas vejo que tiveram uma vida bem sofrida. Mesmo assim amo a pintura desse grande artista e com essa agora acho que vou admira- lo ainda mais. Acho que vc é um excelente professor. Explica tudo divinanebte bem. Valeu!

jesussobrinho
join shbcf.ru